Concurso SEE SP: Confirmadas vagas para Professor | Nova Concursos

Concurso SEE SP: Confirmadas 15 mil vagas para Professor!

Novo concurso SEE SP (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo) deverá contar com vagas para para Professor de Educação Básica. Por conta da pandemia, a Secretaria não pode dar andamento ao novo certame. O último concurso para efetivos no cargo de Professor de Educação Básica foi realizado há mais de 5 anos, em 2013. Situação...

Status do concurso: Previsto

Materiais disponíveis

Cursos SEE-SP - Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Novo concurso SEE SP (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo) deverá contar com vagas para para Professor de Educação Básica.

Por conta da pandemia, a Secretaria não pode dar andamento ao novo certame. O último concurso para efetivos no cargo de Professor de Educação Básica foi realizado há mais de 5 anos, em 2013.

Concurso SEE SP: situação atual

Devido a situação da pandemia de Covid-19, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo não conseguiu dar andamento aos trâmites para a publicação do edital.

Além disso, segundo a assessoria do órgão,  a SEE SP deu início ao processo para solicitar a prorrogação do contrato de 20.014 funcionários temporários. Outro pedido em andamento é a autorização de contratação de 8 mil agentes de organização escolar.

Vale lembrar que as vagas ofertadas são para os cargos de Professor de Educação Básica II e serão preenchidos ao longo do ano de lançamento do edital. A carreira exige formação de nível superior, e a remuneração inicial é de R$ 2.585,00, com jornada de trabalho de 40h semanais.

A previsão era que o edital fosse publicado em 2019, o que não ocorreu. A realização do concurso faz parte do projeto “Juntos Pela Escola”, em que o governo visa atender a demandas das escolas públicas.

Junto com o concurso efetivo, é esperada também a autorização para o provimento de 12.500 vagas temporárias, totalizando preenchimento de 27.500 vagas na SEE SP.

Concurso SEE SP: carreiras

Cargos e vagas

O  governo de São Paulo já tinha anunciado, em agosto de 2018, que haverá 15 mil vagas ofertadas por meio de edital. As vagas serão para reposição de docentes contratados em caráter excepcional e temporário.

Requisitos

Conforme a Lei Complementar nº 836, de 30, publicada no DOE de 31-12-97, no que concerne à habilitação/qualificação dos profissionais de educação, para provimento de cargo de Professor Educação Básica II, o candidato deverá comprovar no ato da posse, conclusão de Curso Superior: licenciatura de graduação plena, com habilitação específica em área própria ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

Último concurso SEE SP

O último concurso da Secretaria para o cargo de professor de Educação Básica II, ocorreu em 2013 e contou com a oferta de mais de 59 mil vagas, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

  • Artes
  • Biologia
  • Ciências Físicas e Biológicas
  • Educação Física
  • Física
  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Língua Espanhola
  • Língua Inglesa
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Química
  • Sociologia
  • Educação Especial – Deficiências Auditiva, Física, Intelectual, Visual e Transtornos Globais de Desenvolvimento.

 

A seleção ficou sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Etapas da última seleção

A seleção contou com duas etapas, a primeira de caráter classificatório e eliminatório, foram provas objetivas e discursivas sobre  Conhecimentos Pedagógicos e Específicos de cada disciplina.

Já a segunda etapa contou com avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Prova objetiva

A aplicação das provas – Parte Objetiva e Parte Dissertativa foi realizada em um único dia, na seguinte conformidade:

Conhecimentos Pedagógicos – período da manhã  :

  • Parte Objetiva, contendo 50(cinquenta) questões referentes a conhecimentos pedagógicos da disciplina do cargo, única para as 02 inscrições;
  • Parte Dissertativa, composta por 02(duas) questões dissertativas, tendo como referência o conteúdo pedagógico – única para 02 (duas) inscrições.

Conhecimentos Específicos – período da tarde:

  • Parte Objetiva, contendo 30(trinta) questões referentes à Formação Específica do Professor, para cada disciplina objeto do concurso.

Prova discursiva

Na avaliação da prova dissertativa foram considerados: a compreensão e o conhecimento dos temas, o desenvolvimento e a adequação da argumentação, a conexão e a pertinência, a objetividade e a sequência lógica, dentre outros critérios estabelecidos em edital a ser oportunamente divulgado. A prova dissertativa terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

Avaliação de Títulos

Somente foram analisados os títulos de candidatos habilitados e aprovados nas provas objetiva e dissertativa.

Histórico de Notícias

22/07/2021

Concurso SEE SP: Secretaria tem mais de 150 mil cargos vagos!

Ainda sem previsão de um novo concurso SEE SP, a secretaria vem convivendo com o alto número de vacâncias. Já são 157.493 cargos vagos atualmente. Confira!

Continuar lendo
18/06/2021

Concurso SEE SP: 38 mil vagas temporárias podem ser autorizadas!

O concurso SEE SP pode oferecer até 38 mil vagas para temporários, mediante aprovação. Veja mais sobre o último concurso público realizado.

Continuar lendo
29/07/2015

O que cai na prova: SEE-SP

Continuar lendo
27/07/2015

SEE-SP: edital para 220 oportunidades para todo o estado

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais