Concurso Guarda de Palmas – TO: Edital será publicado após o fim da pandemia!

O edital do próximo concurso Guarda de Palmas, no estado do Tocantins, depende do fim da pandemia da Covid-19 para ser divulgado. A informação é do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), órgão vinculado ao governo municipal e responsável pelo certame. A seleção chegou a estar prevista para o mês de março de 2020, a...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

O edital do próximo concurso Guarda de Palmas, no estado do Tocantins, depende do fim da pandemia da Covid-19 para ser divulgado. A informação é do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), órgão vinculado ao governo municipal e responsável pelo certame.

A seleção chegou a estar prevista para o mês de março de 2020, após a prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, assinar o contrato com a banca organizadora, a Fundação Vunesp. Entretanto, conforme o Instituto 20 de Maio, a previsão passada estava sujeita a imprevistos.

“Como de fato ocorreu, é evidente que, no momento, não há como prever uma nova data de publicação”, informa o órgão.

Ainda de acordo com o Instituto, conforme o decreto de calamidade pública do município, os esforços agora estão concentrados na proteção de vidas, “sendo de grande interesse do município de Palmas, atuar com ações efetivas na coordenação de políticas públicas responsáveis frente a um cenário epidemiológico preocupante e crescente”.

Sendo assim, o edital do concurso Guarda de Palmas – TO terá que esperar o fim ou o controle da pandemia da Covid-19 no Brasil, para ser divulgado.

Banca organizadora Guarda de Palmas

A banca escolhida para ser a responsável pelo prosseguimento do concurso Guarda de Palmas foi a Fundação Vunesp.

A oficialização saiu após o parecer favorável da Procuradoria Geral do Município (PGM) de Palmas.

Vagas concurso Guarda de Palmas

O certame irá ofertar 50 vagas para o cargo, além da formação de cadastro reserva.

Vale lembrar que o quantitativo da seleção não preenche todas as vagas disponíveis na corporação. Atualmente, a vacância é de 412 lugares.

Requisitos para tomar posse

  • Ser brasileiro;
  • Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 45 anos;
  • Ter altura mínima 1,65 m para o sexo masculino e 1,60 m para o sexo feminino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com o serviço militar obrigatório, somente para o sexo masculino;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício do cargo;
  • Não haver sido demitido do serviço público;
  • Não haver sido condenado por sentença criminal transitada em julgado;
  • Ter boa conduta social e não registrar antecedentes criminais;
  • Ter concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau);
  • O candidato será submetido à investigação da vida pregressa a ser realizada pela Corregedoria da Guarda Metropolitana.

Último concurso Guarda de Palmas

O último concurso Guarda de Palmas aconteceu no ano de 2007, ofertando 100 vagas para o cargo de Guarda Metropolitano, sendo 90 para homens e 10 para mulheres.

Provas concurso Guarda de Palmas 2007

Os candidatos foram avaliados no seguinte modelo:

  • Prova intelectual;
  • Avaliação Médica;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação social da vida pregressa;
  • Curso de Formação Profissional.

A prova objetiva tinha a pontuação total de 100 pontos, com 50 questões objetivas. Cada questão tinha o mesmo peso 2.

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Matemática: 6 questões;
  • Geografia do Tocantins: 7 questões;
  • História do Tocantins: 7 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 10 questões.

Confira o conteúdo programático:

Língua Portuguesa: compreensão e interpretação de textos; ortografia e redação oficial; acentuação gráfica; emprego das classes de palavras; emprego do sinal indicativo de crase; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância nominal e verbal; semântica; Regência nominal e Verbal.

Matemática: Teoria de conjuntos; conjuntos numéricos: números naturais, inteiros, racionais e reais. Relações, Equações de 1º e 2º graus, sistemas. Inequações do 1º e do 2º grau; Funções do 1º grau e do 2º grau; Função exponencial, função logarítmica, Seqüências numéricas; Progressão Aritmética (PA) e Geométrica (PG), Matrizes e Determinantes, Sistemas Lineares, Análise Combinatória, Representação Gráfica; Raciocínio Lógico.

Geografia do Tocantins: Aspectos demográficos e indicadores sociais, aspectos físicos e meio ambiente, aspectos econômicos, movimentos políticos e culturais, tanto de Palmas, como do Tocantins.

História do Tocantins: Aspectos históricos da colonização e povoamento; Trajetória para criação do Estado; Símbolos; Organização política administrativa, tanto de Palmas como do Tocantins.

Conhecimentos Específicos: Lei Orgânica do Município de Palmas; Lei Complementar nº 08/1999 (Estatuto do servidor público municipal); Lei Complementar 024/2000; Lei Complementar 027/2000; Lei Complementar 041/2001; Lei Complementar 118/2006. Lei Complementar nº 42/2001 (Estatuto dos servidores da Guarda Metropolitana de Palmas); Lei Complementar 100/2005; Lei Complementar 138/2006; Lei Complementar 140/2007, Lei Complementar 151/2007, Lei Complementar 152/2007.

Histórico de Notícias

03/08/2020

Concurso Guarda de Palmas – TO: Publicação do edital depende do fim da pandemia!

O edital do novo concurso Guarda de Palmas, no estado do Tocantins, depende do fim da pandemia da Covid-19 para ser divulgado.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais