Concurso Colégio Militar: SAIU EDITAL com oferta de 505 vagas!

Foi divulgado o novo edital do Concurso Colégio Militar com a oferta de 505 vagas para níveis fundamental e médio. O Departamento de Educação e Cultura (DECEX) e a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) têm a responsabilidade no certame. Como fazer a inscrição no concurso Colégio Militar? Os interessados poderão se...

Status do concurso: Encerrado

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Concurso Colégio Militar: Último dia com inscrições abertas!

As inscrições do concurso Colégio Militar que oferta vagas para níveis fundamental e médio, ficarão abertas até o dia 23 de agosto de 2019.

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Histórico de Notícias

09/10/2017

Concurso Colégio Militar: 440 vagas para estudantes de nível fundamental!

Concurso Colégio Militar oferece ao todo 440 vagas, sendo 385 para o 6º ano do ensino fundamental e 55 para o 1º ano do ensino médio.

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Foi divulgado o novo edital do Concurso Colégio Militar com a oferta de 505 vagas para níveis fundamental e médio. O Departamento de Educação e Cultura (DECEX) e a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) têm a responsabilidade no certame.

Como fazer a inscrição no concurso Colégio Militar?

Os interessados poderão se inscrever a partir do dia 22 de julho até o dia 23 de agosto de 2019, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 95,00.

As inscrições serão realizadas nos seguintes colégios:

⇒ Colégio Militar de Belém (CMBel)
Avenida Almirante Barroso, 4348 – Souza

⇒ Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH)
Avenida Marechal Espiridião Rosas, 400, São Francisco

⇒ Colégio Militar de Brasília (CMB)
Setor de Grandes Áreas Norte, SGAN – 902/904

⇒ Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)
Avenida Presidente Vargas, 2800 – Santa Carmélia

⇒ Colégio Militar de Curitiba (CMC)
Praça Conselheiro Tomás Coelho, 1 – Tarumã

⇒ Colégio Militar de Fortaleza (CMF)
Avenida Santos Dummont s/nº

⇒ Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF)
Avenida Juscelino Kubitschek, 5200 – Nova Era

⇒ Colégio Militar de Manaus (CMM)
Rua José Clemente, 157 – Centro

⇒ Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Avenida José Bonifácio, 363 – Farroupilha

⇒ Colégio Militar de Recife (CMR)
Avenida Visconde de São Leopoldo, 198 – Engenho do Meio

⇒ Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ)
Rua São Francisco, 267 – Maracanã

⇒ Colégio Militar de Salvador (CMS)
Rua Território do Amapá, 455 – Pituba

⇒ Colégio Militar de Santa Maria (CMSM)
Rua Radialista O. Nobre, 1130 – Juscelino Kubitschek

Quem pode fazer o concurso Colégio Militar?

São 400 vagas ofertadas para admissão no sexto ano do ensino fundamental » Ver Apostila « e outras 105 vagas para admissão no 1º ano do nível médio » Ver Apostila «.

Para concorrer a uma das vagas do certame, é necessário:

– Concluir ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental (caso de ingresso no 6º ano do ensino fundamental);

– Estar cursando o 9º ano do ensino fundamental (para ingresso no 1º ano do ensino médio).

Além disso, é necessário estar dentro do limite de idade:

– Para o 6º ano do ensino fundamental: ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar dez anos até 31 de dezembro do ano da matrícula;

– Para o 1º ano do ensino médio ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Quais os Colégios Militares com vagas?

As vagas são para os seguintes colégios militares: Belém-PA (35), Belo Horizonte-MG (50), Brasília-DF (35), Campo Grande-MS (10), Curitiba-PR (35), Fortaleza-CE (55), Juiz de Fora-MG (30), Manaus-AM (35), Porto Alegre-RS (40), Recife-PE (35), Rio de Janeiro-RJ (50), Salvador-BA (40), Santa Maria-RS (35), São Paulo-SP (20).

Como será a prova do concurso Colégios Militares?

Os candidatos serão avaliados mediante as seguintes fases:

– Prova intelectual;
– Produção textual (redação);
– Inspeção de saúde;
– Comprovação dos requisitos básicos.

A prova intelectual será dividida em duas etapas, sendo que na primeira, prevista para o dia 22 de setembro de 2019, será cobrada a disciplina de matemática. Para a segunda, no dia 10 de novembro de 2019, a disciplina a ser avaliada será a de português.

O conteúdo programático varia conforme o nível de escolaridade exigido:

• 5º ano do ensino fundamental

Língua Portuguesa: Gêneros textuais e conceitos: localizar informações explícitas em um texto; inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto em que foi empregada; inferir o sentido de uma expressão a partir do contexto em que foi empregada; inferir uma informação implícita em um texto; identificar os elementos de um texto (narrador /foco narrativo). Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto: interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinho, foto, etc.); e identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. Coerência e Coesão no Processamento do Texto: estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto; estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; e estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por elementos coesivos. Relação entre Textos: reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. Relação entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido: identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados; identificar o efeito de sentido decorrente do uso da vírgula; identificar o efeito de sentido do uso da sinonímia/antonímia; identificar o efeito de sentido decorrente do uso de outros sinais de pontuação ou outras notações. Produção Textual (Redação): compreender e atender à proposta dada; organizar o texto em parágrafos; redigir períodos completos; ter noções de pontuação; empregar o vocabulário adequado ao gênero textual solicitado; empregar adequadamente os principais elementos coesivos; empregar adequadamente os sinais de acentuação; empregar adequadamente as letras maiúsculas e minúsculas; dominar a ortografia da língua; produzir texto coerente, sem ambiguidades e trechos desconexos.

Matemática: Números e operações: identificar as classes e as ordens de um número natural; identificar diferentes representações de um mesmo número racional; relacionar as representações fracionária e decimal de um mesmo número racional em situações-problema; resolver problemas que envolvam adição, subtração, multiplicação e divisão com números racionais; resolver problemas que envolvam noções de porcentagem (25%, 50% e 100%). Espaço e Forma: identificar as principais figuras geométricas e seus elementos; determinar o perímetro e as áreas dos polígonos; determinar o perímetro e a área de figuras planas em malha quadriculada; identificar os sólidos geométricos; resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de um paralelepípedo. Grandezas e Medidas: identificar horas e minutos, por meio da leitura de relógios e ponteiros; resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como: km / m / cm / mm; km2/ m2/ cm2/ mm2; kg / g / mg; e l / ml; resolver problemas que envolvam o cálculo de perímetro e de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. Tratamento da Informação: ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas; ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos.

• 9º ano do ensino fundamental

Língua Portuguesa: Gêneros textuais (poema, cordel, contos, dissertação argumentativa, sarau, textos do cotidiano, resumo, textos digitais, letras de música, dissertação expositiva e textos regionais): interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso, compreendendo o texto como um recurso multimodal; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; localizar informações implícitas em um texto; reconhecer as diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido; identicar os objetivos de textos através da relação entre tal objetivo e o percurso do autor para alcançá-lo (tese e os argumentos que a sustentam); reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados; reconhecer os efeitos de sentido construídos através da escolha lexical. Conjunção: noções básicas/valor semântico-discursivo; frase, oração e período/perspectiva semântico-discursiva; processos de composição do período/coordenação e subordinação; orações substantivas/valor semântico-discursivo; conjunções subordinativas/valor semântico-discursivo; orações adverbiais/valor semântico-discursivo; pronome relativo/valor semântico-discursivo; orações adjetivas/valor semântico-discursivo; conjunção coordenativa/valor semântico-discursivo; orações coordenadas: reconhecer as relações de coordenação e subordinação no período composto; identificar o efeito de sentido decorrente da exploração de pronomes relativos; estabelecer relações de comparação semântico-discursivas presentes nos períodos; compreender as relações semânticas que são constituídas através de elementos de composição dos períodos; perceber as relações de causa e consequência oriundas do uso de recursos semânticos; perceber as relações de oposição ou contraste oriundas do uso de recursos semânticos. Regência verbal e nominal/valor semântico-discursivo; regência verbal e nominal (crase): aplicar as regras de regência nominal e verbal e o uso da crase; aplicar as regras de colocação pronominal, de acordo com os níveis de linguagem. Produção Textual (Redação): produzir textos de acordo com os temas propostos (adequação ao tema); produzir textos de acordo com a finalidade e o objetivo comunicativo de cada proposta e gênero (adequação ao tipo textual); empregar adequadamente os principais recursos coesivos (coesão); produzir texto coerente, sem ambiguidade (coerência); selecionar o melhor percurso argumentativo para atender ao objetivo do texto (argumentação); redigir períodos completos; compreender o texto como um recurso multimodal (paragrafação, título, margem, alinhamento, separação silábica); empregar vocabulário específico com o tipo de texto solicitado (adequação vocabular); dominar a ortografia da Língua; empregar adequadamente os sinais de pontuação e acentuação.

Matemática: Números Reais: efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (potenciação – expoentes racionais); simplificar expressões numéricas envolvendo radicais; resolver problemas com números reais que envolvam operações com radicais. Cálculo Algébrico: resolver problemas que envolvam equações do 2º grau; resolver problemas que envolvam inequações do 2º grau; resolver situações problema envolvendo um sistema de duas equações do 2º grau; determinar as coordenadas de um ponto representado no plano cartesiano; representar e/ou analisar o gráfico de uma função do 1º grau no plano cartesiano; representar e/ou analisar o gráfico de uma função do 2º grau no plano cartesiano. Teorema Linear de Tales e de Pitágoras; Semelhança e Trigonometria: aplicar o Teorema Linear de Tales em diferentes contextos; resolver situações-problema aplicando o Teorema de Pitágoras; resolver problemas, em diferentes contextos, a partir da aplicação das razões trigonométricas no triângulo retângulo. Estatística: associar informações apresentadas em listas e/ou tabela aos gráficos que as representam e vice-versa; resolver problemas que envolvam dados estatísticos apresentados em tabelas; resolver problemas que envolvam dados estatísticos apresentados em gráficos.

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