Pesquisar no blog

Concurso BNDES: Edital em outubro com 150 vagas!

Após aprovação da diretoria, o novo concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), está prestes de se concretizar. Inicialmente, a expectativa é que o edital fosse publicado no início de 2024 com 94 vagas de níveis médio e superior.

Entretanto, no dia 8 de abril, o banco voltou a falar sobre o edital, confirmando a realização no segundo semestre deste ano, com 150 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva.

Em recente entrevista, o presidente da estatal, Aloizio Mercadante, chegou a falar da publicação do edital do concurso BNDES em outubro.

Se você está aguardando ansioso pelo concurso BNDES, continue aqui para saber mais detalhes sobre cargos e salários.

Quando vai ter concurso BNDES?

Após diversos anúncios e expectativa sobre os cargos e vagas a serem ofertados no próximo concurso BNDES, parece que a estatal chegou agora a um número oficial.

Conforme divulgado nesta terça-feira (09), no site da Agência Brasil, o BNDES confirmou que vai divulgar um novo edital no 2º semeste de 2024, com 150 vagas de preenchimento imediato mais formação de cadastro reserva.

Vale destacar que um novo concurso BNDES vem sendo tratado desde o final de 2023, quando foi anunciado pelo diretor de planejamento, Nelson Barbosa, na reunião de apresentação dos resultados.

“O BNDES vai fazer concurso. Nós já começamos o processo internamente. Aprovamos na Diretoria a autorização dentro do que já é possível fazer, e estamos em conversa com a ministra Esther Dweck para viabilizar o concurso do BNDES no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou Barbosa.

Publicação do edital do concurso BNDES

A princípio, a previsão é que o edital fosse publicado no início de 2024. No entanto, os tramites não avançaram e em recente entrevista ao “Canal Livre”, da Band Jornalismo, o presidente do banco, Aloizio Mercadante, falou sobre a realização em outubro.

“Vai ter em outubro, nós vamos voltar a fazer concurso. Porque essa área, por exemplo, Segurança Cibernética, Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial… você tem novas áreas que são fundamentais para o banco se modernizar…”, declarou Mercadante.

A assessoria de imprensa do banco havia confirmado a previsão de 99 vagas de níveis médio superior, entretanto, conforme oficializado pelo BNDES, as vagas serão para o carreira de nível universitário, exigindo diploma de graduação de nível superior.

Para promover maior diversidade no quadro de pessoal da instituição, o novo concurso será inclusivo, com a reserva de 30% das vagas para candidatos negros e 10% para PCD (pessoas com deficiência).

Atualmente, a instituição conta com um percentual aproximado de 14,6% de negros (12,9% de pardos e 1,7% de pretos). No entanto, o percentual desse grupo na sociedade brasileira é de 56,1% (47% de pardos e 9,1% de pretos), conforme dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD Contínua).

Para Mercadante, a realização do concurso suprirá necessidades estratégicas reprimidas do Banco por profissionais, além de representar um avanço institucional.

“A diversidade e a pluraridade enriquecem as instituições”, avaliou, destacando ainda que o estabelecimento de cotas não dispensa, dos candidatos, um desempenho satisfatório na concorrência.

Concurso BNDES: cargos e vagas que serão ofertados

Após 12 anos sem o ingresso de novos servidores, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, se prepara para lançar um novo certame, com 150 vagas para a carreira de Analista, nível superior, nas seguintes áreas:

  • Administração,
  • Análise de Sistemas – Desenvolvimento;
    • Suporte;
    • Cibersegurança;
  • Arquitetura-Urbanismo;
  • Arquivologia Digital;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciência de Dados;
  • Comunicação Social;
  • Direito;
  • Economia;
  • Engenharia; e
  • Psicologia Organizacional. 

Os empregados admitidos, são contratados pelo regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e ingressarão no novo plano de cargos e salários, com iniciais de R$ 20.900.

Em consequência do avanço da transformação digital e da inteligência artificial, esta será a primeira vez em que o BNDES contemplará a área de Ciência de Dados e Cibersegurança.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Operação, Helena Tenório, na área de Ciência de Dados, poderão concorrer candidadatos de qualquer diploma de graduação de nível superior.

“Por ser uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações a ela se dedicando, a nova ênfase em Ciência de Dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível universitário”, destaca Helena.

Dando prosseguimento as próximas etapas para a publicação do certame, que é a escolha da banca organizadora, o banco informa que já avalia propostas de instituições com experiência em concurso público simlar.

“As informações oficiais serão divulgadas nas próximas semanas no Diário Oficial da União, em jornais de grande circulação e no Portal do BNDES”, destaca o banco.

Quais os requisitos do concurso BNDES?

Com informações referentes a fevereiro de 2024 no portal BNDES , o quantitativo de pessoal autorizado é de 2.543, entretanto, atualmente este número é de 2.430, ou seja, existe uma vacância de 113 servidores.

Além dos empregados, o banco tem a atuação de 351 estagiários.

Entretanto, a portaria de nº 1.976, publicado no DOU dia 1º de abril , aprova um aumento no quantitativo no quadro de pessoal do banco, passando para 2.840, ou seja, autorizando o ingresso de mais 297 funcionários.

No mais, conforme o Plano Estratégico de Cargos e Salários (PECS) , o ingresso de novos trabalhadores, se delimita a dois segmentos:

Nível médio: abrange atividades que requerem o desenvolvimento ou a aplicação de conhecimentos tecnológicos ou metodológicos e de natureza administrativa que exigem formação de segundo grau.

Este segmento engloba duas categoriais profissionais: a dos serviços administrativos e a das funções de confiança comissionadas.

Nível universitário: abrange as atividades relacionadas à execução de trabalhos diversificados e não sistematizados, envolvendo o desenvolvimento e aplicação de técnicas e métodos próprios, requerendo formação universitária compatível com as atividades desenvolvidas.

Este segmento engloba duas categoriais profissionais: a técnica e a das funções de confiança gratificadas

Quais são os cargos do BNDES?

De acordo com a segmentação, no caso de nível médio, a atuação é para o cargo de Técnico de Suporte Administrativo.

O requisito básico é o diploma de graduação do curso de ensino médio completo.

Atribuições:

  • Dar suporte ao técnico de nível universitário no desenvolvimento de suas atividades;
  • Apoiar a elaboração de documentos, planilhas e apresentações sobre os assuntos afetos à sua unidade de lotação;
  • Secretariar reuniões;
  • Operar e manter atualizados banco de dados e Sistemas de Informações, com eventual emissão de relatórios;
  • Realizar buscas no acervo da biblioteca, providenciando, quando solicitado, empréstimos de livros, publicações e documentos;
  • Realizar levantamento cadastral;
  • Pesquisar dados e informações em diferentes fontes;
  • Operacionalizar as atividades administrativas de treinamento e das instalações do BNDES destinadas à realização de treinamentos e outros eventos;

Vale destacar que para este edital em elaboração, de acordo com as últimas informações, não haverá reserva de vagas neste cargo.

Nível Universitário

Neste segmento, o ingresso é para o cargo de Profissional Básico, com diplomação de graduação de nível superior, nas seguintes áreas:

Administração

  • Elaborar previsão orçamentária e acompanhar sua execução;
    • Relatório analítico do orçamento de desembolsos do BNDES;
  • Participar da discussão sobre desenvolvimento e revisão de linhas e programas de financiamento;
  • Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições.

Análise de Sistemas – Desenvolvimento

  • Especificar e estabelecer padrões, processos, normas e procedimentos relativos ao desenvolvimento e manutenção de soluções informatizadas;
  • Levantar necessidades relativas aos processos de negócios do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME, bem como especificar requisitos necessários à elaboração das soluções informatizadas;
  • Realizar atividades técnicas necessárias à elaboração de especificações técnicas visando à contratação e aquisição de soluções informatizadas, bem como à contratação de empresas especializadas para a realização de projetos ou serviços específicos;
  • Diagnosticar problemas observados nas soluções informatizadas, avaliando e propondo as medidas necessárias para sua correção.

Análise de Sistemas – Suporte

  • Especificar e estabelecer padrões, processos, normas e procedimentos relativos à infra-estrutura e segurança do ambiente de tecnologia da informação e de telecomunicações do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME;
  • Pesquisar e propor a utilização de novas tecnologias de informação e de telecomunicações para atender necessidades específicas de serviço;
  • Analisar viabilidade técnica da implantação de soluções de tecnologia da informação e de telecomunicações.

Arquitetura

  • Fomentar e analisar pedidos de financiamento a projetos integrados urbanos, de transporte coletivo urbano e de saneamento ambiental, proteção e recuperação de recursos hídricos;
  • Elaborar relatórios sobre os projetos a serem submetidos à deliberação da Diretoria do BNDES;
  • Realizar vistoria técnica nas áreas de intervenção;
  • Implementar e acompanhar a execução dos projetos bem como o cumprimento das condições pactuadas;

Arquivologia

  • Elaborar tabelas de temporalidade de documentos e de classificação por assunto;
  • Analisar, classificar, selecionar e conservar os documentos;
  • Prestar assistência técnica aos arquivos correntes quanto à organização da documentação, normas de recolhimento e empréstimo e fluxo documental.

Biblioteconomia

  • Tratar tecnicamente os documentos comprados ou doados ao BNDES através do conhecimento de ferramentas específicas;
  • Realizar empréstimos a outras bibliotecas conveniadas;
  • Monitorar, através de mailing list e cadastros, livrarias, editoras e instituições diversas, para acompanhar e adquirir novos lançamentos de obras de interesse, visando a atualização do acervo;
  • Elaborar e divulgar o material bibliográfico existente no BNDES;

Ciências Contabéis

  • Elaborar previsão orçamentária e acompanhar sua execução;
  • Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições;
  • Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de financiamentos para novos projetos;
  • Prestar informações e orientações sobre as linhas de financiamento;

Comunicação Social

  • Atender às demandas por informações e esclarecimentos por parte da imprensa;
  • Produzir e acompanhar entrevistas exclusivas e coletivas;
    • Matérias jornalísticas (entrevistas e reportagens) para divulgação interna em meios impresso e eletrônico;
    • Press releases para divulgação na imprensa;
  • Editar o jornal interno;
  • Produzir material fotojornalístico;
  • Atuar no planejamento de campanhas publicitárias;

Direito

  • Acompanhar a legislação brasileira e a jurisprudência dos tribunais superiores para subsidiar a elaboração de pareceres;
  • Zelar pela uniformização dos procedimentos de natureza jurídica, observando, inclusive, as normas aprovadas pela diretoria;
  • Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração dos projetos e dos documentos requeridos, em conformidade com os procedimentos e as normas internas.

Economia

  • Acompanhar o desempenho da economia brasileira e internacional, bem como as questões relativas a organismos internacionais, que inclui a análise de propostas de políticas para o BNDES;
  • Formular e acompanhar o Processo Permanente de Planejamento e as Políticas Operacionais do BNDES;
  • Desenvolver e acompanhar metodologias visando ao aprimoramento das atividades, estudos e trabalhos setoriais desenvolvidos nas áreas operacionais;

Engenharia

  • Participar da discussão sobre desenvolvimento e revisão de linhas e programas de financiamento;
  • Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições;
  • Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de financiamentos para novos projetos;

Psicologia

  • Participar dos processos de desenvolvimento organizacional, oferecendo subsídios quanto aos aspectos psicossociais;
  • Planejar e desenvolver ações destinadas a equacionar as relações de trabalho, no sentido de obter maior produtividade e realização pessoal dos indivíduos e grupos inseridos nas organizações;
  • Participar da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de recursos humanos;
  • Participar do planejamento, organização e execução de atividades vinculadas aos subsistemas de recursos humanos: atração, seleção, alocação, desenvolvimento, movimentação, avaliação de desempenho e desligamento, entre outros;

Quanto ganha um funcionário aprovado no concurso BNDES?

Com base na Tabela de salários-base e de comissões e gratificações de função, referente a setembro/2023, o vencimento básico é:

  • Segmento de nível médio
    • Técnico de suporte administrativo

Inicial: R$ 5.014,09

Final: R$ 15.031,66

  • Nível universitário
    • Profissional básico

Inicial: R$ 15.737,92

Final: R$ 36.648,20

Quanto é o vale alimentação?

Além do vencimento básico inicial, os aprovado no concurso BNDES recebem as seguintes garantias, o que eleva ainda a mais a remuneração:

  • Auxílio-refeição: R$ 1.857,61
  • Programa de assistência educacional: reembolso no valor de R$ 1.512,05 por dependente regularmente inscrito
  • Vale-transporte: o valor será equivalente à parcela que exceder a 4% do salário-base.

Materiais preparatórios para o concurso BNDES

Após 12 anos, um novo concurso BNDES está prestes a ser publicado.

Os tramites estão acelerados e o órgão tem pressa em contratar novos trabalhadores.

O presidente do banco, Aloizio Mercadante, fala da publicação em outubro.

Entretanto, se o edital saísse hoje, você estaria preparado ou se a prova fosse aplicada daqui quinze dias, você estaria confiante em uma aprovação? Acho que não, não é? Sabe porque?

Este é o maior erro de todo concurseiro, esperar o edital ser publicado para começar a estudar, ignorando que na grande parte, os conteúdos são extensos e o prazo máximo até a prova é de 3 meses.

Porque então não começar a se preparar agora, o básico sobre o certame você já tem, o cargo, vagas e salários, e quanto ao material? Apresento-lhe agora.

Livro 1.000 Questões Gabaritas Cesgranrio

 -Questões das últimas provas da CESGRANRIO ;

– Questões dos principais assuntos cobrados nos anos de 2019 e 2022;

– Gabaritos ao final de cada disciplina;

– Conheça o perfil da banca e direcione melhor seus estudos.

Confira o material e se prepare para o concurso BNDES com o melhor conteúdo!

Língua Portuguesa para concursos

Roteiro de estudos personalizado:Um guia com o passo a passo que direciona seu estudo de forma eficiente, proporcionando uma jornada objetiva com o que você realmente precisa estudar.

Assuntos mais cobrados: Uma análise detalhada a partir das estatísticas de concursos anteriores, apresentando os itens de maior relevância cobrados nos últimos anos; isso permite que você foque seus esforços nas áreas que necessitam de maior atenção e dedicação.

Questões comentadas :Diversas questões extraídas das principais bancas de concursos do Brasil realizadas no ano de 2023, todas comentadas para garantir uma compreensão profunda dos temas abordados na teoria e a prática na resolução das questões.

Plano estratégico:Itens extremamente importantes selecionados por especialistas para maximizar seu desempenho durante a prova, incluindo boxes interativos, fluxogramas, tabelas e mnemônicos em abordagens eficazes para te ajudar nos mais diferentes tipos de questões e perfis de bancas.

Material visualmente estimulante: Conteúdo organizado de forma clara, para uma leitura confortável, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Adquira seu livro de língua portuguesa aqui e se prepare para o concurso BNDES.

Último Concurso BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), realiza seleções públicas desde 2001, sendo a última em 2012.

Frequentemente, nessas seleções, a banca organizadora definida tem sido a Cesgranrio , o que é um forte indício de que a instituição seja novamente escolhida.

A Cesgranrio tem se destacado nos últimos anos, com a coordenação de concursos bancários, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Casa da Moeda.

Um certame à nível nacional que é destaque no histórico da instituição, é o Concurso Nacional Unificado (CNU), classificado como o maior concurso da história, com quase 3 milhoes de inscritos, cuja provas objetivas estão agendadas para maio.

Enfim, referente ao concurso BNDES publicado em 2012 , foram ofertadas vagas para o nível superior, profissional básico, nas áreas de (Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Análise de Sistemas – Suporte, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia) com jornada de trabalho de 35h semanais com remuneração inicial de R$ 9.182,01.

Houve oferta de vagas para nível médio, técnico administrativo, também com jornada de 35h semanais e remuneração de R$ 2.925,39.

Etapas de seleção do concurso BNDES

Os candidatos inscritos no concurso BNDES foram avaliados conforme o nível de escolaridade, sendo:

Nível médio, prova objetiva e redação.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta de 70 questões de múltipla escolha, com percentual mínimo de aprovação de 50%.

  • Língua Portuguesa: 25 questões,
  • Matemática: 25;
  • Língua Estrangeira: 08;
  • Conhecimentos específicos sobre o BNDES: 06;
  • Conhecimentos gerais: 06.

Os candidatos tiveram 5h para realização.

Já para o cargo de profissional básico, nível superior, os candidatos foram avaliados por prova objetiva e discursiva.

A prova objetiva do concurso BNDES foi composta de 70 questões, com no mínimo 60% de acertos para aprovação:

  • Língua Portuguesa: 20 questões,
  • Língua Estrangeira: 10;
  • Conhecimentos específicos: 40.

A prova objetiva foi aplicada no turno da manhã e a discursiva a tarde, ambos com 4h de duração.

A discursiva foi composta de 5 questões de conhecimentos específicos, totalizando 50 pontos, ou seja, 10 ponto cada, necessitando atingir o mínimo de 60% para aprovação.

No mais, as provas foram aplicadas em: Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e São Paulo-SP.

Este certame registrou um total de 137.989 inscritos, sendo 74.124 foram para o cargo de Técnico Administrativo e 63.865 para Profissional Básico.

Confira aqui, a demanda por área e cidade de prova do concurso BNDES.

Histórico de Notícias

10/05/2024

BNDES: confirmada a data de publicação do edital. Confira!

O BNDES confirmou a data para a publicação do edital! O certame ofertará ofertará 150 vagas para Analista, de nível superior. Saiba mais.

Continuar lendo
07/05/2024

Tire dúvidas sobre o concurso BNDES 2024. Edital nos próximos dias!

Confira todos os detalhes sobre o concurso BNDES que será publicado em breve, com a oferta de 150 vagas para Analista e iniciais de R$20 mil!

Continuar lendo
26/04/2024

BNDES define a banca organizadora no próximo edital. 150 vagas!

Definida a banca que vai organizar o novo concurso BNDES. O edital está cada vez mais próximo de sair com 150 vagas; veja detalhes!

Continuar lendo
09/04/2024

BNDES abre edital em 2024 com 150 vagas para Analista!

O BNDES confirmou a oferta de vagas e os cargos que serão contemplados no novo edital, que sai em outubro de 2024. Saiba mais!

Continuar lendo
01/04/2024

BNDES tem quadro de pessoal ampliado. Edital em breve!

Está elevado o limite de pessoal para 2.840 empregados, o que favorece o novo concurso BNDES. A banca está sendo escolhida; veja!

Continuar lendo
19/03/2024

Edital BNDES: Propostas de bancas estão em análise. 96 vagas!

Segundo informações do BNDES, as propostas de bancas interessadas em organizar o próximo concurso estão em análise. Confira os detalhes!

Continuar lendo
27/02/2024

BNDES terá edital em outubro? Confira a fala do presidente do banco!

O concurso BNDES segue previsto para 2024, com 94 vagas de níveis médio e superior. Tudo indica que ele será publicado até outubro!

Continuar lendo
15/12/2023

Edital do BNDES está confirmado para 2024 com 94 vagas!

O presidente do BNDES voltou a falar sobre a realização do novo concurso em 2024 com 94 vagas para duas carreiras. Saiba mais!

Continuar lendo
06/12/2023

Concurso BNDES: Confira quais são os cargos, salário e atribuições!

Um concurso BNDES está previsto para o 1º semestre de 2024, com 94 vagas para cargos dos níveis médio e superior. Veja salários e atribuições!

Continuar lendo
17/11/2023

Concurso BNDES: Confira o que sabe até agora sobre o próximo edital!

O próximo concurso BNDES é previsto para janeiro de 2024. Confira o que se sabe sobre o certame até agora!

Continuar lendo
17/08/2023

Concurso BNDES: Edital até junho de 2024. Confira o que estudar!

Um novo concurso BNDES está previsto para o primeiro semestre de 2024, com a oferta de 94 vagas, níveis médio e superior. Veja o que estudar!

Continuar lendo
27/07/2023

Concurso BNDES: Cargos e vagas a serem ofertados, já estão sendo estruturados!

O BNDES informou que o RH está realizando o mapeamento das especialidades que serão ofertadas no novo concurso BNDES. Confira quais são!

Continuar lendo
17/07/2023

Concurso BNDES: Presidente do banco confirma edital para 2024 com 94 vagas!

O presidente do banco confirmou um novo concurso BNDES para 2024, com a oferta de 94 vagas, para cargos dos níveis médio e superior.

Continuar lendo
16/03/2023

Concurso BNDES: Quanto ganha um Técnico Administrativo, nível médio?

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante tem intenção de publicar um novo concurso BNDES, para o cargo de Técnico Administrativo. Saiba tudo!

Continuar lendo
07/02/2023

Concurso BNDES: “Retornaremos seleções com cotas”, informa novo presidente do banco!

O BNDES tem intenção de publicar um novo concurso em breve. Ainda, o novo presidente do órgão quer retomar as seleções com cotas; veja!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais