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Concurso CRM PI: Edital publicado com 52 vagas para o ensino médio!

Atenção, concurseiros! Foi publicado o edital do novo concurso CRM PI (Conselho Regional de Medicina do Piauí) com a oferta de 52 oportunidades entre cargos de nível médio, entre imediatas e cadastro reserva.

Além disso, as inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até julho, com provas que serão aplicadas em agosto. Portanto, se você se interessa pela seleção confira todos os detalhes a seguir!

 

Concurso CRM PI: inscrições

Sendo assim, é de suma importância que os interessados no concurso CRM PI saibam que as inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 11 de julho por meio do site da banca organizadora do certame, o Instituto Quadrix.

Além disso, para efetivar a participação é necessário que até o dia 13 de julho os candidatos efetuem o pagamento da taxa de inscrição, que possui o valor fixo de R$ 55,00.

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Isenção de taxa

É igualmente importante que os concurseiros saibam que até as 18 horas do dia 08 de junho poderão solicitar a isenção de taxa aqueles que se enquadram nos critérios indicados abaixo:

  • estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135/2007 e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007; ou
  • for doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656/2018.

 

Vagas, cargos e salários

Nesse sentido, o novo concurso do Conselho Regional de Medicina do Piauí oferta 52 oportunidades de nível médio, sendo 02 imediatas e 50 voltadas para a formação de um cadastro reserva que poderá ser convocado durante todo o período de validade do certame.

Além disso, as vagas são destinadas ao cargo de Assistente Administrativo, de forma que a distribuição acontece entre os seguintes municípios:

  • Parnaíba – 01 imediata + 25 CR;
  • Teresina – 01 imediata + 25 CR.

 

Ademais, os aprovados no concurso público contarão com salários no valor de R$ 1.523,51 para as jornadas de trabalho de 40 horas semanais, além dos seguintes benefícios:

  • Auxílio Alimentação, no valor de R$ 990,00 (novecentos e noventa reais) por mês;
  • Auxílio transporte, no valor de R$ 318,00 (trezentos e dezoito reais) por mês.
  • Plano de Saúde (Médico, Hospitalar), conforme percentuais descritos no Plano de Cargos e Salários e Carreiras – PCSC do CRM-PI;
  • Plano de Cargos e Salários.

 

Quais são os requisitos básicos?

É igualmente essencial que os inscritos na nova seleção saibam que, para a investidura nos cargos, deverão cumprir com os requisitos básicos indicados abaixo:

  • Conhecer e cumprir as determinações deste edital e ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, dentro do número de vagas.
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição da República Federativa do Brasil.
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da contratação.
  • Apresentar, quando da convocação, os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o exercício do cargo, constante do Anexo I deste edital, bem como outros documentos que se fizerem necessários à época da contratação.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos.
  • Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Apresentar declaração de que não acumula cargo ou função pública, ou proventos de inatividade, ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo.
  • Não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade das esferas federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.

 

Quais são as atribuições do cargo?

Além disso, também é de suma importância que os candidatos do concurso CRM PI conheçam as funções a serem desempenhadas pelos contratados pelo órgão. Portanto, as atribuições para Assistente Administrativo são:

  • Organizar e manter atualizado o Banco de Dados dos profissionais médicos inscritos e das empresas prestadoras de serviços médicos registrados, bem como resoluções, portarias e atos normativos e administrativos pertinentes ao assunto; Responsabilizar-se pelas informações aos interessados a respeito de processos, papéis e outros documentos arquivados; Promover a numeração e expedição de correspondência oficial; Manter serviços de protocolo das correspondências e de papéis, documentos e requerimentos; Examinar e registrar os processos administrativos em tramitação no CRM-PI; Manter atualizado o sistema informatizado de informações administrativas; Autorizar a retirada, por servidores e Conselheiros, de processos arquivados; Organizar o sistema de registro, de referência e de índice necessários á pronta consulta de qualquer documento arquivado; Dar sequência á tramitação de processos administrativos; Promover a elaboração e determinar a expedição de atos, resoluções, certidões, convocações em geral, avisos e demais documentos solicitados pela Presidência, Diretoria e demais membros do CRM-PI; Expedir relatórios sobre o andamento de processos aos Conselheiros; Rever periodicamente os processos arquivados, dando adequação a cada um; Ajudar na organização e coordenação de todos os eventos realizados no CRM-PI; Organizar em arquivo a documentação relativa a cada Conselheiro; Organizar e manter em arquivo separado os projetos destinados à ordem do dia; Zelar e responsabilizar-se pelos processos, documentos e papéis em andamento de interesse da Presidência, Diretoria e demais membros do CRM-PI; Receber e registrar documentos, anexá-los, se necessário, distribui-los e controlar sua movimentação interna; Promover todos os serviços de digitação em geral; Planejar e organizar controlando todas as atividades sob sua responsabilidade; Apresentar, anualmente ou quando for solicitado, o relatório dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão; etc.

 

Concurso CRM PI: como serão as provas?

Ademais, é imprescindível, por fim, que os candidatos do concurso CRM PI saibam que serão avaliados exclusivamente por meio de provas objetivas, previstas para serem aplicadas no dia 14 de agosto, no turno da tarde.

Além disso, as avaliações serão aplicadas nos municípios de Teresina e Parnaíba, no Piauí. Dessa forma, serão cobradas 120 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas abaixo:

Conhecimentos Básicos – 40 questões

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico e Matemática.

 

Conhecimentos Complementares – 30 questões

  • Legislação e Ética na Administração Pública;
  • Atualidades.

 

Conhecimentos Específicos – 50 questões

  • Noções de:
    • Direito Administrativo;
    • Administração Pública;
    • Administração de Recursos Materiais;
    • Arquivologia;
  • Atendimento ao Público;
  • Legislação Aplicada ao Sistema CFM/CRMs.

 

Nesse sentido, a prova valerá 120 pontos no total e, para ser considerado como aprovado, é preciso que o concurseiro obtenha, cumulativamente:

  • nota igual ou superior a 10,00 pontos na área de Conhecimentos Básicos;
  • nota igual ou superior a 8,00 pontos na área de Conhecimentos Complementares;
  • igual ou superior a 12,00 pontos na área de Conhecimentos Específicos;
  • igual ou superior a 34,00 pontos na prova objetiva.

 

Sobre o CRM PI

Competências

Art. 2º – Compete ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí:

  • deliberar sobre a inscrição e cancelamento dos médicos e empresas no quadro do Conselho;
  • manter um registro dos médicos, legalmente habilitados, com exercício na respectiva Região;
  • fiscalizar o exercício da profissão de médico, inclusive mediante a fiscalização da propaganda e publicidade feita por profissionais médicos e entidades ligadas à Medicina;
  • conhecer, apreciar e decidir os assuntos atinentes à ética profissional, impondo as penalidades que couberem;
  • organizar o seu Regimento Interno, submetendo-o à aprovação do Plenário ad referendum do Conselho Federal de Medicina;
  • velar pela conservação da honra e da independência do Conselho e pelo livre exercício legal dos direitos do médico;
  • promover, por todos os meios ao seu alcance, o perfeito desempenho técnico e moral da Medicina e o prestigio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente;
  • publicar relatórios anuais de seus trabalhos e a relação dos profissionais e empresas registrados;
  • exercer os atos de jurisdição que por lei lhes sejam contidos;
  • representar ao Conselho Federal de Medicina sobre providências necessárias para a regularização dos serviços e da fiscalização do exercício da profissão;
  • realizar eleições para o Corpo de Conselheiros, no término de cada mandato, na forma da legislação em vigor;
  • dispor sobre sua administração;
  • eleger sua Diretoria e suas Comissões;
  • promover eleições para as Comissões de Ética;
  • cobrar anuidade, taxas, emolumentos, multas e outras obrigações permitidas em lei;
  • convocar a Assembleia Geral, na forma da lei;
  • deliberar sobre o orçamento anual e suas alterações, a prestação de contas da Diretoria e o relatório do Presidente;
  • expedir carteiras profissionais e outros documentos previstos em lei;
  • criar Delegacias ou Representações Seccionais, quando julgar oportuno, com o objetivo de descentralizar suas atividades.

 

Missão

Promover o exercício da Medicina e propiciar as condições ideais do trabalho médico em prol da sociedade.

Visão

Ser reconhecido como a instituição que atua com excelência na garantia do exercício ético e eficaz da prestação de serviços médicos.

Valores

Ética, credibilidade, competência, reconhecimento, disciplina.

 

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