Emater AL: Edital com 100 vagas está confirmado! | Nova Concursos

Concurso Emater AL: Novo edital com 100 vagas está confirmado!

Novo concurso Emater AL (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas) terá edital publicado em 2022. Além disso, são previstas 100 vagas para a área da Assistência Técnica Agrícola. Situação atual Necessidade do novo edital  Sobre a Emater AL Último concurso  Prova Objetiva  Ava...

Status do concurso: Previsto

Novo concurso Emater AL (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas) terá edital publicado em 2022.

Além disso, são previstas 100 vagas para a área da Assistência Técnica Agrícola.

Concurso Emater AL: situação atual

Durante uma live, o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas (Seplag Alagoas), Fabrício Marques, informou que o próximo concurso Emater AL ocorrerá no próximo ano.

Além disso, anteriormente, o governador, Renan Filho, anunciou que serão ofertadas cerca de 100 vagas para a área da Assistência Técnica Agrícola.

“Desde o início do ano temos discutido com muitas categorias e gestores sobre as demandas de contratações, analisando as restrições legais para o lançamento de concursos e sempre tendo em vista o limite do princípio do equilíbrio fiscal. Esses concursos em específico são muito importantes para que o Estado consiga cumprir o seu papel no fortalecimento da política agropecuária. Esperamos fomentar esse setor que vem crescendo acima da média e, por meio disso, contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, disse o titular da Seplag.

Vale lembrar que no mês de junho deste ano, o titular explicou que a seleção deveria ocorrer no próximo ano devido à Lei Complementar 173, que permite seleções somente para a reposição de cargos vagos até dezembro deste ano.

Necessidade de um novo edital

No ano de 2020, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag AL), Givaldo Teles, destacou a necessidade de um novo concurso público, devido aos mais 30 anos sem uma seleção.

“O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rural e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato como bolsistas. Há mais de 30 anos não realiza um concurso na área da Agricultura em Alagoas”.

De acordo com informações do portal da transparência, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas possui 45 servidores ativos, sendo que a maioria é comissionada.

Sobre a Emater AL

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL, Autarquia de regime especial vinculada a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), foi criado através da Lei 7.291, de 01 de Dezembro de 2011.

Competência

O Instituto foi criado com o objetivo de realizar pesquisa agropecuária, prestar assistência técnica, geração e adaptação de tecnologias por meio de metodologias educativas e participativas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em todo estado.

Além disso, tem o desafio de diminuir a pobreza em Alagoas, desenvolvendo programas e projetos de pesquisa capazes de gerar conhecimento, tecnologias e métodos de gestão da Agricultura Familiar, visando proporcionar ao agricultor familiar melhoria na qualidade de serviços e de vida.

De acordo com o levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA -, Alagoas possui atualmente 326 mil pessoas desenvolvendo atividades no meio rural ligadas a Agricultura Familiar, isso quer dizer que 72% da mão de obra ocupada no meio rural são de famílias que tiram seu sustento do campo.

Fomentar a Agricultura Familiar, a partir do acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores, é a missão da nova entidade. Que trabalhará ainda a diversificação da produção e o consumo de alimentos regionais, com base nas especificidades culturais e em práticas alimentares promotoras da saúde, de forma a garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias alagoanas.

Último concurso Emater AL

Para usarmos como referência tomamos o concurso Emater do estado do Ceará, o Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), que foi realizado em 2018.

Neste certame foram oferecidas 2.893 vagas, entre imediatas e para cadastro reserva, com oportunidades para candidatos de níveis médio e superior.

Os candidatos foram avaliados através de duas etapas, sendo elas:

  • Prova objetiva
  • Avaliação de títulos

Prova Objetiva

A prova objetiva, de carater eliminatório e classificatório,  contou com o total de 60 questões, sendo elas 40 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos.

A avaliação teve duração de 4 horas e as questões foram de multipla escolha, versando sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Atualidades
  • Convivência Societária
  • Conhecimentos Específicos

 

Além desta etapa os candidatos de nível superior passaram também pela prova de títulos. A banca responsável por este concurso foi o CETREDE.

Avaliação de Títulos

A avaliação de títulos, de caráter somente classificatório, foi aplicada  somente aos candidatos de nível superior que:
a) obtiveram nota igual ou maior a 50 (cinquenta) pontos na provaobjetiva de Conhecimentos Gerais (P1); e,
b) obtiverem nota igual ou maior a 50 (cinquenta) pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P2).

Os Títulos que foram considerados são os constantes do quadro abaixo:

Foram mais de 8 mil inscritos para esta seleção e apenas 1.485 candidatos aprovados.

Histórico de Notícias

31/08/2021

Concurso Emater AL: Seplag confirma edital com 100 vagas em 2022!

Concurso Emater AL foi confirmado para o ano de 2022 com a oferta de 100 vagas para a área de Assistência Técnica Agrícola. Saiba mais!

Continuar lendo
27/04/2021

Concurso Emater AL: Edital com 100 vagas em breve, diz governador!

Governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, anunciou que um edital do Concurso Emater AL será publicado em breve! Saiba mais!

Continuar lendo
17/02/2021

Concurso EMATER AL pode sair em breve!

Concurso EMATER AL: Cresce a expectativa sobre a realização do novo certame que terá oferta de 100 vagas para Técnicos Agrários.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais