Concurso Guarda Municipal RJ

O concurso da Guarda Municipal RJ (GM Rio) pode estar no radar da capital carioca, para cumprir a meta de 10 mil guardas. O próprio prefeito, afirmou que está em seus planos alcançar o efetivo de 10 mil guardas municipais. Esse é o número total do efetivo estabelecido por lei. Nova seleção GM RJ Uma nova seleção GM Rio pode sair em 2...

Status do concurso: Previsto
$form_active_code = 11; $form_active_title = "BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021"; $form_active_subtitle = "Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!"; $form_active_texto_botao = "BAIXAR AGORA!"; $track_form_mautic = "concursos-2021-kit";

O concurso da Guarda Municipal RJ (GM Rio) pode estar no radar da capital carioca, para cumprir a meta de 10 mil guardas.

O próprio prefeito, afirmou que está em seus planos alcançar o efetivo de 10 mil guardas municipais. Esse é o número total do efetivo estabelecido por lei.

Nova seleção GM RJ

Uma nova seleção GM Rio pode sair em 2021. O efetivo da Guarda Municipal carioca ainda precisa de cerca de 3 mil agentes para alcançar o quadro pleno de 10 mil guardas.

E mesmo o certame  de 2012, ainda vigente e com aprovados aguardando convocação, não deverá ser o suficiente para suprir essa demanda. Sendo assim, nasce a expectativa de que um novo concurso  seja realizado.

Para entedermos melhor, com a posse do novo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e a recente publicação do decreto que suspende concursos  no município, é de se esperar que leve um tempo até saírem novos editais.   

Porém, assim que a nova administração municipal “arrumar a casa” e regularizar a situação, algumas seleções  deverão sair, como prometido pelo próprio Paes. E ao futuro candidato é extremamente importante saber a respeito disso para já dar início aos estudos.

Uma dessas seleções  que poderão figurar futuramente é justamente o concurso Guarda Municipal RJ. Como já dito, há uma seleção  ainda vigente, entretanto os aprovados que ainda aguardam convocação provavelmente não serão o suficiente.

O próprio prefeito, afirmou que está em seus planos alcançar o efetivo de 10 mil guardas municipais. Esse é o número total do efetivo estabelecido por lei.

Entretanto, de acordo com Paes, a GM Rio tem, atualmente, apenas cerca de 7 mil agentes. Sendo assim, faltam cerca de 3 mil novos servidores para atingir o quadro completo, que é sua meta. 

Sobre a GM RJ

Vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro foi criada em 1993 para proteger o cidadão e atuar nas mais variadas frentes: no ordenamento urbano, na fiscalização do trânsito e das posturas municipais, na preservação de bens, serviços e instalações e no apoio às ações de Segurança Pública. Com 7.312 guardas, a GM-Rio mantém 35 unidades operacionais na cidade, sendo 15 Inspetorias, 11 Unidades de Ordem Pública e nove Grupamentos Especiais. As equipes atuam no patrulhamento a pé, com cães, em viaturas, carrinhos elétricos, bicicletas e motocicletas. Para acompanhar a dia a dia da cidade, a Guarda Municipal desenvolve diversas ações de segurança em escolas municipais, praias, praças, parques e nos principais pontos turísticos do Rio. É considerada a maior Guarda Municipal desarmada do país e é referência em ações operacionais.

Último concurso 

O último edital do certame GM Rio foi publicado em 2012. Puderam se inscrever pessoas que tinham o nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos.

Dentre os requisitos, também era exigido a carteira de habilitação nas categorias A ou B e altura mínima de 1,65m (homem) ou 1,60m (mulher).  

Das 2 mil vagas oferecidas, 1.600 eram para ampla concorrência e 400 eram reservadas para candidatos negros. O concurso foi organizado pela Secretaria de Administração do Rio.

No antigo edital  foram ofertadas 2 mil vagas, para homens e mulheres. Entretanto, segundo últimas informações da prefeitura, apenas 550 aprovados foram convocados até agora: 302 no ano de 2016 e 248 em 2019.

Com isso, ainda existe aproximadamente 1.450 candidatos aguardando convocação. Sendo assim, mesmo que todos eles sejam chamados, ainda restarão 1.550 vagas em aberto no quadro da GM Rio.

Ainda não se sabe ao certo quando o restante dos aprovados na seleção  GM Rio 2012 serão convocados. No momento o certame  está com seu prazo de validade suspenso, enquanto durar o estado de emergência no município devido à pandemia.

O município também deve respeitar as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal. Sendo assim, o concurso GM Rio ainda deve demorar para sair, mas definitivamente é uma possibilidade e os interessados devem ficar atentos.

Acompanhe nossas

redes sociais