Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal CE: Edital em 2023!

Novidades para os concurseiros! É possível que um novo edital de concurso Polícia Penal CE (Polícia Penal do Ceará) seja publicado em 2023 com vagas para Policial Penal.

Além disso, a previsão foi recentemente mencionada mais uma vez pelo Secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, de forma que os interessados podem começar a se preparar.

Se interessa pela seleção? Então confira todos os detalhes abaixo!

 

Concurso Polícia Penal CE: situação atual

Sendo assim, é essencial que os concurseiros que aguardam um concurso Polícia Penal CE saibam que é muito provável que um edital seja publicado em 2023, visto que a previsão tem sido comentada.

Ademais, recentemente, durante entrevista, o Secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, voltou a confirmar a previsão de novo edital para o próximo ano.

Além disso, Albuquerque ainda frisou que a nova seleção conta com o apoio da governadora do estado, Izolda Cela, e destacou que estão correndo atrás dos procedimentos para que isso aconteça.

“Estou vendo com a nossa governadora e ela está dando todas as possibilidades para a gente tentar o ano que vem aumentar o quadro da Polícia Penal. Estamos vendo o edital, mas não vou falar ainda quando, pois só gosto de falar quando a coisa está andando. Mas estamos correndo atrás, não está só andando”, disse.

É igualmente importante recordar que em 2020 foi divulgada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a carreira de Policial Penal do Estado Ceará. Dessa forma, antes disso a carreira era conhecida como Agente Penitenciário.

Nesse sentido, para que o edital seja publicado em 2023 é possível que em breve novidades sejam divulgadas, como a formação de uma comissão organizadora que inicie os estudos e preparativos para o concurso.

Ademais, o grupo também será responsável pelo processo de escolha e contratação de uma banca organizadora. Por sua vez, a banca deverá receber as inscrições dos candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção, como as provas objetivas.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Último concurso Polícia Penal CE

Portanto, enquanto maiores detalhes acerca da nova seleção não são revelados, é essencial que os concurseiros interessados iniciem sua preparação por meio da análise de antigos editais.

Nesse sentido, o último concurso Polícia Penal CE foi realizado em 2017 sob a organização do Instituto AOCP. Ademais, foram ofertadas na época 1.000 oportunidades de nível médio para o cargo de Agente Penitenciário.

Além disso, 850 das vagas foram destinadas ao sexo masculino, de forma que as demais 150 eram para o sexo feminino. Ademais, os aprovados nessa seleção contaram com remunerações no valor de R$ 3.747,29.

É igualmente essencial frisar que o concurso público contou com 76.906 candidatos inscritos. Ademais, os participantes foram avaliados por meio de uma série de etapas avaliativas, sendo elas:

  • Prova Objetiva;
  • Inspeção de Saúde: exames médico, odontológico e toxicológico;
  • Avaliação de Capacidade Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social e Funcional;
  • Curso de Formação Profissional.

 

Ademais, para a primeira etapa, de prova objetiva, os candidatos da época responderam a 60 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:

  • Língua Portuguesa: 12 questões;
  • Noções de Informática: 6 questões;
  • Noções de Direito: 10 questões;
  • Direitos Humanos e Cidadania: 10 questões;
  • Legislação Especial: 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 12 questões.

 

Nesse sentido, para ser considerado como aprovado nessa fase da seleção, foi necessário que os inscritos obtivessem, no mínimo, 50% de aproveitamento na avaliação.

Sobre a SEJUS CE

Em 2003, o Poder Executivo do Estado do Ceará instituiu por meio da Lei nº. 13.297/2003, seu órgão central de controle interno, inicialmente chamado de Secretaria da Controladoria (Secon). Ao longo dos anos, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado passou por transformações, ampliando suas competências institucionais, abrigando hoje as ações dos sistemas governamentais de Ouvidoria, Controladoria e Auditoria Governamental.

Sua estrutura organizacional e competências estão dispostas na Lei nº 16.710, de 21 de dezembro de 2018, e regulamentadas no Decreto nº 33.276, de 23 de setembro de 2019, no esforço contínuo de atender às políticas e estratégias da ação governamental previstas nas suas atribuições.

Missão

Assegurar a adequada aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma gestão ética e transparente e para a oferta dos serviços públicos com qualidade.

Valores

  • Cooperação;
  • Ética;
  • Excelência;
  • Transparência;
  • Compromisso;
  • Confiabilidade;
  • Imparcialidade;
  • Responsabilidade Socioambiental.

 

Visão de Futuro

Ser reconhecida pela sociedade cearense como instituição que assegura a adequada aplicação dos recursos e contribui para a entrega dos serviços públicos com qualidade.

Competências

As competências da CGE estão dispostas na Lei nº 16.710, de 21 de dezembro de 2018, republicada em DOE de 27 de dezembro de 2018:

  • Zelar pela adequada aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma gestão ética e transparente e para a oferta de serviços públicos de qualidade;
  • Exercer a coordenação geral do Sistema de Controle Interno, compreendendo as atividades de Controladoria, Auditoria Governamental, Ouvidoria, Transparência, Ética e Acesso à Informação e Correição;
  • Consolidar o Sistema de Controle Interno, por meio da melhoria contínua da estratégia, dos processos e das pessoas, visando à excelência da gestão;
  • Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos do Estado;
  • Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
  • Realizar o acompanhamento da execução da receita e da despesa e a fiscalização da execução física das ações governamentais;
  • Criar condições para o exercício do controle social sobre os programas contemplados com recursos do orçamento do Estado;
  • Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e deveres do Estado;
  • Propor à autoridade máxima do Órgão, Entidade ou Fundo a suspensão de atos relativos à gestão contábil, financeira, orçamentária e patrimonial, incluindo receitas e despesas, renúncias e incentivos fiscais, praticados com indícios ou evidências de irregularidade ou ilegalidade, comunicando às autoridades competentes nos termos da legislação vigente;
  • Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, respeitadas as competências e as atribuições estabelecidas no regulamento da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE;
  • Entre outros.

 

Histórico de Notícias

27/06/2022

Concurso Polícia Penal CE: Edital está autorizado pela governadora, informa secretário!

Um novo concurso Polícia Penal CE deverá ser publicado apenas em 2023. O edital já está autorizado pela governadora do Ceará, segundo o secretário!

Continuar lendo
10/05/2022

Concurso Polícia Penal CE: Secretário fala de edital em 2023!

Um novo concurso Polícia Penal CE deverá ser solicitado apenas em 2023. Os estudos seguem em andamento e o secretário falou sobre a seleção. Saiba detalhes!

Continuar lendo
26/01/2022

Concurso Polícia Penal CE: Novo edital deverá ser solicitado em 2023!

Um novo concurso Polícia Penal CE deverá ser solicitado apenas em 2023. Os estudos seguem em andamento, segundo o secretário Mauro Albuquerque.

Continuar lendo
22/03/2021

Concurso Agepen CE: Prazo de validade é prorrogado!

Atenção, concurseiros! A validade do concurso Agepen CE foi prorrogada até o dia 29 de agosto deste ano. Confira todos os detalhes!

Continuar lendo
28/08/2017

Concurso AGEPEN CE: Inscrições encerradas às 12h de hoje (28/08)!

Concurso AGEPEN CE: Inscrições até às 12h de hoje, 28/08. São 1.000 vagas para o cargo de Agente Penitenciário (ensino médio completo).

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais