Pesquisar no blog

O novo concurso CRQ ES (Conselho Regional de Química do Espírito Santo) conta com banca organizadora definida, sendo ela a ABCP.

Serão ofertadas do no certame uma vaga para o cargo de Profissional de Fiscalização e uma vaga para Profissional de Suporte Técnico.

Concurso CRQ ES: situação atual

Banca definida

Com a definição da banca organizadora, o edital pode ser publicado em breve. No dia 4 de novembro, foi publicado no diário oficial da União, o extrato do contrato com a banca organizadora, que será a Associação Brasileira de Concursos Públicos (ABCP).

O contrato foi assinado no último dia 22 de outubro, com validade até 22 de outubro de 2022, prazo para que sejam realizados todos os procedimentos da seleção, incluindo publicação de edital, recebimento de inscrições, aplicação de provas e divulgação dos resultados.

Os cargos que contarão com oportunidades serão os de Assistente Administrativo da área de profissionais de Suporte Técnico e Fiscal, da área de profissionais da fiscalização.

Também já está certo que a oferta será de uma vaga para cada cargo. As exigências e remunerações deverão ser divulgados com a publicação do edital.

Sobre o CRQ ES

A Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956, criou o Conselho Federal e os Regionais de Química e dispõe sobre o exercício da profissão de Químico.

Desta forma, em 19 de novembro de 2010, o Conselho Federal de Química criou o Conselho Regional de Química da 21ª Região – CRQ XXI, que tem como atribuições as determinadas no art. 6 da Resolução Normativa do CFQ nº 2, de 08 de julho de 1957:

a) registrar os profissionais e as firmas, de acordo com a Lei nº 2.800, de 18.06.1956, e expedir as carteiras profissionais, e as certidões correspondentes;
b) examinar reclamações e representações escritas acerca dos serviços de registro, e das infrações da referida Lei nº 2.800, e decidir a respeito;
c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações á Lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sobre fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada;
d) publicar relatórios anuais de seus trabalhos e periodicamente, a relação dos profissionais registrados;
e) organizar seu regimento interno, submetendo-o a aprovação do Conselho Federal de Química;
f) sugerir ao Conselho Federal de Química as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional;
g) admitir a colaboração dos sindicatos e das associações de profissionais nos casos das matérias das letras anteriores;
h) eleger um delegado-eleitor para a assembleia referida na letra b do art. 4º, da Lei nº 2.800 de 18 de junho de 1956;
i) efetuar a arrecadação de taxas e anuidades previstas e recolher, trimestralmente, 1/4 da arrecadação à tesouraria do Conselho Federal de Química.

Último concurso

O último concurso do Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ 21ª Região), Espírito Santo aconteceu em 2014. Confira abaixo os cargos e vagas:

  • 1 (uma) vaga para PSA – Serviços Administrativos;
  • 1 (uma) vaga para PST – Assistente Administrativo;
  • 2 (duas) vagas de nível médio técnico para o cargo de PFI – Fiscal (Profissões do Sistema CFQ/CRQ);
  • 1 (uma) vaga de nível superior para o cargo de PES – Administrador;
  • Formação de Cadastro de Reserva para os cargos PSI – Profissões do Sistema CFQ/CRQ; e
  • PES – Analista de Suporte Técnico e Operacional.

 

As remunerações variam de R$ 1.017,00 a R$ 3.014,19, em jornadas de 20 e 40 horas por semana.

Para todos os cargos, a prova contou com 50 questões, da seguinte forma:

  • língua portuguesa – 10
  • raciocínio lógico e matemático – 5
  • legislação aplicada ao CFQ/CRQ – 5
  • conhecimentos em microiformática – 5
  • conhecimentos específicos – 25

 

A parte de conhecimentos específicos contou com peso 1,8, enquanto as demais disciplinas contaram com peso um.

Acompanhe nossas

redes sociais