Concurso DPE PI: Novo edital pode sair em breve! | Nova Concursos

Concurso DPE PI: Vagas para Defensor podem sair em breve!

Com mais de 10 anos sem uma seleção DPE PI Defensor, um novo edital pode ser publicado ainda neste semestre. Isso porque, o órgão segue planejando a realização deste concurso desde 2020. Inclusive, segundo um relatório de atividades divulgado pela Subdefensoria-Geral do Estado, foi feita uma reunião com o Cebraspe, empresa organizadora de...

Status do concurso: Previsto
BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

Com mais de 10 anos sem uma seleção DPE PI Defensor, um novo edital pode ser publicado ainda neste semestre. Isso porque, o órgão segue planejando a realização deste concurso desde 2020. Inclusive, segundo um relatório de atividades divulgado pela Subdefensoria-Geral do Estado, foi feita uma reunião com o Cebraspe, empresa organizadora de concursos.

No entanto, o próprio DPE PI ainda não se manifestou sobre o andamento e possíveis trâmites deste edital. 

Vale ressaltar que o último concurso DPE PI Defensor foi realizado em  2009, sob organização do antigo Cespe, atual Cebraspe. Foram ofertadas 12 vagas para o cargo de Defensor Público de 1ª categoria, sendo três reservadas aos candidatos portadores de deficiência. Os salários iniciais eram de R$ 14.224,28.

Situação atual do concurso DPE PI

O novo concurso DPE PI (Defensoria Pública do Piauí) terá edital divulgado nos próximos meses.

O número de vagas ainda não foi divulgado, mas as chances serão para o cargo de Defensor Público.

Segundo informações do DPE PI, até o momento o processo do certame se encontra na fase de providências administrativas prévias, entre elas a regulamentação pelo Conselho Superior da Defensoria de cotas raciais.

Portanto ainda não há uma data prevista para a publicação do edital, assim como o quantitativo de vagas que será ofertado.

Escolha da banca organizadora

O processo de escolha da banca organizadora do concurso DPE-PI já foi iniciado e segue em andamento. A boa notícia é que existe uma organizadora cotada para organizar o certame.

Segundo relatório de atividades divulgado pela Subdefensoria Pública-Geral do Estado, recentemente foi feita uma reunião com a banca organizadora Cebraspe.

Contudo, a DPE PI não confirma o Cebraspe como empresa escolhida para organizar o concurso DPE PI, uma vez que “a instituição organizadora ainda não foi contratada”.

Seleção DPE PI Defensor: Carreira

Remunerações e Benefícios

  • 1ª Categoria: 24.370,85
  • 2ª Categoria: 25.589,37
  • 3ª Categoria: 26.868,86
  • 4ª Categoria: 28.212,30
  • Categoria especial: 29.622,92

Requisitos

Possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense.

Último concurso DPE PI para o cargo de Defensor

O último edital do concurso DPE PI que ofereceu vagas para o cargo de Defensor Público do Estado do Piauí aconteceu há 12 anos, em 2009. Na ocasião, o edital contou com oferta de 12 vagas.

A organização do concurso foi do Cebraspe, o que fortalece a possibilidade de que a empresa seja novamente responsável pela realização do novo concurso DPE PI.

Como foi a avaliação dos candidatos?

A última seleção DPE PI Defensor foi dividida em um total de 4 etapas:

  • Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita subjetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita prática subjetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Prova objetiva

Os candidatos no concurso da Defensoria Pública do Estado do Piauí tiveram que se preparar para responder questões sobre as seguintes disciplinas na prova objetiva:

  • Cargo: Defensor Público de 1ª categoria
    Direito Constitucional;
    Direito Administrativo;
    Direito Penal ;
    Direito Processual Penal ;
    Direito Civil ;
    Direito Processual Civil;
    Direitos Difusos e Coletivos;
    Direito da Criança e do Adolescente ;
    Direitos humanos;
    Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública; do Estado.

Estrutura da prova

A prova objetiva foi formada por 100 questões. As questões foram do tipo múltipla escolha, com cinco opções e uma única correta. O valor total da prova foi de 10,00 pontos. O candidato teve a sua disposição 5 horas para a realização da prova que foi aplicada no dia 15 de novembro de 2009.

Prova escrita subjetiva

A prova escrita subjetiva foi avaliada em um total de 12,00 pontos e foi composta de 3 questões discursivas, cada uma valendo até 4,00 pontos. Os candidatos realizaram a prova no dia 10 de janeiro de 2010. As questões cobraram um conteúdo relacionado às disciplinas de: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Civil; Direito  Processual Civil; Direitos Difusos e Coletivos; Direito da Criança e do Adolescente; e Direitos Humanos.

Prova escrita prática subjetiva

Os candidatos aprovados nas etapas anteriores realizaram uma prova escrita prática subjetiva que valeu até 18,00 pontos. A prova consistiu na elaboração de duas peças jurídicas abrangendo os temas de: Direito Processual Civil e Direito Processual Penal.

Avaliação de Títulos

A última etapa da seleção foi a avaliação de títulos. Os candidatos poderiam pontuar em até 1,00 ponto conforme os títulos apresentados.

Histórico de Notícias

14/05/2021

Concurso DPE PI: Nova seleção para área administrativa é solicitada!

A Defensoria Pública do Estado do Piauí pode ter um segundo concurso DPE PI ainda neste ano de 2021. Entenda melhor a situação!

Continuar lendo
11/05/2021

Concurso DPE PI tem novo regulamento e oferta será para Defensor!

Um novo regulamento para o concurso DPE PI foi aprovado pelo Conselho Superior. Estão previstas vagas para Defensor no próximo certame. Confira!

Continuar lendo
16/04/2021

Concurso DPE PI: Nova seleção é prevista para este ano!

Um novo concurso DPE PI está no radar para 2021, segundo o defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis. Confira previsões e detalhes!

Continuar lendo
17/03/2021

Concurso DPE PI: Novo edital está próximo!

Atenção concurseiros! Com previsão para este ano, o concurso DPE PI está em processo de escolha da banca organizadora. Confira detalhes!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais