Concurso PC CE: Edital pode ser publicado em breve | Nova Concursos

Concurso PC CE: Edital pode ser publicado em breve!

A publicação do edital para o concurso PC CE pode acontecer em breve. Isso porque o órgão já oficializou a Idecan como banca organizadora do novo edital. O anúncio foi publicado no Diário Oficial de terça-feira, 30. A expectativa é que o edital seja publicado em abril. O novo concurso terá vagas para os cargos de Inspetor e Escrivão...

Status do concurso: Previsto
BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

A publicação do edital para o concurso PC CE pode acontecer em breve. Isso porque o órgão já oficializou a Idecan como banca organizadora do novo edital.

O anúncio foi publicado no Diário Oficial de terça-feira, 30. A expectativa é que o edital seja publicado em abril.

O novo concurso terá vagas para os cargos de Inspetor e Escrivão de Polícia Civil, com 1.500 vagas divididas da seguinte maneira: 500 para provimento imediato e as demais para formação de cadastro de reserva.

O chefe do Executivo cearense já havia se manifestado dizendo que março seria um mês importante. Em uma live no último dia 22, declarou:

“Já vamos agora abrir, em março, possivelmente o edital do concurso. A Assembleia Legislativa aprovou recentemente todos os planos de valorização da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Pefoce – também da Polícia Penal. É a valorização dos profissionais da Segurança Pública.”

A nova seleção da PC CE oferecerá 500 VAGAS, sendo 100 para o cargo de Escrivão e 400 para Inspetor de Polícia.

Vale lembrar que foi aprovado o Projeto de Lei que promove alterações na estrutura remuneratória de servidores do Grupo Ocupacional Atividade de Polícia Judiciária e dos seu Subgrupo Investigação Policial e Preparação Processual.

Conforme o documento, todos os policiais contemplados na proposta terão aumento no subsídio, devido ao reconhecimento do trabalho de excelência que vêm sendo prestado.

 

 

 

 

 

 

 

Situação atual do concurso PC CE 

O concurso Polícia Civil CE deu mais um passo importante para a publicação do edital! Foi anunciado no Diário Oficial do Estado do Ceará  de terça-feira, 30, que a seleção terá o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial, o Idecan como banca organizadora.

Dessa maneira, com a definição da banca, a corporação poderá agora se concentrar na finalização dos preparativos rumo à publicação do edital. Segundo o governador do Ceará, Camilo Santana, os editais serão publicados ‘nos próximos dias’.

O novo concurso terá vagas para os cargos de Inspetor e Escrivão de Polícia Civil, com 1.500 vagas divididas da seguinte maneira: 500 para provimento imediato e as demais para formação de cadastro de reserva.

Mudanças nos salários e requisitos

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou recentemente novas leis que alteram os salários e requisitos para os cargos da Polícia Civil do Ceará.

Além de nível superior para todos os cargos, é necessário que os candidatos tenham CNH mínima na categoria ‘B’. Para o cargo de Delegado, os candidatos devem possuir bacharelado em Direito e comprovar atividade jurídica mínima de dois anos.

As remunerações também mudaram e serão reajustadas a partir de janeiro de 2022. 

» Veja as mudanças completas e os novos salários  «

Concurso Polícia Civil CE: Cargos

Remuneração e Benefícios

Conforme os dados disponíveis para consulta no Portal da Transparência, confira na tabela a seguir os valores mínimos e máximos dos salários pagos atualmente aos servidores:

  • DELEGADO

 

  • INSPETOR

 

  • ESCRIVÃO

Requisitos

Delegado de Polícia: Diploma de Bacharel em Direito e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regular na categoria “B”, além de atividade jurídica mínima de dois anos.

Inspetor e Escrivão de Polícia: Diploma de nível superior em qualquer área e CNH regular na categoria “B”.

Último concurso

O último concurso da PC CE aconteceu em 2014, sob responsabilidade da Fundação Vunesp. Na época, foram ofertadas 763 vagas para Delegado, Escrivão e Investigador.

A divisão foi a seguinte:

  • Delegado: 168 vagas;
  • Investigador: 259 vagas;
  • Escrivão: 336 vagas.

Provas PC CE 2014

Os aprovados foram classificados mediante as seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Curso de Formação e Treinamento Profissional;
  • Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social;
  • Exame de Capacidade Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Avaliação de Títulos;
  • Exame Toxicológico;
  • Avaliação Médica Pré-Admissional.

 

Confira o conteúdo programático:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática: Sistema Operacional;
  • Noções de Administração Pública.

Etapas das provas PC CE

Delegado 

O concurso para o cargo de Delegado de Polícia Civil foi composto por duas fases, a primeira com provas objetiva e discursiva.

A segunda fase foi composta pelo Curso de Formação, organizado pela Academia de Polícia Civil do Ceará, além de Exame de Capacidade Física e Investigação Social.

Houve também uma Avaliação de Títulos que atribuiu, no máximo, 5 pontos para atividades acadêmicas de pós-graduação latu sensu e strictu sensu.

A prova objetiva possuía 100 questões de múltipla escolha, com duração máxima de 5 horas. A prova discursiva envolveu a elaboração de 1 peça processual e a resolução de 3 questões discursivas, com duração de 3 horas.

Inspetor 

Também composto por duas fases, o concurso para Inspetor de Polícia contou com uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha na primeira fase. A segunda fase foi composta pelo Curso de Formação na ACADEPOL-CE.

Escrivão 

O certame de Escrivão de Polícia, foi organizado em duas fases, sendo a primeira com uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha, de natureza eliminatória e classificatória.

A segunda fase, semelhante ao concurso de ingresso para o cargo de Inspetor, contou com um Curso de Formação, eliminatório e classificatório, oferecido pela ACADEPOL-CE.

Notas de corte

No último concurso Polícia Civil CE em 2014, foram 466 pessoas convocadas para o cargo de Delegado, 882 para o cargo de Inspetor e 992 para o cargo de Escrivão.

Histórico de Notícias

23/04/2021

Qual a idade máxima para entrar na Polícia Civil do Ceará?

O Edital da Polícia Civil do Ceará prevê oferta de 500 vagas, mas qual a idade máxima para integrar a corporação? Confira!

Continuar lendo
31/03/2021

Concurso PC CE: Banca organizadora é oficializada!

O concurso Polícia Civil CE 2021 contará com a organização do Idecan. Anúncio foi publicado no Diário Oficial de terça-feira, 30. Confira!

Continuar lendo
25/03/2021

Concurso PC CE: Banca organizadora é definida!

Atenção concurseiros, vem notícia boa por aí! A publicação do edital para o concurso PC CE está ainda mais próxima de se concretizar. Confira!

Continuar lendo
24/03/2021

Concurso Polícia Civil CE: Aumento de subsídio é aprovado!

Projeto de lei que promove alterações na estrutura remuneratória é aprovado pela Polícia Civil do Ceará. Serão ofertadas mais de 400 vagas. Confira!

Continuar lendo
19/03/2021

Concurso Polícia Civil CE tem crédito suplementar aprovado!

O novo concurso Polícia Civil CE (Polícia Civil do Ceará) acaba de dar mais um importante passo para a publicação do edital. Confira!

Continuar lendo
15/03/2021

Concurso PC CE: Processo de escolha da banca iniciado!

Concurso PC CE: Os preparativos para a escolha da banca tiveram avanço.As propostas das empresas interessadas devem ser enviadas ainda este mês.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais