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Concurso CGE SC: Comissão formada para seleção de Auditor. 95 vagas!

Novidades para os concurseiros! Um concurso CGE SC (Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina) pode ser realizado ainda em 2022, visto que o secretário de Estado da Fazenda delegou ao Controlador-Geral competência para a realização de uma seleção.

Além disso, uma comissão organizadora já foi formada para dar início aos preparativos. Ademais, a nova seleção ofertará oportunidades de nível superior para o cargo de Auditor em diversas especialidades. Sendo assim, se você se interessa pelo concurso público confira todos os detalhes abaixo!

 

Concurso CGE SC: situação atual

Dessa forma, é essencial que os concurseiros saibam que será realizado em breve um concurso CGE SC com a oferta de oportunidades para a carreira de Auditor do Estado.

Além disso, vale destacar que esse será o primeiro concurso da Controladoria, visto que o órgão foi recentemente instituído por meio da Lei Complementar 741/2019.

Nesse sentido, os atuais servidores do órgão fazem parte do quadro da Diretoria de Auditoria Geral do Estado (DIAG SC), vinculada à Secretaria de Fazenda, de forma que um concurso público é essencial para que a Controladoria crie seu próprio quadro de servidores.

Ademais, a realização da seleção foi autorizada pelo governador do estado, Carlos Moisés, no dia 23 de maio de 2022, de maneira que a informação foi divulgada por meio dos canais do governo. Além disso, neste mês de junho o secretário de Estado da Fazenda delegou ao Controlador-Geral competência para a realização do edital.

É igualmente importante recordar que um concurso CGE SC para Auditores já era discutido desde o ano passado, com o planejamento estratégico do órgão de 2021, visto que a necessidade de novos servidores se tornou uma pauta.

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Comissão organizadora

Além disso, também é de suma importância mencionar que um novo passo rumo a publicação do edital foi dado na última quarta-feira, 22 de junho, quando a formação da comissão organizadora do certame foi divulgada por meio do Diário Oficial.

Dessa forma, vale ressaltar que a comissão é responsável pela elaboração do edital e por estar à frente de todos os procedimentos referentes ao concurso público.

Sendo assim, conheça os membros pertencentes ao grupo designado:

  • Clóvis Coelho Machado – presidente;
  • Cícero Alessandro T. Barbosa;
  • Marina de Sousa S. G. Rebelo.

 

Nesse sentido, é importante recordar que a comissão também cuidará do processo de escolha e contratação de uma banca organizadora que deverá receber as inscrições dos candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção, como as provas objetivas.

Vagas, cargos e salários

Sendo assim, o concurso da Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina ofertará 95 oportunidades para o cargo de Auditor, que terá como exigência o nível superior de escolaridade.

Além disso, sabe-se que para concorrer ao cargo será necessário que os concurseiros possuam formação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Ciências da Computação, além de formações correlatas a Direito, Economia ou Engenharia.

Ademais, os aprovados no concurso público contarão com salários inicias no valor de R$ 21.055,69. Entretanto, esse é somente o vencimento da Classe I do cargo, de maneira que para as demais classes os atrativos valores são os seguintes:

  • II: R$ 23.582,37;
  • III: R$ 26.109,05;
  • IV: R$ 28.635,73;
  • V: R$ 31.162,42; e
  • VI: R$ 33.689,10.

 

Dessa forma, maiores informações ainda não foram divulgadas, como as etapas avaliativas a serem enfrentadas pelos inscritos. Isso porque a comissão organizadora acaba de ser formada e, portanto, o grupo ainda trabalhará na elaboração do edital da seleção.

Progressões no cargo

Sendo assim, é importante mencionar que para a progressão na carreira é necessário que o servidor do órgão cumpra com os critérios abaixo:

  • Ter estabilidade no cargo da Classe I (ocorre 3 anos após ingresso na carreira de Auditor);
  • O interstício mínimo de 5 (cinco) anos na classe em que o Auditor do Estado estiver posicionado; e
  • A pontuação mínima de 400 (quatrocentos) pontos:
    • a) por meio da participação em cursos de aperfeiçoamento, especialização, congressos ou seminários, à razão de 1 (um) ponto por hora de atividade que constar do respectivo certificado;
    • b) em razão da autoria ou coautoria de artigos publicados em revistas especializadas, jornais científicos ou periódicos ou de trabalhos publicados em anais de congressos, à razão de 25 (vinte e cinco) pontos por artigo ou trabalho publicado, até o limite de 100 (cem) pontos; e
    • c) por meio da participação como instrutor em cursos de formação para ingresso na carreira ou em cursos técnicos oferecidos pela Fundação Escola de Governo (ENA), à razão de 1 (um) ponto por hora-aula, até o limite de 100 (cem) pontos.

 

Quais são as atribuições do cargo?

É igualmente essencial que os interessados no concurso CGE SC saibam quais serão as funções a serem desempenhadas pelos aprovados na seleção. Sendo assim, as atribuições do cargo de Auditor são:

  • tomar as providências necessárias à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da Administração Pública Estadual;
  • instaurar procedimentos e processos administrativos a seu cargo, constituindo comissões para seu devido acompanhamento;
  • realizar inspeções e avocar procedimentos e processos em curso na Administração Pública Estadual, para exame de sua regularidade, bem como propor providências ou correção de falhas;
  • requisitar dados, informações e documentos relativos a procedimentos e processos administrativos já arquivados por autoridade da Administração Pública Estadual;
  • requisitar a órgão ou entidade da Administração Pública Estadual informações e documentos necessários a seus trabalhos ou suas atividades;
  • propor medidas legislativas ou administrativas e sugestão de ações para evitar a repetição de irregularidades constatadas;
  • receber reclamações relativas à prestação de serviços públicos em geral e apurar o exercício negligente de cargo, emprego ou função na Administração Pública Estadual, quando não houver disposição legal que atribua competências específicas a outros órgãos;
  • coordenar o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual; e
  • executar as atividades de controladoria no âmbito da Administração Pública Estadual.

 

Sobre a CGE SC

A Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina, criada pela Lei Complementar nº 741, de 12 de junho de 2019, é o órgão central do Sistema Administrativo de Controle Interno e de Ouvidoria do Poder Executivo. Subordinada diretamente ao Governador do Estado, tem a função de assessorá-lo na defesa do patrimônio público. O órgão:

  • Controla e avalia gastos e políticas públicas;
  • Avalia e presta consultoria sobre processos de gerenciamento de riscos, controle e governança;
  • Promove a correição;
  • Combate a corrupção;
  • Fomenta a transparência;
  • Promove a participação social

 

Missão

Contribuir para a melhoria da gestão pública por meio do controle e da avaliação dos gastos e das políticas públicas, promover a correição, o combate à corrupção e fomentar a transparência e o controle social.

Visão

Ser referência na defesa do patrimônio público, no controle interno, na auditoria interna governamental, na correição, na prevenção e no combate à corrupção, nas atividades de ouvidoria e transparência da gestão fiscal no âmbito da administração pública estadual, com vistas à promoção do bem-estar social.

Valores

  • AUTONOMIA
  • ÉTICA
  • COMPROMETIMENTO
  • IMPARCIALIDADE
  • IMPESSOALIDADE
  • FOCO EM RESULTADOS PARA O CIDADÃO
  • COMPETÊNCIA
  • TRANSPARÊNCIA

 

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