Pesquisar no blog

Concurso PM GO: Edital com 870 vagas para Praças e Oficias é autorizado!

Novo concurso PM GO (Polícia Militar de Goiás) conta com edital autorizado e prevê oferta de 870 vagas para Praças e Oficias.

Vale ressaltar que após ser confirmado e anunciado, dessa vez o governador do estado assinou o termo de autorização.

Concurso PM GO: situação atual

Foi assinado, pelo próprio governador, o termo para a realização do novo concurso para a Polícia Militar do Estado de Goiás, com provimento de 870 vagas.

O documento foi assinado no dia 11 de outubro, quando o governador Ronaldo Caiado anunciou que assinou o “edital” dos concursos da Segurança Pública, que somam 1.580 vagas.

No entanto, vale ressaltar que, quando diz edital ele estava se referindo ao termo de autorização. Afinal, o edital ainda vai demorar um pouco para sair, já que outras etapas ainda precisam ser cumpridas.

“Quero mandar um recado aos concurseiros de Goiás. Podem se preparar! Estudem bastante! Porque o edital já foi assinado e nós teremos em breve o(s) concurso(s) para poder chegar mais policiais em todas as áreas da Segurança Pública

A assinatura do governador é um passo importante para que a Polícia Militar e as devidas pastas responsáveis possam das início aos preparativos e começar a escolher a banca organizadora.

Ainda durante o discurso, Caiado reconheceu a necessidade do estado na Segurança Pública, dizendo:

“Sabemos do deficit dos nossos policiais. É o menor contingente que um governador governa o estado. No entanto, somos o primeiro lugar aqui no nosso estado, mesmo com o menor número de policiais, devido a organização, o engajamento e a integração das forças. Isso que é inteligência e competência”, disse o chefe do executivo.

Vagas confirmadas

Embora a expectativa era de 2 mil vagas, o total confirmado para provimento no concurso público da PM GO é de 870 vagas.

Antes da confirmação do governador, um documento, divulgado pelo deputado estadual e delegado, Humberto Teófilo, antecipou a oferta, sendo, dessas:

  • 720 para soldado; e
  • 150 para oficiais.

 

Essas oportunidades estão presentes na LOA 2022 de Goiás. Conforme o documento, o início da concessão está previsto para maio de 2022. Porém, o parlamentar prevê que os editais podem sair a partir de novembro, mas dependem de muitos fatores.

Concurso PM GO: carreiras

Requisitos básicos

Soldado: idade de 18 a 30 anos; nível superior em qualquer área; altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher); CNH categoria B.

Cadete: idade entre 18 e 32 na inscrição; até 35 anos no momento do ingresso; bacharelado em Direito; altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher); CNH categoria B.

Já a remuneração inicial pode variar de  R$ 1.500 até  R$ 5.401,43.

Concurso PM GO é previsto desde 2017

Desde 2017 é aguardada a realização de um novo concurso PM GO. Além disso, a seleção já teve uma banca organizadora definida em 2018, sendo o Instituto AOCP.

No entanto, passados três anos da escolha, é possível que a corporação realize um novo processo licitatório. Inicialmente, as 2 mil vagas autorizadas seriam: 1.920 para soldado  de 3ª classe e 80 para cadete.

Além disso, Ronaldo Caiado anunciou a promoção de mais de 3,1 mil praças na Polícia Militar e reconheceu que a corporação necessita de mais efetivo. Em seu discurso, disse que o estado irá promover um novo concurso. Na época, o entrave era um aval do Tesouro Nacional.

“Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas
anteriormente”, citou o governador.

Último concurso

O último concurso da Polícia Militar de Goiás aconteceu no ano de 2016, sob responsabilidade da Funrio.

O certame contou com 41.829 inscritos que disputavam 2.500 vagas, sendo 2.420 para Soldado e 80 para Cadete. A relação de candidato por vaga foi a seguinte:

Soldado: 14 candidatos/vaga (34.837 inscritos);

Cadete: 87 candidatos/vaga (6.992 inscritos).

⇒ Confira o edital completo!

Os aprovados foram lotados nas cidades de Goiânia, Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Ceres, Formosa, Goianésia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Porangatu, Posse, Rio Verde, Uruaçu.

Provas do concurso PM GO

O certame constou de quatro etapas de avaliação:

1ª Fase: Provas Objetiva e Discursiva;
2ª Fase: Teste de Avaliação Física;
3ª Fase: Avaliação Médica e Avaliação Psicológica;
4ª Fase: Avaliação da vida pregressa e investigação social.

As provas objetiva e discursiva foram aplicadas nos dias 15 e 29 de janeiro de 2017.

A estrutura da prova variava conforme o cargo desejado:

Soldado de 3ª Classe

Conhecimentos Gerais (15 questões): Língua Portuguesa, Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do estado de Goiás;

Conhecimentos Específicos (35 questões): Noções de Direito Penal, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal Militar, Legislação Extravagante.

Cadete

Conhecimentos Gerais (15 questões): Língua Portuguesa, Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do estado de Goiás;

Conhecimentos Específicos (35 questões): Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar, Legislação Extravagante.

Em ambos os casos, cada questão do conteúdo de Conhecimentos Gerais terá peso 1, totalizando 15 pontos. Em Conhecimentos Específicos, o peso será 2, totalizando 70 pontos.

A prova discursiva foi composta de uma redação com valor total de 15 pontos, com limite de 30 linhas, abrangendo temas referentes ao conteúdo programático de Conhecimentos Específicos. Foram corrigidas as redações dos candidatos classificados em até duas vezes o número de vagas ofertados por cargo.

Os exercícios cobrados no Teste de Aptidão Física foram os seguintes: Tração na Barra, Flexão de Braços, Abdominal curl up, Corrida de 12 minutos e Natação de 25 metros. O modo de execução de cada exercício e o mínimo requerido na época constam no edital do certame.

Histórico de Notícias

16/12/2021

Concursos Segurança GO: Novos editais estão autorizados!

Os novos editais para concursos Segurança GO foram autorizados. São previstas cerca de 3.366 oportunidades para o próximo ano entre diversos órgãos!

Continuar lendo
15/12/2021

Concurso PM GO: Mais de 1,6 mil aprovados serão convocados!

O Governo de Goiás anunciou que mais de 1,6 mil novos funcionários serão contratados por meio de concurso PM GO nos próximos três anos. Saiba mais!

Continuar lendo
13/10/2021

Concurso PM GO: 870 vagas autorizadas pelo governador!

Boa notícia concurseiros! O governador Ronaldo Caiado autorizou a publicação de um concurso PM GO, com 870 vagas. Saiba quando sai o edital!

Continuar lendo
23/09/2021

Concurso PM GO: Novas seleções são necessárias, diz governador!

Os concurseiros continuam na expectativa de um novo concurso PM GO. E, o governador do estado, Ronaldo Caiado, afirmou que novas seleções são necessárias.

Continuar lendo
22/09/2021

Concurso PM GO: Estudos para novo edital estão em andamento!

Um concurso PM GO está sendo discutido, porém novo edital depende de pagamento de dívidas, afirma o governador Ronaldo Caiado. Saiba mais!

Continuar lendo
19/07/2021

Concurso PM GO: Lei que autoriza novas convocações é publicada!

Atenção concurseiros! Foi publicada Lei nº 21.035/21 que permite a nomeação de aprovados em vagas de cadastro reserva nos últimos concursos PM GO. Entenda!

Continuar lendo
17/06/2021

Como foi o último concurso PM GO?

O Concurso PM GO deve ser autorizado em breve, segundo informações do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. Saiba mais!

Continuar lendo
26/02/2021

Concurso PM GO: 2.000 vagas solicitadas!

O comando-geral da Polícia Militar encaminhou pedido à Assembleia Legislativa solicitando abertura de 2 mil vagas para o novo concurso PM GO!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais