Pesquisar no blog

Concurso EPCAR 2023: Edital publicado. 130 vagas. Provas dia 03 de julho!

Atenção, concurseiros! Foi publicado o edital do novo concurso EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) para 2023 com a oferta de 130 oportunidades.

Além disso, as inscrições ocorrerão durante o mês de abril e as provas serão realizadas no mês de julho. Sendo assim, confira todas as informações acerca da nova seleção!

 

Concurso EPCAR 2023: inscrições

Antes de mais nada, é essencial que os concurseiros interessados no concurso EPCAR 2023 saibam que poderão realizar sua inscrição entre os dias 04 e 20 de abril, por meio do site da FAB.

Além disso, para efetivar a participação é preciso que os candidatos efetuem o pagamento da taxa de inscrição, que possui o valor de R$ 80,00, até o dia 04 de maio.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Isenção de taxa

É igualmente importante que os candidatos do concurso EPCAR 2023 saibam que, durante todo o prazo de inscrições, poderão solicitar a isenção de taxa aqueles que se enquadrarem nos requisitos a seguir:

  • ser membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de Declaração de que atende à condição estabelecida; e
  • estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do próprio Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico, existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA); ser membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de Declaração de que atende à condição estabelecida; ou
  • ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.

 

Vagas, cargos e salários

Em suma, o novo concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar oferta 130 oportunidades para ingresso, sendo 110 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. Além disso, 22 das vagas para homens e 04 das vagas para mulheres são destinadas a candidatos negros.

Ademais, vale destacar que os candidatos da seleção deverão realizar o Curso Preparatório de Cadetes do Ar, em Barbacena/MG, a ser ministrado pela EPCAR para preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.

Além disso, o curso tem duração de 03 anos e acontece sob o regime de internato, de forma que é equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar.

Também vale destacar que, de acordo com o edital, durante a realização do curso, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Quais são os requisitos?

É igualmente essencial que os concurseiros interessados no concurso EPCAR 2023 saibam que deverão cumprir com os seguintes requisitos, de acordo com o edital:

  • Não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação ou graduação, constituem condições essenciais para ingresso e permanência nos órgãos de formação de oficiais ou graduação de praças que os mantenham em regime de internato, de dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar (Art. 144-A da Lei nº 13.954/2019).
  • As praças especiais que contraírem matrimônio serão excluídas do serviço ativo, sem direito a qualquer remuneração ou indenização (Art. 144-A e 145 da Lei nº 13.954/2019).
  • Um dos parâmetros previstos na Inspeção de Saúde para que os Alunos concludentes do CPCAR obtenham o parecer “APTO” na Inspeção de Saúde, conforme ICA 160-6, e ainda, para concorrer ao número de vagas ao CFOAV, é o requisito físico “Estatura”, no qual os Alunos deverão apresentar estatura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m, na última INSPSAU realizada no CPCAR, de forma que os Alunos tenham atingido o previsto neste requisito para o início do CFOAV da AFA, atendendo aos requisitos antropométricos exigidos pelo fabricante da cadeira de ejeção que equipa a aeronave T-27/T-27M(Tucano), utilizada na Instrução de Voo da AFA.
  • ser voluntário.
  • estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas (em especial, quanto ao item 7.1), para habilitação à futura matrícula no CPCAR 2023.
  • se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no Exame, estar autorizado a participar das etapas subsequentes de Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).

 

Concurso EPCAR 2023: provas

Por fim, também é imprescindível que os candidatos do concurso EPCAR 2023 saibam que serão avaliados por meio das etapas avaliativas a seguir:

  • Provas Escritas;
  • INSPSAU;
  • EAP;
  • TACF;
  • PHC; e
  • Validação Documental.

 

Além disso, vale destacar que a aplicação das etapas ocorrerá nas cidades de Belém/PA, Barbacena/MG, Recife/PE, Natal/RN, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.

Provas Escritas

Portanto, para a primeira etapa avaliativa da seleção, de Provas Escritas, os inscritos deverão responder a questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Língua Inglesa; e
  • Redação.

 

É importante mencionar que tal fase está prevista para ocorrer no dia 03 de julho de 2022.

Inspeção de Saúde

Por sua vez, para a Inspeção de Saúde (INSPSAU) os candidatos do processo seletivo deverão apresentar, obrigatoriamente, os documentos abaixo:

  • certificado/carteira de vacinação, comprovando as seguintes vacinas: febre amarela, tétano e hepatite B. Para vacinação contra a hepatite B deverá constar, ao menos, uma dose. Entretanto, o esquema, com as três doses, deverá estar completo até a data da matrícula; e
  • laudos e/ou resultados de exames toxicológicos. As substâncias a serempesquisadas como dosagens toxicológicas são: anfetaminas (anfetamina, metanfetamina e “ecstasy”), metabólito de cocaína (cocaína e benzoylecgonine), opiáceos (heroína, codeína, morfina e monoacetilmorfina), phencyclidine (pcp) e derivados da maconha, de amostras de queratina, depositados em cabelos, pelos ou raspas de unhas. Os exames toxicológicos serão realizados às expensas do voluntário, nos laboratórios autorizados pelos órgãos fiscalizadores públicos competentes.

 

Além disso, as candidatas ainda deverão apresentar:

  • laudo de Exame Citopatológico Ginecológico, realizado até 180 (cento e oitenta) dias antes da data da Inspeção.

 

Exame de Aptidão Psicológica

Para o Exame de Aptidão Psicológica (EAP), os inscritos serão avaliados nas áreas de Personalidade e Aptidão, seguindo a estrutura a seguir:

  • Personalidade: Serão consideradas características desejáveis para o bom desempenho do cargo: “Adequação a normas e padrões; equilíbrio emocional; cooperação/relacionamento interpessoal; planejamento e organização; responsabilidade; resistência à frustração”. Serão consideradas características restritivas para o bom desempenho no cargo: “Agressividade exacerbada, ansiedade social, baixa autoestima, desatenção, desmotivação, dificuldade de administrar conflitos, dificuldade de raciocínio, dogmatismo, falta de espírito gregário, falta de humildade, falta de iniciativa, falta de objetividade, impaciência, impulsividade, indecisão, indisciplina, individualismo, insegurança, instabilidade emocional, negligência, rigidez, intolerância à frustração, irresponsabilidade, passividade, falta de empatia; e
  • Aptidão: será avaliada a aptidão “Raciocínio Lógico”.

 

Teste de Condicionamento Físico

Vale destacar que os candidatos do concurso EPCAR 2023 ainda passarão por Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), em que serão submetidos aos seguintes exercícios:

  • Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo;
  • Flexão do tronco sobre as coxas;
  • Corrida de 12 min.

Histórico de Notícias

20/04/2022

Concurso EPCAR: Inscrições terminam hoje (20/04). 130 vagas!

As inscrições do concurso EPCAR se encerram hoje, 20 de abril. São ofertadas 130 oportunidades para ingresso no Curso Preparatório de Cadetes do Ar!

Continuar lendo
07/07/2021

Concurso Epcar: Candidatos já podem conferir o gabarito da prova!

O concurso Epcar teve suas provas aplicadas no último domingo, 4 de julho, e os candidatos já podem conferir o gabarito preliminar. Confira!

Continuar lendo
24/06/2021

Concurso Epcar: Confira os locais de prova!

Os locais da prova do concurso Epcar já estão disponíveis para consulta. Confira mais sobre o concurso da Aeronáutica para formação no ensino médio.

Continuar lendo
02/07/2020

Concurso EpCar: Novo cronograma é divulgado; inscrições abertas no dia 03!

O concurso EpCar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) para o ano de 2021, foi retomado. Confira as datas do novo cronograma!

Continuar lendo
27/03/2020

Edital EpCar 2020

Se deseja ingressar na carreira militar, o concurso EpCAr é sua grande chance. São 180 vagas para nível fundamental, confira o edital EpCar!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais