Concurso Detran ES: AUTORIZADO! 94 vagas para médio e superior!

O novo concurso Detran ES (Departamento de Trânsito do Estado do Espírito Santo) já está autorizado! O certame conta inclusive com Comissão já formada. Serão 94 vagas ofertadas para os cargos de Assistente de Trânsito e Analista de Trânsito, de nível médio e superior. O que falta para o concurso Detran ES sair? O certame já conta com...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

O novo concurso Detran ES (Departamento de Trânsito do Estado do Espírito Santo) já está autorizado! O certame conta inclusive com Comissão já formada.

Serão 94 vagas ofertadas para os cargos de Assistente de Trânsito e Analista de Trânsito, de nível médio e superior.

O que falta para o concurso Detran ES sair?

O certame já conta com Comissão Organizadora definida. Ela, agora, fará a análise das propostas das empresas que têm interesse em ser responsável pelo concurso. Por fim, ocorrerá a soltura do edital, dando início ao processo.

Vagas concurso Detran ES

As vagas que serão ofertadas no concurso já estão definidas. Confira:

São elas:

Nível Médio

  • Assistente de Trânsito (80 vagas);

Nível Superior

  • Analista de Trânsito (14 vagas).

Salários concurso Detran ES

Os salários ofertados pelo Detran ES são os seguintes:

  • Assistente de Trânsito: a remuneração inicial tem o valor de R$ 2.409,75;
  • Analista de Trânsito: a remuneração inicial tem o valor de R$ 5.179,94.

Requisitos dos cargos ofertados Detran ES

Assistente de Trânsito: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Analista de Trânsito: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Quais os requisitos básicos para investidura no concurso Detran ES?

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal;
  • Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse;
  • Estar no gozo de seus direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de candidatos do sexo masculino);
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, na data da posse;
  • Apresentar atestado de antecedentes criminais.

Quais as atribuições dos cargos do concurso Detran ES?

Assistente de Trânsito: executar, sob orientação superior direta, tarefas de apoio técnico e administrativo nas áreas de registro e licenciamento de veículos, habilitação e educação para o trânsito, bem como nas áreas de administração, gestão de pessoas, orçamento, finanças, patrimônio, material, serviços gerais, protocolo, arquivo, documentação e informática do DETRAN/ES, de acordo com o setor em que atua.

Analista de Trânsito: planejar, regular, normatizar, organizar, fiscalizar, auditar e/ou executar atividades, planos, programas, projetos e ações nas áreas de habilitação de condutores e de registro e licenciamento de veículos, de acordo com o Código Nacional de Trânsito, bem como avaliar, conceber e formular medidas e soluções que objetivem a otimização do desempenho gerencial, administrativo e operacional do DETRAN/ES, de acordo com assuntos específicos do setor em que atua.

Último concurso Detran ES

O último concurso Departamento de Trânsito do Estado do Espírito Santo aconteceu no ano de 2010, com uma oferta de 50 vagas para cargos de nível médio e técnico. A responsabilidade sob o certame foi da Cebraspe (Cespe/UnB).

Os cargos ofertados foram de:

Nível Médio

  • Assistente Técnico de Trânsito

Nível Superior

  • Técnico Superior – Administrador;
  • Técnico Superior – Advogado;
  • Técnico Superior – Analista de Sistemas;
  • Técnico Superior – Contador;
  • Técnico Superior – Estatístico;
  • Técnico Superior – Jornalista;
  • Técnico Superior – Psicólogo.

Provas Detran ES 2010

Os candidatos foram avaliados mediante provas objetivas. A estrutura da prova era a seguinte: Conhecimentos Básicos (50 questões) e Conhecimentos Específicos (70 questões).

Houve também a aplicação de prova discursiva e análise de títulos para cargos de nível superior.

O conteúdo programático era o seguinte:

Nível Médio

  • Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.
  • Informática: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office. 2 Sistema operacional Windows. 3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet e intranet. 4 Conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  • Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade; equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Nível Superior

  • Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras.
  • Informática: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office. 2 Sistema operacional Windows. 3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet e intranet. 4 Conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  • Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelasverdade; equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
  • Administração Pública: 1 Estrutura organizacional da administração pública: natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa do estado do Espírito Santo; administração direta e indireta; agências executivas e reguladoras. 4 Gestão de processos. 5 Gestão de contratos. 6 Planejamento Estratégico. 7 Lei Complementar nº 46/1994 (Estatuto dos Servidores do Estado do Espírito Santo). 8 Ética no serviço público: comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço.
  • Legislação de Trânsito: Código de Trânsito Brasileiro: Lei nº 9.503/1997, suas alterações e resoluções do CONTRAN pertinentes à condução de veículos automotores, licenciamento de veículos, habilitação, infrações e penalidades e educação de trânsito.
Acompanhe nossas

redes sociais