Novo concurso Detran PE (Departamento de Trânsito de Pernambuco) é solicitado, após 12 anos sem publicação de edital.
Além disso, o processo seletivo já deve estar no radar do Governo, apesar de ainda não existir uma previsão para a autorização.
Concurso Detran PE: situação atual
Novo edital solicitado
Como dito anteriormente, após 12 anos sem uma seleção, o Presidente do Departamento de Trânsito de Pernambuco solicitou um novo edital do concurso Detran PE.
Índice
Além disso, tal pedido foi enviado à Secretária de Administração do Estado de Pernambuco, de forma que ainda não existem previsões acerca de quando o novo concurso será autorizado. Entretanto, a seleção já deve ser pauta no Governo.
Ainda assim, o presidente também informou que o aumento da população acarreta em um aumento de veículos pelo estado, de forma que é necessário que novos servidores ativos sejam contratados para que um trabalho de qualidade seja oferecido à população.
É igualmente importante destacar que a empresa também conta com vacâncias, visto que ao longo dos anos existiram exonerações, falecimentos, aposentadorias, entre outros.
Último concurso Detran PE
Por fim, enquanto novidades acerca da nova seleção solicitada não são divulgadas, é importante que os concurseiros interessados no concurso coletem informações acerca do último edital, a fim de possuir alguma ideia do que pode vir a ser oferecido.
Dessa forma, o último concurso Detran PE foi realizado há 12 anos, em 2010, quando foram ofertadas 100 oportunidades de níveis médio/técnico e superior sob a organização da Funcab (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt).
Além disso, as oportunidades foram destinadas aos cargos de Técnico de Trânsito e Analista de Trânsito em diversas especialidades. Portanto, conheça cada uma delas:
Técnico de Trânsito
- Agente de Trânsito – 19 vagas;
- Técnico em Contabilidade – 01 vaga;
- Assistente de Trânsito – 50 vagas.
Analista de Trânsito
- Analista de Trânsito – 05 vagas;
- Orientador Educacional de Trânsito – 04 vagas;
- Engenheiro de Trânsito – 03 vagas;
- Assessor Jurídico – 03 vagas;
- Contador – 01 vaga;
- Estatístico – 02 vagas;
- Analista de Gestão – 05 vagas;
- Assistente Social – 01 vaga;
- Psicólogo – 01 vaga;
- Engenheiro – 01 vaga;
- Engenheiro de Segurança do Trabalho – 01 vaga;
- Jornalista – 01 vaga;
- Bibliotecário – 01 vaga.
Ademais, as remunerações dos aprovados da época foram de R$ 1.138,00 para os cargos de nível médio e de R$ 2.210,32 para os de nível superior, para jornadas de trabalho de 30 horas semanais.
Nesse sentido, durante a seleção os candidatos foram avaliados por uma única etapa avaliativa, sendo ela de Prova Objetiva, em que deveriam responder a 60 questões de múltipla escolha.
Além disso, as questões foram sobre disciplinas como Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos.