Pesquisar no blog

Concurso Guarda de Porto Alegre RS: Fundação La Salle é a banca!

Novidades para os concurseiros! Pode ser realizado muito em breve um novo concurso Guarda de Porto Alegre RS, visto que a banca organizadora do certame já foi definida e contratada.

Além disso, é prevista a oferta de 23 oportunidades para o cargo de Guarda Municipal, que possui como exigência o nível médio de escolaridade. Sendo assim, se você se interessa pela seleção, confira todos os detalhes abaixo!

 

Concurso Guarda de Porto Alegre RS: situação atual

Dessa forma, é essencial que os concurseiros saibam que pode acontecer muito em breve o próximo concurso Guarda de Porto Alegre RS. Isso porque um grande passo rumo a publicação do edital foi dado na última quarta-feira, 22 de junho.

Sendo assim, nessa data foi divulgado o extrato de contrato que confirma a contratação da banca organizadora do certame. Nesse sentido, a escolhida para receber as inscrições dos candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção, como as provas objetivas, foi a Fundação La Salle.

Além disso, vale recordar que o anúncio de uma nova seleção ocorreu em novembro de 2021, e que uma comissão organizadora foi instituída em janeiro de 2022 para dar início aos preparativos e acompanhar todos os procedimentos referentes ao concurso público.

Ademais, vale frisar que com a banca organizadora contratada são poucos os trâmites que ainda impedem a publicação do edital, como a elaboração do cronograma entre as partes. Dessa forma, o edital é iminente, ou seja, pode ser publicado a qualquer momento.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Vagas, cargos e salários

Nesse sentido, o que se prevê é que o novo concurso para a Guarda Municipal do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, oferte 23 oportunidades para a carreira que exigirá dos candidatos o nível médio de escolaridade.

Além disso, os salários atuais a serem recebidos pelos aprovados no concurso público ainda não foram revelados. Entretanto, no último edital, de 2015, os vencimentos eram de R$ 1.625,00 para as jornadas de trabalho de 30 horas semanais.

Concurso Guarda de Porto Alegre RS: proposta técnica

É igualmente essencial que, enquanto o novo edital não é publicado, os interessados na nova seleção saibam que já é possível ter acesso a alguns dos detalhes do concurso por conta da proposta técnica apresentada pela banca organizadora.

Nesse sentido, segundo o documento os inscritos no concurso Guarda de Porto Alegre RS serão avaliados por meio de provas objetivas e teste de aptidão física. Dessa forma, para a primeira etapa serão respondidas 60 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:

  • Língua Portuguesa – 20;
  • Raciocínio Lógico – 10;
  • Informática – 10;
  • Conhecimentos Específicos – 20.

 

Por outro lado, o teste de aptidão física será realizado pelos 250 primeiros classificados aprovados nas provas objetivas e consistirá nos seguintes testes:

  • impulsão (salto em altura)
  • força de membros superiores (apoio sobre o solo)
  • resistência abdominal
  • capacidade aeróbica (corrida)

 

Último concurso Guarda de Porto Alegre RS

Sendo assim, é válido recordar que o último concurso Guarda de Porto Alegre RS aconteceu em 2015, quando foram ofertadas 10 oportunidades de nível médio para a carreira.

Além disso, como mencionado anteriormente, os aprovados na seleção contaram com salários no valor de R$ 1.625,00 para as jornadas de trabalho de 30 horas semanais.

Ademais, para concorrer ao cargo também era necessário que os candidatos possuíssem a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”.

Sendo assim, confira ainda os requisitos básicos exigidos para a investidura no cargo:

  • Ser aprovado no concurso público;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, neste caso, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do §1º do art. 12 da Constituição da República;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  • Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
  • Ter idade mínima de dezoito anos completos até a data de posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

 

Atribuições do cargo

É igualmente essencial que os interessados no novo concurso Guarda de Porto Alegre RS conheçam as atribuições do cargo informados pelo último edital:

  • Descrição Sintética: exercer vigilância em logradouros públicos e próprios municipais;
  • Descrição Analítica: exercer vigilância em locais previamente determinados; conduzir veículos oficiais quando em serviço de vigilância; realizar ronda de inspeção em intervalos fixados, adotando providências tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações nos edifícios, praças, jardins, materiais sob sua guarda, etc.; controlar a entrada e saída de pessoas e veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância, verificando, quando necessário, as autorizações de ingresso; verificar se as portas e janelas e demais vias de acesso estão devidamente fechadas; investigar quaisquer condições anormais que tenha observado; responder às chamadas telefônicas e anotar recados; levar ao imediato conhecimento das autoridades competentes qualquer irregularidade verificada; acompanhar funcionários, quando necessário, no exercício de suas funções; exercer tarefas afins.

 

Etapas avaliativas

Por fim, é importante recordar que os inscritos na última seleção foram avaliados por meio de provas objetivas, prova de aptidão física e avaliação psicológica.

Dessa forma, para a primeira etapa os candidatos responderam a 60 questões acerca dos conteúdos indicados abaixo:

  • Língua Portuguesa – 16;
  • Matemática/ Raciocínio Lógico – 14;
  • Legislação Específica – 30.

 

Por outro lado, a prova de aptidão física contou com 04 testes, sendo eles:

  • impulsão (salto em altura);
  • força de membros superiores (apoio sobre solo);
  • resistência abdominal (abdominal tipo remador);
  • capacidade aeróbica (corrida).

 

Sobre a Guarda de Porto Alegre RS

Em 1892 foi criada a Guarda Municipal, hoje um patrimônio da cidade de Porto Alegre

Sua atribuição sempre foi a de proteger o patrimônio público, especificamente os próprios municipais, ou seja, escolas, postos de saúde e repartições. Com alteração da lei 9.056/2002 de Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana para a nova nº 11.399/2012 que instituiu a Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Municipal ganhou novo perfil de treinamento e capacitação constantes, reequipamento e modernização que dão a estrutura necessária para a execução de um atendimento qualificado, que consolida a participação da Guarda Municipal no cenário da segurança, como referência para a população.

Hoje a Guarda Municipal está dividida em 10 áreas de atuação, compostas por efetivos fixos, móveis e quadro de chefia. Cada área, conforme sua necessidade, conta com uma ou mais guarnições – automóvel patrulha, que exercem o serviço de fiscalização e patrulhamento de prédios públicos municipais e apoio ao efetivo, ficando cada turno de serviço sob responsabilidade de um chefe da área. A divisão geográfica e descentralizada facilita o atendimento e o gerenciamento do trabalho.

Estas tarefas tem estrutura definida e está dividida em:

  • Vigilância móvel em patrulhas, prestando serviço 24 horas por dia em inspeções e apoio nos diferentes setores;
  • Grupamento Especial Motorizada, que presta apoio especial e planejado;
  • Grupo de Apoio Operacional;
  • Disque-Pichação;
  • Central de Operações que coordena o serviço operacional funcionando 24 horas por dia;
  • Setor de Planejamento, que planeja, acompanha e avalia todas as ações da Guarda Municipal.

 

Histórico de Notícias

03/12/2021

Concurso Guarda de Porto Alegre – RS: Aprovada Lei da idade máxima!

Foi aprovada uma lei que limita a idade para inscrição e que pode favorecer o concurso Guarda de Porto Alegre-RS. Edital deve sair no 1° semestre de 2022!

Continuar lendo
23/09/2015

Prefeitura de Porto Alegre seleciona 10 Guardas Municipais

A Prefeitura de Porto Alegre abriu concurso público para selecionar 10 Guardas Municipais. Ter ensino médio completo é requisito para concorrer às vagas.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais