Pesquisar no blog

Concurso Bandes: Novo edital sai no 1º semestre de 2022, diz diretor!

Atenção, concurseiros! Um novo concurso Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) deve ser lançado já no primeiro semestre de 2022, segundo o diretor.

Os trâmites iniciais do concurso já estão em andamento. Saiba mais sobre o concurso!

 

Concurso Bandes: situação atual

O concurso Bandes já teve seus trâmites iniciados e está atualmente em fase de levantamento de requisitos para elaboração do edital, de acordo com a Assessoria de  Comunicação do Banco do Desenvolvimento do Espírito Santo .

Ainda de acordo com o banco, a partir de janeiro será dado início ao processo de escolha da banca organizadora, porém as datas exatas para a abertura da licitação não foram divulgadas.

Por fim, a intenção do Bandes é conseguir concluir desde a escolha da banca até a homologação do concurso até julho de 2022. Ou seja, os interessados já podem começar suas preparações para o certame desde já!

Concurso Bandes: quais cargos serão ofertados?

Segundo o Banco de Desenvolvimento, somente um cargo será ofertado no próximo edital: o de Técnico Bancário na especialidade de Tecnologia da Informação (TI).

Apesar de o cargo já ter sido confirmado, o quantitativo de vagas ainda está em fase de definição pela comissão interna da empresa.

É importante ressaltar, ainda, que o diretor do Banco não descartou a possibilidades de que outras áreas de especialidade sejam ofertadas, como de economia, contabilidade e administração. Até o momento, no entanto, somente a área do TI foi garantida, por ser uma prioridade.

Sobre a escolha dessa vaga o diretor-presidente do Bandes explicou que a instituição iniciou um processo de digitalização e que objetivo é extinguir todos os procedimento feitos através de papel, a fim de facilitar o acesso ao crédito. Com isso, todos os processos do banco poderão ser realizados de forma online e o empreendedor não precisará ir até o banco.

Dessa forma, a contratação de funcionários da área de TI passam a ser de extrema importância e urgência.

A expectativa é de que sejam ofertadas vagas imediatas, mas que também seja formado um cadastro de reserva para poder ser utilizado durante o período de validade do certame.

Como foi o último concurso Bandes?

A última seleção realizada pelo Bandes aconteceu em 2012 e ofertou somente duas vagas imediatas para a carreira de Técnico Bancário nas especialidades de Engenharia Agronômica e Engenharia Civil ou de Produção Civil. Uma vaga foi ofertada para cada uma das áreas de atuação.

Ambas as carreiras contaram com salários iniciais de R$ 3.079,98, que aumentou para R$ 3.169,45 após 90 dias de contratação. Vale dizer que, para os funcionário que cumpriam jornadas de 3o horas semanais, eram oferecidos os seguintes benefícios:

  • Plano de Previdência Privada
  • Plano de Saúde
  • Assistência Odontológica
  • Auxilio Alimentação e Refeição
  • Vale Transporte e
  • Auxílio Babá/Creche.

 

Como foram as provas em 2012?

Os candidatos ao certame do Bandes de 2012 foram avaliados por meio de Provas Objetivas, que foram constituídas por questões sobre Língua Portuguesa, Matemática Financeira e Raciocínio Lógico, bem como Legislação e Conhecimentos em Informática.

Além disso, também foram aplicadas questões sobre Conhecimentos Específicos de cada uma das áreas de especialidade ofertadas no edital.

Sobre o Bandes

O Bandes (Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo ) é um banco público estadual cuja principal função é promover financiamento para o desenvolvimento do seu negócio e, por consequência, da economia do Estado.

Criado em fevereiro de 1967, o Bandes vem trabalhando em conjunto com o micro, pequeno, médio e grande empreendedor em todos os âmbitos.

Um banco pioneiro, que investe em negócios como os de microcrédito, agronegócio, economia verde, economia criativa, entre tantos outros.

O Bandes atua na Secretaria Executiva do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e é agente técnico e financeiro do Programa Reflorestar, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Acompanhe nossas

redes sociais