Concurso Colégio Militar – RJ: Confira como funciona!

Atenção jovens cariocas que planejam ingressar no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) em 2019! Para fazer parte do corpo de alunos é necessário participar de um concurso público de admissão, aplicado todos os anos no segundo semestre. Somente aqueles que obtiverem nota satisfatória é que poderão se matricular. Conheça todos os det...

Status do concurso: Previsto

Materiais disponíveis

Atenção jovens cariocas que planejam ingressar no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) em 2019!

Para fazer parte do corpo de alunos é necessário participar de um concurso público de admissão, aplicado todos os anos no segundo semestre. Somente aqueles que obtiverem nota satisfatória é que poderão se matricular. Conheça todos os detalhes da seleção e dê início a sua preparação!

» Prepare-se com a Apostila Colégio Militar (GRÁTIS) «

Requisitos básicos para participar

Ser brasileiro; ter concluído ou estar cursando: a) o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou b) o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM). Estar enquadrado nos seguintes limites de idade: para 6º ano/EF: – ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para o 1º ano/EM: – ter menos de 18 (dezoito) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer CM; e ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.

Vagas

O CMRJ oferece atualmente, vagas para ingressantes ao 6° ano do Ensino Fundamental Ciclo II. E para o 1° ano do Ensino Médio.

Os alunos do Ensino Médio podem escolher entre os setores disponíveis na escola:

Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Comunicações e Engenharia. Ampliando o seu conhecimento, e aprendendo sobre a área.

Como será a Prova?

O exame geralmente é divido em duas etapas. No primeiro dia (em outubro), os candidatos resolvem questões de matemática. A prova tem duração máxima de 3 horas.

Os aprovados na primeira etapa seguem para a segunda fase (em novembro), quando serão aplicadas questões de língua portuguesa e uma redação. O tempo máximo também é de 3 horas.

Serão selecionados os candidatos com maior pontuação, que passarão ainda por um exame médico e odontológico para verificação da aptidão do estado de saúde.

O diagnóstico dos pré-requisitos é essencial para o encaminhamento das estratégias de ensino que serão utilizadas ao longo do ano letivo.

Calendário Colégio Militar – RJ 2019

Confira as datas mais importantes do processo de admissão e fique atento!

De julho à setembro: período de inscrição e pagamento da taxa;

Outubro: realização prova de matemática;

Novembro: realização prova de língua portuguesa;

Dezembro: convocação para exame médico, aos selecionados no concurso.

Como será a inscrição?

A inscrição Colégio Militar Rio de Janeiro 2019 acontece antes do terceiro trimestre do ano (outubro, novembro, dezembro).

O processo é feito através do site do Colégio Militar.

Importante salientar que o responsável legal pelo menor deve preencher e enviar um formulário de inscrição autorizando a candidatura do jovem em questão.

É necessário pagar uma taxa de R$ 95,00 para confirmação do candidato. O pagamento é feito apenas no Banco do Brasil.

» Prepare-se com a Apostila Colégio Militar (GRÁTIS) «

Acompanhe nossas

redes sociais