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Concurso IPE Prev RS: Contrato com banca é publicado!

Foi publicado o contrato com a banca organizadora do concurso IPE Prev RS (Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul)! Com esse trâmite concluído, o edital que terá a oferta de 72 vagas pode vir a público a qualquer momento.

As vagas são de níveis médio e superior para os cargos de Analistas em Previdência, Assistentes em Previdência e Peritos e Auditores Médicos. Novas seleções são urgentes para o órgão público. Saiba mais sobre a banca e sobre o concurso previsto!

 

Banca organizadora do concurso IPE Prev RS foi definida!

No último dia 10 de novembro, quarta-feira, foi publicado no Diário Oficial do Rio Grande do Sul o contrato homologado entre o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul e a banca organizadora AOCP.

A empresa de Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) deverá organizar a seleção de 72 novos funcionários para o IPE Prev em até 12 meses, que é o tempo de validade do contrato indicado na súmula.

Sobre a banca AOCP

A banca AOCP é bastante conhecida no cenário dos concursos públicos no Brasil. Uma de suas grandes características, é que ela cobra os conteúdos indicados em seus editais de forma bastante literal.

Além disso, a AOCP é uma banca que se adapta bastante, o que quer dizer que suas questões são construídas visando o cargo e a área de atuação à/às qual/quais são destinadas.

No geral, as perguntas são de múltipla escolha, não apresentam um grau de dificuldade muito elevado e seus enunciados e textos são bastante simples.

Vagas e cargos do concurso IPE Prev RS

O concurso IPE Prev RS foi anunciado no início de 2021 juntamente com outros diversos concursos para o Estado do Rio Grande do Sul. No entanto, a autorização definitiva para a seleção só veio após a reestruturação do quadro de funcionários e da aprovação de um Projeto de Lei que solicitou a contratação emergencial para o Instituto.

O edital do certame em questão ofertará 72 vagas que serão distribuídas da seguinte forma:

  • Analista em Previdência – 34 vagas;
  • Assistente em Previdência – 34 vagas;
  • Perito e Auditor Médico – 04 vagas.

 

Salários

O cargo de Analista em Previdência requer dos candidatos formação de nível superior, com diploma específico na área de atuação reconhecido/registrado pelo Ministério da Educação, bem como registro no respectivo órgão de fiscalização profissional. A carga horária para a carreira é de 40 horas semanais e o salário inicial fica em torno de R$ 4.697,20.

É importante destacar que essa carreira pode exigir especialização em alguma das seguintes áreas:

  • Administração;
  • Arquivologia;
  • Biblioteconomia;
  • Ciências Atuariais;
  • Ciências/Engenharia da Computação – Analista de Sistemas;
  • Comunicação Social/Jornalismo;
  • Comunicação Social/Relações Públicas;
  • Contabilidade;
  • Direito;
  • Economia;
  • Engenharia Civil/Arquitetura;
  • Estatística;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Secretariado Executivo; ou
  • Serviço Social.

 

O cargo de Perito e Auditor Médico requer dos candidatos graduação em Medicina, com diploma específico na área de atuação reconhecido/registrado pelo Ministério da Educação, bem como registro no respectivo órgão de fiscalização profissional. A carga horária para a carreira é de 40 horas semanais e o salário inicial fica em torno de R$ 4.071,95.

Por fim, o cargo de Assistente em Previdência requer dos candidatos formação no Ensino Médio, com diploma reconhecido/registrado pelo Ministério da Educação. A carga horária para a carreira é de 40 horas semanais e o salário inicial fica em torno de R$ 2.439,62.

Quais são os requisitos básicos do concurso IPE Prev RS?

De acordo com o edital do concurso IPE Prev de 2013, que foi o último que ocorreu, os requisitos básicos para adentrar no órgão foram:

  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou gozar das prerrogativas no artigo 12 da Constituição Federal, bem como estrangeiro, de acordo com o artigo 37, inciso I da Constituição Federal e Lei Complementar Estadual 13.763/2011;
  • Possuir a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
  • Atender, em se tratando de candidato participante pela cota PCD – pessoa com deficiência, ou cota de pessoas negras ou pardas, às exigências da Legislação vigente;
  • Estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos;
  • Estar quite com o Serviço Militar Obrigatório ou dele ter sido liberado, se do sexo masculino;
  • Comprovação de situação regular perante a justiça eleitoral, conforme legislação específica;
  • Aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo a que concorre;
  • Comprovação da escolaridade exigida para o cargo/especialidade a que concorre, mediante apresentação de certificado, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Observância do disposto no Art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal, quanto às hipóteses de acúmulo de cargos, empregos ou funções públicas, abrangendo autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público, sendo vedada, também, a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos art. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da Constituição Federal;
  • Não estar o candidato aposentado por invalidez;
  • Apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais, fornecida pelos Cartórios Judiciais Federal, Estadual ou Distrital do domicílio do candidato, expedida há no máximo 06 (seis) meses, ou dentro do prazo de validade consignado no documento.

 

Quais são as atribuições para os cargos?

Confira a descrição sintética dos cargos, de acordo com o edital de 2013, e suas respectivas atividades principais!

Assistente em Previdência

Descrição Sintética: Atividades de nível médio, de média complexidade, envolvendo realização de trabalhos que envolvam a interpretação de leis e normas administrativas, estudos visando ao aperfeiçoamento dos serviços, recebimento e realização de pagamentos, atendimento ao público.
Descrição Analítica das Atribuições:

  • Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças, logística, previdência e
    saúde;
  • Atender fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços;
  • Tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos;
  • Preparar relatórios e planilhas; 5. Executam serviços gerais de escritórios; 6. Executar trabalhos administrativos que visem a solução de matérias específicas do IPERGS;
  • Examinar processos;
  • Redigir, elaborar e digitar informações e outros documentos administrativos;
  • Operar equipamentos de informática e de microfilmagem;
  • Auxiliar em trabalhos de pesquisa, análise e implantação de novas rotinas;
  • Atender ao público;
  • Receber e efetuar pagamentos pertinentes ao órgão;
  • Executar tarefas afins.

 

Analista em Previdência

Descrição Sintética: Atividades de nível superior, de grande complexidade, envolvendo realização de serviços de assessoramento, emissão de pareceres relacionados às atividades do IPERGS, supervisão de trabalhos técnicos nas diversas áreas de atuação do órgão; elaboração de estudos e propostas visando ao aperfeiçoamento do sistema de previdência e saúde; executar trabalhos nas áreas de informática, atuarial e estatística; bem como elaborar informações e pareceres na matéria de sua competência.
Descrição Analítica das Atribuições: Varia de acordo com a especialização e a área de atuação.

Perito e Auditor Médico

Descrição Sintética: Prestar serviços em sua área de atuação, realizar auditorias hospitalares e laboratoriais, bem como perícias médicas na área de saúde e de previdência.
Descrição Analítica das Atribuições:

  • Prestar serviços técnicos em sua área de atuação, proceder a estudos de natureza técnica na área de saúde e perícia previdenciária, elaborar informações e pareceres/laudos em matéria de sua competência;
  • Pesquisar, planejar, coordenar e executar atividades técnicas aplicadas à área de atuação da Autarquia;
  • Realizar auditorias para fins de credenciamento, descredenciamento, avaliação e classificação dos estabelecimentos de saúde;
  • Prestar assessoria técnica aos processos administrativos e judiciais relativos à sua área de atuação;
  • Propor o lançamento de novos tipos de planos e a desativação ou alteração de planos em vigor;
  • Analisar e emitir pareceres técnicos relativos a solicitações de inclusões de procedimentos médicos e materiais nas Tabelas do IPE
    – SAÚDE;
  • Analisar e emitir pareceres técnicos sobre procedimentos clínicos, faturas, diagnósticos e solicitações pertinentes à área de atuação do prestador;
  • Analisar relatórios gerenciais e métodos estatísticos indicados por especialistas na auditoria das contas, atender aos usuários no processo de autorização e orientação quanto aos
    procedimentos solicitados;
  • Analisar, autorizar, monitorar e fiscalizar, via on-line e/ou call center, internações hospitalares, procedimentos ambulatoriais de alto custo e de alta complexidade, bem como outros procedimentos necessários, realizar auditoria analítica autorizativa e operativa (concorrente) nos serviços médicos, hospitalares e laboratoriais; 9. Registrar o resultado das auditorias de contas;
  • Realizar o controle, a avaliação e a revisão técnica das contas e faturas dos prestadores de serviços da rede credenciada;
  • Prestar serviços em equipes multiprofissionais para avaliação de serviços de tratamento domiciliar;
  • Elaborar protocolos de atendimento e promoção de programas preventivos;
  • Prestar assessoria técnica manifestando-se nos processos administrativos e judiciais relativos às áreas de Perícia Previdenciária;
  • Avaliar as regras de credenciamento, aplicação e desempenho da rede de profissionais credenciados para o periciamento previdenciário;
  • Executar atividades inerentes a Medicina do Trabalho;
  • Realizar perícias médicas previdenciárias; realizar perícia médica autorizativa de materiais e/ou procedimentos;
  • Participar de eventos técnicos e cursos de qualificação profissional, bem como de comissões encarregadas do desenvolvimento ou execução de projetos ou atividades nas áreas de atuação da Autarquia; e
  • Executar outras atividades correlatas ou as que lhe venham a ser atribuídas de acordo com sua habilitação profissional.

 

Como foram as últimas provas do concurso IPE Prev RS?

As prova de 2013 foram organizadas pela banca La Salle e teve caráter eliminatório e classificatório. A avaliação foi composta por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de resposta (A,B,C,D,E), sendo apenas uma considerada correta.

As disciplinas cobradas nos exames foram:

Cargo de nível escolar médio

  • 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa;
  • 10 (dez) questões de Matemática;
  • 10 (dez) questões de Legislação;
  • 10 (dez) questões de Raciocínio Lógico;
  • 05 (cinco) questões de Informática.

Cargos de nível escolar superior:

  • 15 (quinze) questões de Conhecimentos Específicos;
  • 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa;
  • 10 (dez) questões de Legislação;
  • 05 (cinco) questões de Raciocínio Lógico;
  • 05 (cinco) questões de Informática.

 

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