Concurso Aeronáutica EpCar 2020: Saiu o edital!

Nota: Devido a pandemia do novo coronavírus a organização do certame resolveu adiar as etapas do concurso EpCar. Um novo cronograma será divulgado em breve. Se você tem entre 14 e 19 anos de idade, aproveite esta oportunidade! Saiu o edital do concurso Aeronáutica EpCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar)!  São 180 oportunidades,...

Status do concurso: Aberto

Materiais disponíveis

Edital disponível

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

Número de vagas 180
Salário Ainda não divulgado
Data de inscrição 03/04/2020 a 21/04/2020
Escolaridade Nível Fundamental
Estado Nacional
Organizadora Departamento de Ensino da Aeronáutica
Valor da inscrição R$ 60,00
Edital Arquivos

Última Notícia

Concurso EpCAr 2020: É adiado devido ao Coronavírus!

O concurso EPCAR 2020 que traz a oferta de 180 vagas para nível fundamental foi adiado como medida de prevenção da pandemia.

Continuar Lendo

Histórico de Notícias

27/03/2020

Edital EpCar 2020

Se deseja ingressar na carreira militar, o concurso EpCAr é sua grande chance. São 180 vagas para nível fundamental, confira o edital EpCar!

Continuar lendo
08/05/2018

Concurso Aeronáutica EPCAR: Últimas horas de inscrições para nível fundamental!

Saiu o edital do concurso Aeronáutica EPCAr sobre o Curso Preparatório de Cadetes do Ar. São 180 oportunidades para o nível fundamental.

Continuar lendo

Nota: Devido a pandemia do novo coronavírus a organização do certame resolveu adiar as etapas do concurso EpCar. Um novo cronograma será divulgado em breve.

Se você tem entre 14 e 19 anos de idade, aproveite esta oportunidade! Saiu o edital do concurso Aeronáutica EpCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar)! 

São 180 oportunidades, sendo 160 para homens e 20 para mulheres. As vagas são para candidatos de nível fundamental.

Como fazer a inscrição no concurso Aeronáutica EPCAr?

As inscrições serão realizadas entre os dias 03 e 21 de abril de 2020 através do site da EPCAR , com o valor da taxa de participação de R$ 60,00. O pagamento do boleto pode ocorrer até o dia 30 de abril de 2020.

Para os candidatos que se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição poderão solicitar benefício entre os dias 03 e 21 de abril de 2020. A relação definitiva dos candidatos com o resultado da solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição será divulgada no dia 28 de abril de 2020.

Confira abaixo as demais condições para a inscrição:

  • ser voluntário;
  • estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções
    Específicas para habilitação à futura matrícula no CPCAR 2021;
  • se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável
    legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no
    certame, estar autorizado a participar das etapas subsequentes: Inspeção de
    Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), e Teste de Avaliação
    do Condicionamento Físico (TACF);
  • inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI); e
  • pagar a taxa de inscrição, dentro do prazo previsto, ressalvado os que tiverem a isenção confirmada.

Quem pode participar do concurso Aeronáutica EPCAr (FAB)?

Os interessados deverão ter altura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m; ter idade entre 14 e 19 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Como serão as provas do concurso Aeronáutica EPCAr?

Serão 06 (seis) etapas:

– Provas escritas (sendo uma prova objetiva e uma redação);
– Inspeção de saúde;
– Exame de aptidão psicológica;
– Teste de avaliação do condicionamento físico;
– Procedimento de Heteroidentificação Complementar;
– Validação documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 05 de julho de 2020 nas cidades onde se concentram as Organizações Militares de Apoio (OMAP), localizadas em Brasília/DF, Canoas/RS, Campo Grande/MS, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Manaus/AM, Belém/PA, Parnamirim/RN, Salvador/BA, Curitiba/PR, Recipe/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Pirassinunga/SP e Barbacena/MG.

As provas objetivas serão compostas pelas disciplinas de:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Língua Inglesa
  • Redação.

A prova discursiva serão composta por uma redação a ser aplicada no mesmo dia da prova objetiva (05/07) e deverá ter no mínimo 100 palavras.

A inspeção de saúde trata-se de uma perícia médica que avaliará as condições psicofísicas dos candidatos.

O exame de aptidão psicológica visa analisar áreas de personalidade e aptidão dos candidatos, onde serão consideradas características desejáveis para o bom desempenho do cargo e avaliadas questões de raciocínio lógico.

No teste de avaliação do condicionamento físico os candidatos serão avaliados por meio de flexões e corridas de 12 minutos.

A etapa de procedimento de heteroidentificação complementar terá por responsabilidade verificar a veracidade da declaração dos que se autodeclararam negros ou pardos.

Por fim, temos a validação documental que analisará e irá conferir a documentação prevista para matrícula no curso do candidato aprovado em todas as etapas e convocado para a Concentração Final.

Os aprovados em todas as etapas se apresentarão na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena (MG). O curso tem duração de três anos, sendo o equivalente ao ensino médio, com instruções no campo militar, sendo ministrado no regime de internato.

Durante a realização do curso, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAr e fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

Concurso Aeronáutica EPCAr FAB: locais de prova

As provas escritas serão aplicadas nas cidades de:

Brasília/DF, Canoas/RS, Campo Grande/MS, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Manaus/AM, Belém/PA, Parnamirim/RN, Salvador/BA, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Pirassununga/SP, Barbacena/MG.

Como será o curso preparatório de Cadetes do Ar?

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena/MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, de acordo com a Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011.

O curso tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar.

As disciplinas ministradas no Campo Geral são as previstas nos cursos do Ensino Médio Regular no país, conforme orientações emanadas do Ministério da Educação para o referido nível de ensino em sua Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e legislação complementar, bem como de disciplinas que irão servir de base aos estudos subsequentes na Academia da Força Aérea.

Acompanhe nossas

redes sociais