Pesquisar no blog

Concurso Polícia Científica SC: Edital autorizado com 196 vagas para ensino médio!

Boas notícias para os concurseiros! Um concurso Polícia Científica SC (Polícia Científica de Santa Catarina) pode ocorrer em breve, visto que o governo do estado autorizou o novo edital.

Além disso, serão ofertadas 196 oportunidades de nível médio para a carreira de Auxiliar Criminalístico. Sendo assim, se você se interessa pela nova seleção, confira todos os detalhes a seguir!

 

Concurso Polícia Científica SC: situação atual

Dessa forma, é essencial que os concurseiros saibam que um novo concurso Polícia Científica SC será realizado em breve. Isso porque o edital foi autorizado no dia 23 de maio pelo governador do estado, Carlos Moisés.

Nesse sentido, foram autorizadas, ao todo, 2.297 oportunidades no estado, das quais 196 são destinadas à Polícia Científica.

Além disso, é importante frisar que ainda não são conhecidos maiores detalhes acerca da seleção, além das vagas e cargos a serem contemplados. Entretanto, maiores informações poderão ser divulgadas em breve.

Isso porque é possível que o próximo passo seja a formação de uma comissão organizadora que inicie os preparativos da seleção, como a elaboração do projeto básico do edital, que conterá algumas das principais informações acerca do certame.

Ademais, o documento será de grande importância para o processo de escolha e contratação de uma banca organizadora que será a responsável por receber as inscrições dos candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção, como as provas objetivas.

Dessa forma, o edital só poderá ser publicado após a contratação da empresa e a finalização dos trâmites, como a elaboração de um cronograma entre as partes.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Vagas, cargos e salários

Sendo assim, o novo concurso da Polícia Científica de Santa Catarina ofertará 196 oportunidades para o cargo de Auxiliar Criminalístico, que possui como exigência o nível médio de escolaridade.

Além disso, como mencionado anteriormente, espera-se que maiores detalhes sejam divulgados em breve, como os salários atualizados a serem recebidos pelos aprovados no concurso público.

É igualmente importante ressaltar que a decisão de realizar uma nova seleção se deu por conta dos indicadores que demonstram a saúde financeira do estado, de acordo com o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Isso porque os gastos com a folha de pessoal não atingem o limite prudencial que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Último concurso Polícia Científica SC

Nesse sentido, enquanto maiores detalhes acerca da seleção não são divulgados, os interessados no novo edital podem começar a se preparar com base em antigas seleções realizadas pela corporação.

Dessa forma, o último concurso Polícia Científica SC para a carreira de Auxiliar Criminalístico foi realizado em 2014, quando foram ofertadas 147 oportunidades de nível médio.

Além disso, para concorrer ao cargo foi necessário que os concurseiros possuíssem a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. Ademais, a seleção ocorreu sob a organização do Ieses.

É igualmente essencial frisar que os aprovados da época contaram com remunerações iniciais no valor de R$ 3.722,02. Ademais, a lotação das vagas ocorreu entre uma série de municípios, sendo eles:

  • Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel D’Oeste, Sombrio, Tubarão, Videira e Xanxerê.

 

Por sua vez, vale reforçar que os inscritos nessa seleção foram avaliados por meio de 05 etapas avaliativas, sendo elas:

  • Prova Objetiva;
  • Avaliação de Títulos;
  • Teste de Aptidão Psicológica Vocacionada;
  • Exame Toxicológico; e
  • Investigação Social.

 

Sendo assim, para a primeira etapa, de prova objetiva, os candidatos do concurso público responderam a 80 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas abaixo:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Segurança do Trabalho;
  • Direito Administrativo;
  • Atualidades;
  • Matemática;
  • Física e Química;
  • Administração;
  • Relacionamento Interpessoal;
  • Criminalística;
  • Legislação Específica; e
  • Lógica.

 

Sobre a Polícia Científica SC

A Polícia Científica de Santa Catarina é o órgão permanente de perícia oficial do Estado de S, competindo-lhe a realização de perícias criminais, os serviços de identificação civil e criminal, e a pesquisa e desenvolvimento de estudos nesta área de atuação.

Missão

Promover perícias de natureza criminal e identificação civil e criminal, fundadas no conhecimento técnico e científico, na busca da verdade para a garantia da justiça e da cidadania.

Visão

Ser órgão pericial científico de referência, reconhecido por seu padrão de excelência e qualidade nos serviços prestados.

Valores

Imparcialidade, Verdade, Transparência, Ética, Respeito e Responsabilidade.

 

Acompanhe nossas

redes sociais