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Concurso Prefeitura de Porto Alegre: Banca definida para Guarda Municipal!

Boas notícias para os concurseiros! Está definida a banca do novo concurso da Prefeitura de Porto Alegre/RS para a Guarda! 😍

Após a nomeação dos candidatos do último certame, o novo edital será publicado em breve!

Saiba mais detalhes! 👇

 

Concurso Prefeitura de Porto Alegre: situação atual

No dia 05 de dezembro, por meio de extrato de contrato, a FUNAPE foi definida como banca organizadora do aguardado concurso para a Guarda Municipal de Porto Alegre!

Confira o documento na íntegra:

 

Assim, a FUNAPE será responsável por receber as inscrições, bem como pela elaboração, aplicação e correção das diversas etapas do concnurso.

O número de vagas a serem ofertadas deverá ser publicado em breve!

O próximo passo para a concretização do certame é a assinatura formal entre as partes, tornando o edital iminente!

Vale ressaltar que, em julho, 61 candidatos aprovados no último processo seletivo da Guarda Municipal de Porto Alegre foram nomeados, marcando um momento significativo para a corporação que não recebia novos agentes desde 2015.

Os futuros servidores serão vinculados à Secretaria Municipal de Segurança e passarão pelo período de estágio probatório após a entrega dos exames admissionais e da documentação requerida pelo edital.

“A chegada de mais servidores é fundamental para a continuidade do trabalho de qualificação da Guarda Municipal. Nossos agentes têm atuado em diversas frentes, em conjunto com os demais órgãos de segurança, e agora teremos uma área de abrangência ainda maior”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

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Último Concurso Prefeitura de Porto Alegre: Guarda

O último certame da Prefeitura de Porto Alegre para Guarda foi publicado em 2022, sob organização da Fundação La Salle.

Foram ofertadas 23 vagas imediatas + CR de nível médio para o cargo de Guarda Municipal.

As oportunidades ofertadas pelo edital foram distribuídas em:

  • Ampla concorrência – 14 vagas;
  • Pessoas negras – 06 vagas;
  • Pessoas com deficiência – 03 vagas.

 

Os aprovados no concurso público e contratados para a carreira contaram com salários iniciais no valor de R$ 1.398,50 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Além disso, o cargo fez jus aos seguintes benefícios:

  • Gratificação por Risco de Vida de 30% (trinta por cento) sobre o vencimento básico inicial.
  • Poderá, de acordo com a necessidade da Administração, ser convocado para Regime de Tempo Integral (RTI), com carga horária de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o vencimento básico inicial;
  • Vale alimentação, conforme previsto na Lei Municipal nº 7.532/1994;
  • Vale transporte facultativo e subsidiado, em conformidade com o estabelecido pela Lei Municipal nº 5.595/1985; f) Plano de saúde facultativo e subsidiado, conforme Lei Municipal nº 11.556/2014;
  • O exercício do cargo exige a prestação de serviço externo e desabrigado, à noite, sábados, domingos e feriados, sob o regime de plantão, bem como o uso de uniforme fornecido pelo Município e atendimento ao público, bem como habilidade para o manejo de armas de fogo.

 

Requisitos

As exigências mínimas para investidura no cargo foram:

  • Ser considerado apto na inspeção de saúde e ter realizado exame psicológico;
  • Em se tratando de candidato da reserva de vagas para Pessoa Com Deficiência, ter parecer favorável quanto à deficiência apresentada e sua compatibilidade com as atribuições essenciais do cargo;
    • A ausência de entrega do laudo médico nos termos do item 11.19 ou o não comparecimento do candidato em caso de convocação para exames complementares implicará na exclusão do concurso;
    • Caso o candidato não seja reconhecido como Pessoa Com Deficiência pela comissão específica, perderá o direito à nomeação pela reserva de vagas, permanecendo somente na lista de classificação geral;
    •  Caso a comissão especifica conclua que a deficiência alegada pelo candidato é incompatível com as atribuições e atividades do cargo, o candidato será excluído do concurso.
  • Em se tratando de candidato da reserva de vagas para pessoas negras, haver sido avaliado e aprovado na comissão competente.
    • Caso o candidato não seja reconhecido como negro pela respectiva comissão, perderá o direito à nomeação pela reserva de vagas, permanecendo somente na lista de classificação geral;
    • O não comparecimento à reunião designada com a comissão específica implicará na exclusão do Concurso.
  • Apresentar o original e cópia em mídia digital, em formato PDF, dos documentos exigidos.

 

Ademais, foram exigidos os seguintes requisitos:

  •  Ensino Médio Completo;
  • Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”; e
  • Idade máxima 25 anos até a data de abertura das inscrições, conforme Lei Municipal nº 12.933/21 e art. 16, § 1º, da Lei Complementar Municipal nº 133/85.

Quais as atribuições do cargo?

A Guarda da Prefeitura de Porto Alegre/RS desempenha as seguintes funções:

  • exercer vigilância em logradouros públicos e próprios municipais;
  • exercer vigilância em locais previamente determinados;
  • conduzir veículos oficiais quando em serviços de vigilância;
  • realizar ronda de inspeção em intervalos fixados, adotando providencias tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações em edifícios, praças, jardins, materiais sob sua guarda, etc.;
  • controlar a entrada e a saída de pessoas e veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância, verificando, quando necessário, as autorizações de ingresso;
  • verificar se as portas, as janelas e as demais vias de acesso estão devidamente fechadas;
  • investigar quaisquer condições anormais que tenha observado;
  • responder às chamadas telefônicas e anotar recados;
  • levar ao imediato conhecimento das autoridades competentes qualquer irregularidade verificada;
  • acompanhar funcionários, quando necessário, no exercício de suas funções;
  • exercer a fiscalização e a lavratura de auto de infração; e
  • executar tarefas afins.

 

Etapas de Seleção

Os candidatos foram avaliados por meio das etapas avaliativas a seguir:

  • 1ª Etapa: Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa: Testes de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório e classificatório;
  • 3ª Etapa: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • 4ª Etapa: Curso de Armamento e Tiro, de caráter eliminatório e classificatório.

 

A primeira etapa, de provas objetivas, foi composta por 60 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas abaixo:

  • 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos;
  • 20 (vinte) questões de Língua Portuguesa;
  • 10 (dez) questões de Raciocínio Lógico;
  • 10 (dez) questões de Informática.

 

Por outro lado, na etapa de teste de aptidão física, os candidatos passaram por 04 testes, sendo eles:

  • impulsão;
  • força de membros superiores (apoio sobre o solo e barra fixa);
  • resistência abdominal; e
  • capacidade aeróbica.

 

No curso de armamento e tiro os candidatos foram submetidos a provas práticas realizadas em alvo humanoide com 10 disparos a 5 metros e 10 disparos a 7 metros e em alvo colorido com 24 disparos a 7 metros.

Sobre a Guarda de Porto Alegre RS

Em 1892 foi criada a Guarda Municipal , hoje um patrimônio da cidade de Porto Alegre

Sua atribuição sempre foi a de proteger o patrimônio público, especificamente os próprios municipais, ou seja, escolas, postos de saúde e repartições. Com alteração da lei 9.056/2002 de Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana para a nova nº 11.399/2012 que instituiu a Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Municipal ganhou novo perfil de treinamento e capacitação constantes, reequipamento e modernização que dão a estrutura necessária para a execução de um atendimento qualificado, que consolida a participação da Guarda Municipal no cenário da segurança, como referência para a população.

Hoje a Guarda Municipal está dividida em 10 áreas de atuação, compostas por efetivos fixos, móveis e quadro de chefia. Cada área, conforme sua necessidade, conta com uma ou mais guarnições – automóvel patrulha, que exercem o serviço de fiscalização e patrulhamento de prédios públicos municipais e apoio ao efetivo, ficando cada turno de serviço sob responsabilidade de um chefe da área. A divisão geográfica e descentralizada facilita o atendimento e o gerenciamento do trabalho.

Estas tarefas tem estrutura definida e está dividida em:

  • Vigilância móvel em patrulhas, prestando serviço 24 horas por dia em inspeções e apoio nos diferentes setores;
  • Grupamento Especial Motorizada, que presta apoio especial e planejado;
  • Grupo de Apoio Operacional;
  • Disque-Pichação;
  • Central de Operações que coordena o serviço operacional funcionando 24 horas por dia;
  • Setor de Planejamento, que planeja, acompanha e avalia todas as ações da Guarda Municipal.

 

Histórico de Notícias

03/12/2021

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