Concurso Saúde Curitiba PR: conselho solicita um novo edital!

Concurso Saúde Curitiba PR

O Conselho Municipal de Saúde recomenda a realização de um novo concurso Saúde Curitiba, no Paraná, para suprir o déficit de profissionais. Com 29 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, a recomendação foi aprovada e deverá ser realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba. Situação atual do concurso Saúde Cur...

Status do concurso: Previsto

Materiais disponíveis

BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

Apostilas Prefeitura de Curitiba - PR

O Conselho Municipal de Saúde recomenda a realização de um novo concurso Saúde Curitiba, no Paraná, para suprir o déficit de profissionais.

Com 29 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, a recomendação foi aprovada e deverá ser realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba.

Situação atual do concurso Saúde Curitiba

Em reunião no mês de março, o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, no Paraná, aprovou a recomendação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente ao terceiro quadrimestre de 2019 do Fundo Municipal da Saúde. De acordo com o documento, um novo concurso Saúde Curitiba deve ser realizado.

Com 29 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, a recomendação foi aprovada e deverá ser realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba.

O certame Saúde Curitiba terá como principal objetivo eliminar o déficit de servidores. Além disso, de acordo com a resolução publicada no Diário Oficial do Município, em março, a seleção terá que contar com vagas para diversas categorias profissionais da SMS. 

A recomendação ocorreu no ano de 2020, porque não foi realizada em 2019, conforme a meta da Programação Anual de Saúde (PAS) do ano passado. Com a  nova advertência, a seleção Saúde Curitiba deverá ser realizada em breve. 

Para isso, uma comissão organizadora será formada para definir os cargos, salários e cronograma do certame. Posteriormente, a banca será escolhida. Somente após a contratação da empresa responsável pela seleção, o edital poderá ser publicado. 

Sobre a SMS 

A Rede Municipal de Saúde conta, atualmente, com 111 Unidades Básicas de Saúde, sendo 58 UBS com Estratégia de Saúde da Família e 53 UBS tradicional, nove Unidades de Pronto Atendimento, treze Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), cinco unidades especializadas/especialidades médicas, três Centros de Especialidades Odontológicas, dois Hospitais, um Laboratório de Análises Clínicas, uma Central de Vacinas, cinco Residências Terapêuticas, um Centro de Zoonoses e 68 Espaços Saúde. Somado a isso, há contratos de prestação de serviços junto a prestadores de clínicas especializadas, hospitais e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

 MISSÃO

Formular e desenvolver a política municipal de saúde, com participação da sociedade, por meio do cuidado oportuno, eficiente, efetivo,com afeto e equidade para a população, promovendo a integração regional das redes de atenção.

VISÃO

Ser, até 2032, uma cidade com população saudável e feliz onde o SUS seja reconhecido por sua excelência, tornando-se uma referência nacional e internacional.

VALORES

Ética: entendida como um conjunto de valores morais e princípios, que deve orientar a instituição na sua atuação, para criar um ambiente social e político justo, solidário e pacífico.

Respeito: entendido como um valor institucional que permite que se possa reconhecer, aceitar, apreciar e valorizar as qualidades do próximo e os seus direitos. Portanto, pressupõe um comportamento institucional disponível e receptivo, para expressar e ouvir o contraditório, para conviver e relacionar-se com as diferenças mais variadas e com as preferências da maioria e das minorias.

Transparência: entendida como tornar de domínio público os atos do governo, dar pleno conhecimento ao cidadão das políticas públicas; é cultivar a noção de interdependência e de que a história de uma organização se constrói junto com todos, em um modelo no qual a confiança é protagonista.

Eficiência: entendida como a capacidade institucional e dos profissionais de fazer as coisas no tempo devidosem erros e utilizar somente os recursos necessários.

Compromisso: entendido como a capacidade da instituição de sustentar uma escolha, em razão da sua missão e visão; e o comprometimento com os resultados desejados para a sociedade.

Seleção emergencial 

Sem profissionais de saúde e com o avanço da pandemia de Coronavírus no país, a Prefeitura de Curitiba precisou realizar uma seleção emergencial em março. No total, foram ofertadas 358 vagas para níveis técnico e superior.

Das oportunidades disponíveis, 218 foram para técnicos de enfermagem em saúde pública. O cargo teve como exigência o nível médio com formação técnica em Enfermagem e registro no conselho regional da área (Coren-PR). As remunerações foram referentes às horas trabalhadas, sendo R$ 16,91 por hora.

A seleção para Curitiba PR ainda contou com 140 oportunidades para enfermeiros, que tinha como requisitos a conclusão do nível superior na área e registro no Coren-PR. Os salários foram de R$ 25,65 por hora trabalhada.

Os profissionais, em ambos os casos, poderão exercer jornadas de até 60 horas, cabendo ao gestor da equipe atribuir a carga diária de cada contratado. Os aprovados foram contratados pelo prazo determinado de três meses, com possibilidade de prorrogação por mais três meses.

A contratação integrou as medidas de proteção para o enfrentamento da Covid-19. Na ocasião, Curitiba estava em situação de emergência. Até o dia 9 de abril,  50 novos médicos também passaram a integrar  a linha de frente de combate à pandemia.

Estes profissionais atuaram nas 74 unidades básicas que fazem a triagem dos casos suspeitos e atendem pacientes com quadros respiratórios graves.

Acompanhe nossas

redes sociais