Voltar
Novo concurso SEE SP (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo) deverá contar com vagas para para Professor de Educação Básica.
Por conta da pandemia, a Secretaria não pode dar andamento ao novo certame. O último concurso para efetivos no cargo de Professor de Educação Básica foi realizado há mais de 5 anos, em 2013.
Devido a situação da pandemia de Covid-19, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo não conseguiu dar andamento aos trâmites para a publicação do edital.
Além disso, segundo a assessoria do órgão, a SEE SP deu início ao processo para solicitar a prorrogação do contrato de 20.014 funcionários temporários. Outro pedido em andamento é a autorização de contratação de 8 mil agentes de organização escolar.
Vale lembrar que as vagas ofertadas são para os cargos de Professor de Educação Básica II e serão preenchidos ao longo do ano de lançamento do edital. A carreira exige formação de nível superior, e a remuneração inicial é de R$ 2.585,00, com jornada de trabalho de 40h semanais.
A previsão era que o edital fosse publicado em 2019, o que não ocorreu. A realização do concurso faz parte do projeto “Juntos Pela Escola”, em que o governo visa atender a demandas das escolas públicas.
Junto com o concurso efetivo, é esperada também a autorização para o provimento de 12.500 vagas temporárias, totalizando preenchimento de 27.500 vagas na SEE SP.
O governo de São Paulo já tinha anunciado, em agosto de 2018, que haverá 15 mil vagas ofertadas por meio de edital. As vagas serão para reposição de docentes contratados em caráter excepcional e temporário.
Conforme a Lei Complementar nº 836, de 30, publicada no DOE de 31-12-97, no que concerne à habilitação/qualificação dos profissionais de educação, para provimento de cargo de Professor Educação Básica II, o candidato deverá comprovar no ato da posse, conclusão de Curso Superior: licenciatura de graduação plena, com habilitação específica em área própria ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.
O último concurso da Secretaria para o cargo de professor de Educação Básica II, ocorreu em 2013 e contou com a oferta de mais de 59 mil vagas, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
A seleção ficou sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A seleção contou com duas etapas, a primeira de caráter classificatório e eliminatório, foram provas objetivas e discursivas sobre Conhecimentos Pedagógicos e Específicos de cada disciplina.
Já a segunda etapa contou com avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A aplicação das provas – Parte Objetiva e Parte Dissertativa foi realizada em um único dia, na seguinte conformidade:
Conhecimentos Pedagógicos – período da manhã :
Conhecimentos Específicos – período da tarde:
Na avaliação da prova dissertativa foram considerados: a compreensão e o conhecimento dos temas, o desenvolvimento e a adequação da argumentação, a conexão e a pertinência, a objetividade e a sequência lógica, dentre outros critérios estabelecidos em edital a ser oportunamente divulgado. A prova dissertativa terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.
Somente foram analisados os títulos de candidatos habilitados e aprovados nas provas objetiva e dissertativa.
Está em análise um novo concurso SEE SP, a previsão é que o certame oferte 45.374 vagas para professores temporários e efetivos! Saiba mais!
Continuar lendoAinda sem previsão de um novo concurso SEE SP, a secretaria vem convivendo com o alto número de vacâncias. Já são 157.493 cargos vagos atualmente. Confira!
Continuar lendoO concurso SEE SP pode oferecer até 38 mil vagas para temporários, mediante aprovação. Veja mais sobre o último concurso público realizado.
Continuar lendo