Concurso PC SE: Novo edital é autorizado; serão ofertadas 60 vagas para Agente e Escrivão!

Um novo concurso PC SE está oficialmente autorizado para ofertar 60 vagas. Do quantitativo total, 50 vagas são destinadas para o cargo de Agente de Polícia e 10 vagas para a carreira de Escrivão de Polícia, ambos com exigência do nível superior em qualquer área. O certame ainda terá oportunidades para formação de cadastro reserva, pode...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

Um novo concurso PC SE está oficialmente autorizado para ofertar 60 vagas. Do quantitativo total, 50 vagas são destinadas para o cargo de Agente de Polícia e 10 vagas para a carreira de Escrivão de Polícia, ambos com exigência do nível superior em qualquer área.

O certame ainda terá oportunidades para formação de cadastro reserva, podendo convocar mais candidatos do que o quantitativo total ofertado. As provas do concurso PC SE estão previstas para serem realizadas no início de 2021.

Agora, após oficializar a autorização, o próximo passo será a formação de uma comissão organizadora. O grupo terá a responsabilidade pela elaboração do projeto básico do edital de abertura do concurso PC SE e por selecionar, bem como contratar, a banca organizadora do certame da Polícia Civil de Sergipe. A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2020.

Autorização do novo concurso PC SE

Está autorizado a realização do novo concurso PC SE. A confirmação ocorreu por meio de uma publicação oficial nas redes sociais da corporação, serão ofertadas 60 vagas distribuídas entre as carreiras de Agente e Escrivão.

O anúncio da autorização do novo certame da Polícia Civil de Sergipe, foi feito em vídeo pelo secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, e, também pelo delegado-geral da PC SE, Thiago Leandro.

Foi confirmado pelos representantes que o aval foi concedido pelo governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, e que os trâmites serão iniciados.

De acordo com o chefe da pasta, mediante a autorização o processo da seleção se encontra na Sead (Secretaria de Estado da Administração) para os detalhes finais.

“Isso faz com que oxigene a polícia melhor e com muito trabalho. Quem ganha é toda a sociedade e o povo sergipano”, informou o delegado Leandro.

As 60 vagas que serão ofertadas no concurso PC SE, já têm distribuição confirmada. Do quantitativo total, 50 vagas são para o cargo de Agente de Polícia e 10 vagas para a carreira de Escrivão de Polícia.

Ambas as funções têm exigência do nível superior completo em qualquer área, devendo o diploma ser de instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Os salários atualizados serão informados oportunamente pela corporação.

A deputada Kitty Lima (Cidadania), se manifestou favorável a realização do novo concurso PC SE e disse que lutará para que possam ser ofertadas mais vagas.

A informação foi publicada pela Assessoria de Comunicação da Alese (Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe). A parlamentar teve uma proposta aprovada que solicita o aumento do número de vagas no certame da Polícia Civil de Sergipe.

Secretário informa que processo costuma ter agilidade

Foi informado pelo secretário de Segurança Pública, João Eloy, que o processo quando chega na Sead costuma ser rápido. Dessa maneira, a expectativa é de que o edital do concurso PC SE não demore a sair.

De acordo com João Eloy, agora serão tomadas as devidas providências para a organização dos preparativos, formando uma comissão para contratar a banca organizadora, definir a empresa e elaborar o edital.

“Ainda será feita toda a análise jurídica junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE)”.

Ainda foi comentado pelo delegado da Polícia Civil, que as provas devem ser realizadas no início do ano de 2021, mas sem estipular uma data.

A seleção já estava prevista para este ano, já que o Plano Plurianual determina ações para a Segurança do estado, dentre elas, a realização do novo certame.

Déficit de servidores na PC SE

Recentemente, a Polícia Civil do Estado de Sergipe recebeu um aval que autoriza a realização do novo concurso PC SE. Mas, mesmo que evidente, o próximo edital não será capaz de sanar nem mesmo a metade do déficit de servidores.

E esse quantitativo é tão baixo perto do esperado que irá preencher, somente, 16% dos cargos vagos, se somados as funções de Agente e Escrivão, que são as duas carreiras autorizadas.

Do quantitativo total, o cargo de Escrivão tem uma carência um pouco menor do que o Agente, com 37 cargos vagos. De acordo com a autorização, serão ofertadas 10 vagas para função, restando 27 vacâncias.

Já na carreira de Agente de Polícia, foram autorizadas 50 vagas pelo governo do estado. Entretanto, são 330 cargos vagos na corporação. E, com isso, ainda irão restar 280 cargos a serem providos.

Orçamento SE prevê concursos na Segurança Pública

Divulgado no mês de janeiro de 2020, o Plano Plurianual de Sergipe (PPA) de 2020 a 2023 traz a previsão de oito novos concursos públicos . Entre eles, engloba a Segurança Pública, o que reforça e dá ainda mais agilidade a essa autorização do certame da Polícia Civil do Estado de Sergipe.

O texto foi divulgado no Diário Oficial do Estado, com reserva de orçamento para inscrições em concursos e processos seletivos de diferentes órgãos, sendo eles:

– TCE SE (Tribunal de Contas do Estado);

– ADEMA (Administração Estadual do Meio Ambiente);

– MP SE (Ministério Público de Sergipe);

– SEAD SE (Secretaria de Estado de Administração de Sergipe);

– Segurança Pública;

– DETRAN SE (Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe);

– Fundação Renascer;

– SEDUC SE (Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe).

De acordo com o Plano Plurianual de Sergipe, o objetivo é, também, reduzir o déficit de servidores da Segurança Pública em 100% com a realização de concursos públicos periódicos.

Na Polícia Civil de Sergipe, o último certame foi realizado no ano de 2018, cuja oferta foi apenas para o cargo de Delegado Substituto. Foram ofertadas 10 vagas de caráter imediato. A avaliação dos candidatos foi por meio de nove etapas de seleção, sendo realizadas em Aracaju, capital de Sergipe, das quais foram:

– Prova Objetiva;

– Prova Discursiva;

– Prova de Capacidade Física;

– Exame Psicológico;

– Exame Toxicológico;

– Sindicância da Vida Pregressa;

– Prova Oral;

– Avaliação de títulos;

– Curso de Instrução e Preparação Técnico-Profissional.

Sobre a Polícia Civil do Estado de Sergipe

Em Sergipe, a Polícia Civil só começou a ser estruturada em 1993. Antes disso, os cargos eram comissionados e o comando não era realizado por Delegados concursados, mas sim por militares da Polícia Militar e do Exército, Procuradores e Advogados, todos ocupantes de cargos comissionados.

Mais da metade do efetivo da PC, nessa época, era composto por servidores oriundos de diversos setores da administração pública estadual, que foram requisitados para suprir a demanda que a falta de concurso público causava. Eles conduziram a instituição até o ano 1987, quando, por fim, ocorreu o primeiro concurso para agentes e investigadores.

No ano de 1991 foi criada a Coordenadoria de Polícia da Capital, que foi ocupada por um advogado criminalista; a Corregedoria de Polícia Civil, comandada por um Defensor Público e o cargo do Superintendente da Polícia Civil (Chefe de Polícia), ocupada por um Coronel do Exército Brasileiro. Nesse ano foi criada também a Escola de Polícia, tornando-se Academia de Polícia, somente em 1999.

Por determinação do STF, em dezembro do ano de 1993, foram incorporados à Polícia civil os dezoito delegados aprovados no primeiro concurso público para o cargo, já que Sergipe era o único estado da federação que ainda dispunha de delegados de polícia não concursados atuando, mesmo após a entrada em vigor da Constituição de 1988.

Apesar do concurso, o número de Delegados foi insuficiente para suprir a demanda existente e restaram cerca de oitenta unidades sem gestores concursados (cerca de vinte unidades na capital e setenta e quatro no interior) o que perdurou até o ano de 2001.

No ano de 2001 ingressaram novos Delegados aprovados em concurso e isso retirou de vez a atuação dos delegados comissionados dos quadros da polícia civil. Aos poucos, os cargos de chefia e direção e as unidades do interior foram sendo ocupados por esses Delegados.

Em 2001 foi realizado o concurso para Agentes e Escrivães, e de 2002 a 2005, aproximadamente 500 policiais foram lotados e distribuídos nas unidades da polícia civil da capital e interior. Em 2005 e 2006 foram realizados mais dois concursos, um para Delegado e outro para Escrivães.

Em 2015 foi realizado mais um concurso para suprir a demanda por policiais civis, principalmente no interior do estado. Essas mudanças foram fundamentais para que a Polícia Civil de Sergipe, órgão essencial à Segurança Pública, se fortalecesse enquanto um importante órgão integrante do sistema de Justiça Criminal, que deve pautar sua atuação no respeito aos direitos fundamentais, na eficiência e na prestação de um serviço de qualidade à população, com o objetivo de reduzir a impunidade e promover a paz social.

Missão

Promover a Segurança Pública de forma integrada, por meio da investigação criminal eficaz, contribuindo para a redução da criminalidade e pacificação social em território Sergipano.

Visão

Ser reconhecida pela excelência na investigação criminal e no exercício das funções de polícia judiciária, contribuindo para redução da criminalidade em Sergipe.

Valores

– Compromisso com o interesse público;

– Promoção dos Direitos Humanos e da Diversidade;

– Unidade institucional;

– Gestão Participativa;

– Ética nas relações internas e externas;

– Valorização profissional;

– Eficiência, qualidade, imparcialidade, transparência e efetividade dos serviços.

Último concurso PC SE

O último concurso da Polícia Civil do Estado de Sergipe teve seu edital publicado em 2018, oferecendo 10 vagas para a carreira de Delegado de Polícia. Para pleitear uma vaga, foi preciso ter diploma de curso superior em Direito, devidamente registrado, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

A banca organizadora responsável pelo certame , foi o Cebraspe. O salário inicial para a função de Delegado de Polícia Substituto, classe inicial da carreira, foi de R$ 11.000,00.

Entretanto mediante as progressões no cargo, a remuneração pode chegar a R$ 25.000,00, no final da carreira. Confira:

– Delegado de Polícia de Classe Especial: R$ 25.000,00;

– Delegado de Polícia de 1ª Classe: R$ 22.500,00;

– Delegado de Polícia de 2ª Classe: R$ 19.500,00;

– Delegado de Polícia de 3ª Classe: R$ 16.500,00;

– Delegado de Polícia Substituto: R$ 11.000,00.

Os candidatos foram avaliados por meio de nove etapas, com aplicação na cidade de Aracaju/SE, sendo elas:

– Prova Objetiva;

– Prova Discursiva;

– Prova de Capacidade Física;

– Exame Psicológico;

– Exame Toxicológico;

– Sindicância da Vida Pregressa;

– Prova Oral;

– Avaliação de títulos;

– Curso de Instrução e Preparação Técnico-Profissional.

A prova objetiva foi composta por 150 questões, sendo 30 questões de Conhecimentos Básicos e 120 questões de Conhecimentos Específicos. Já a prova discursiva, foi composta por 01 questões e 02 textos dissertativos.

Histórico de Notícias

11/09/2020

Concurso PC SE: Deputada solicita número maior de vagas para Alese!

Foi enviada à Alese, pela deputada Kitty Lima, uma proposta para tentar aumentar o número de vagas que serão ofertadas no concurso PC SE, já autorizado.

Continuar lendo
08/09/2020

Concurso PC SE: Novo edital irá preencher apenas 16% do déficit do quadro de servidores!

É preparado pela corporação, um novo concurso PC SE para os cargos de Agente e Escrivão. Porém, déficit seguirá mesmo após as convocações dos aprovados!

Continuar lendo
02/09/2020

Concurso PC SE: Autorização é oficializada; edital irá ofertar 60 vagas!

Foi divulgada no Diário Oficial do Estado de Sergipe, a autorização para a realização do novo concurso PC SE, edital terá 60 vagas para o nível superior.

Continuar lendo
26/08/2020

Concurso PC SE: Chefe da SSP/SE revela novas informações sobre o certame. Confira!

De acordo com informações do chefe de gabinete da SSP/SE, Evandro Machado, o novo concurso PC SE está cada vez mais perto de ser realizado.

Continuar lendo
20/08/2020

Concurso PC SE: Autorizado novo edital com oferta de 60 vagas para Agente e Escrivão!

Foi autorizado a realização do novo concurso PC SE, edital irá ofertar 60 vagas distribuídas entre os cargos de Agente e Escrivão.

Continuar lendo
27/09/2019

Concurso PC SE: Confira o resultado final da prova de títulos do certame!

Foram divulgados, os resultados finais da prova de títulos do Concurso PC SE para o cargo de Delegado Substituto. O certame oferta 10 vagas.

Continuar lendo
12/09/2019

Concurso PC SE: Divulgado resultado preliminar da Avaliação de Títulos!

O concurso PC SE (Polícia Civil de Sergipe) para o cargo de Delegado Substituto, publicou o resultado preliminar da etapa de Avaliação de Títulos.

Continuar lendo
30/08/2019

Concurso PC SE: Candidatos são convocados para Prova de Títulos!

Nesta última quinta-feira, foi publicada a convocação dos candidatos para a prova de títulos, do Concurso PC SE, para o cargo de Delegado Substituto.

Continuar lendo
20/08/2018

Concurso PC-SE Delegado: Data de prova é alterada; inscrições encerram hoje (20)!

Inscrições abertas do novo concurso PC-SE 2018 (Polícia Civil de Sergipe). Oportunidade para nível superior, com salário inicial de R$ 11 mil!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais