Voltar
Um novo edital do concurso Detran AL pode ser publicado em breve! O Ministério Público de Alagoas entrou com ação civil para que a Justiça impeça a contratação de novos servidores terceirizados para o Detran Alagoas.
O MP também determinou também o afastamento de contratados irregularmente e estipulou o prazo de 180 dias para que o órgão realize seleção pública para contratação de servidores efetivos. A expectativa é que sejam ofertadas 138 vagas.
O Ministério Público Estadual ingressou uma ação solicitando que a Justiça impeça a contratação de servidores terceirizados para o Depen AL. Também, foi requisitado que um novo concurso seja realizado em até 180 dias, para contratação de servidores efetivos.
Conforme o documento: “Ao todo são 138 precarizados a serem contratados à revelia do concurso público”. As vagas serão para o cargo de auxiliar administrativo, que exige ensino médio completo; curso básico de qualificação de até duzentas horas/aula e um a dois anos de experiência funcional.
Além disso, o texto também diz que: “a admissão de pessoal em empregos terceirizados, existindo cargos efetivos no quadro funcional, sem o pertinente concurso é absolutamente inconstitucional e nula.”
De acordo com o próprio Departamento, o Detran AL contém um déficit de 149 servidores efetivos.
Estão autorizadas, por lei, um total de 400 vagas efetivas, assim divididas:
A maior defasagem de cargos vagos está para Assistente de Trânsito, com 112 cargos vagos. Já para o cargo de Analista de Trânsito, possui 35 cargos vagos.
Conforme a Lei 7.823/2016, a remuneração inicial é de R$ 3.024,82 para o cargo de Assistente de Trânsito. Para o cargo de Analista de Trânsito, o subsídio de R$ 5.041,37.
Como houve uma restruturação da carreira em 2016 (Lei 7.822/2016), somente existem os cargos de Analista de Trânsito e de Assistente de Trânsito, ambos de nível superior. Os demais cargos estão em processo de extinção.
A última seleção do Detran AL ofertou 400 vagas, que foram distribuídas em todo o estado. As provas aconteceram nas cidades de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Penedo, União dos Palmares e Santana do Ipanema.
As vagas foram distribuídas para os seguintes cargos:
As provas foram compostas por 50 questões objetivas de múltipla escolha, com o candidato devendo obter 50% de acerto para ser considerado aprovado.
Confira a seguir as disciplinas cobradas no último concurso.
As provas discursivas foram apenas para os cargos de Procurador Autárquico, no qual o candidato teve que elaborar uma peça processual (parecer jurídico). A nota máxima possível foi de 100 pontos.
Servidores do Departamento de Trânsito de Alagoas decidiram iniciar uma greve.. Uma das cobranças é para um novo concurso Detran AL! Confira detalhes!
Continuar lendo