O governador do Pará, Helder Barbalho, comunicou que terá um novo concurso Bombeiro PA com 405 vagas. O comunicado foi realizado durante evento de entrega de 56 novas viaturas para a instituição. “Nós estamos ampliando a frota que serve ao Corpo de Bombeiros, que reforçarão as ações e permitirão um melhor serviço. Essa é uma estratégia...
O governador do Pará, Helder Barbalho, comunicou que terá um novo concurso Bombeiro PA com 405 vagas. O comunicado foi realizado durante evento de entrega de 56 novas viaturas para a instituição.
“Nós estamos ampliando a frota que serve ao Corpo de Bombeiros, que reforçarão as ações e permitirão um melhor serviço. Essa é uma estratégia de fortalecimento da presença da corporação em todo o estado”, disse, Barbalho.
O CBM PA realizou seu último concurso em 2016. Na ocasião, foram ofertadas 330 vagas para os cargos de Praça e Oficial. O concurso perdeu a validade em outubro de 2017. De lá para cá já são pelo menos três anos sem seleção de novos servidores e acúmulo de aposentadorias e vacâncias.
Uma nova seleção Bombeiro PA, que ofertará 405 vagas, está em fase final de planejamento. A informação foi anunciada pelo governador do estado, Helder Barbalho, durante cerimônia de entrega de novas viaturas para a instituição.
É importante ressaltar que o anúncio já havia sido feito em outra oportunidade por Barbalho. O edital é visto com extrema urgência pela força, já que a última seleção com oferta de 330 oportunidades, foi realizada em 2016.
De acordo com o edital anterior, os principais requisitos para fazer parte do Corpo de Bombeiros do Estado são:
A última seleção do Corpo de Bombeiros do estado do Pará ocorreu em 2016 sob a organização da Consulplan. As provas foram aplicadas em 2016. Na época, foram ofertadas 300 vagas para o CFP (Curso de Formação de Praças) e 30 para o CFO (Curso de Formação de Oficiais).
A seleção para ingresso no Curso de Formação foi dividida em quatro fases, realizadas nos municípios de Belém, Santarém, Marabá e Altamira.
O Exame de Conhecimentos foi composto por uma prova objetiva contendo 60 questões de múltipla escolha, cada questão com valor de 1 ponto e duração de 4 horas.
Para ser aprovado na prova objetiva, era preciso obter no mínimo 50% do total de pontos da prova, o que equivale a 30 questões corretas.
A avaliação de Conhecimentos foi composto por uma prova objetiva contendo 60 questões de múltipla escolha, cada questão com valor de 1 ponto e uma prova discursiva (redação) valendo 20 pontos. Os candidatos tiveram no total, 5 horas para realizar as duas provas.
Para ser considerado aprovado na prova objetiva e na discursiva, o candidato deveria conseguir no mínimo 50% do total de pontos das provas, o que equivale a 30 questões corretas e 10 pontos na redação.
Os Testes de Aptidão Física foi composto pela execução das seguintes atividades com os respectivos índices mínimos a serem atingidos pelos candidatos:
A Avaliação Psicológica é integrada pela análise de dados obtidos por meio da utilização de procedimentos e instrumentos técnicos, que são validados em nível nacional e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, estando embasados em normas obtidas por meio de procedimentos psicológicos, reconhecidos pela comunidade científica como adequados para instrumentos dessa natureza.