Concurso Prefeitura de Betim – MG: Edital na área da Saúde é previsto para próximos meses!

Previsão de um novo edital para a área da saúde em Betim é confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. Confira os detalhes! O Objetivo do certame é a substituição dos contratos terceirizados existentes, por profissionais efetivos contratados via concurso.  Concurso Prefeitura Betim MG A Prefeitura de Betim, em Minas Gerais, Região...

Status do concurso: Previsto

Materiais disponíveis

BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

Previsão de um novo edital para a área da saúde em Betim é confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. Confira os detalhes!

O Objetivo do certame é a substituição dos contratos terceirizados existentes, por profissionais efetivos contratados via concurso. 

Concurso Prefeitura Betim MG

A Prefeitura de Betim, em Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem previsão para um novo concurso para Secretaria de Saúde, desde de 2019. Até então o certame  não foi realizado.

No ano passado, a prefeitura chegou a anunciar que a previsão era de que o edital do concurso  fosse publicado em dezembro daquele mesmo ano, o que acabou não acontecendo. Já em 2020, devido a pandemia do novo Coronavírus a seleção foi adiada novamente.

Ainda que a prefeitura tenha realizado a contratação de diversos profissionais da Saúde temporários, para suprir as demandas trazidas pela pandemia, o objetivo é não ter aumento de gastos com pessoal durante esse período de crise.

Dessa maneira, os trâmites para os concursos  da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde precisaram ser adiados.

Entretanto, a Secretaria de Saúde de Betim confirmou que o certame para área da Saúde será realizado. O Objetivo é a substituição dos contratos terceirizados existentes, por profissionais efetivos contratados via concurso. 

Segundo o departamento, o edital da seleção está sendo analisado pela comissão técnica e pode ser publicado nos próximos meses. Porém, alguns trâmites anteriores à publicação do documento precisam ser concluídos, como a contratação da organizadora do concurso.

Sobre Betim 

A história de Betim remonta ao século XVIII, quando o Brasil, ainda colônia de Portugal, vivia o auge do seu ciclo do ouro. A região fazia parte de uma importante rota de bandeirantes que vinham de São Paulo a Pitangui. Assim como várias cidades surgiram nas trilhas das tropas e nas rotas dos bandeirantes, Betim, antes de assim se chamar, fazia parte desse entrecruzar de caminhos, sendo passagem e pousada de tropeiros.Na década de quarenta, instalaram-se as primeiras indústrias de Betim, ligadas à constituição do Parque Siderúrgico Nacional: Cerâmica Saffran (1942), Ikera (1945), Cerâmica Minas Gerais (1947). Betim, por sua oferta privilegiada de infraestrutura, passou a ser um polo de atração de indústrias. Na década de cinquenta, o planejamento estadual destinou a Betim duas outras funções econômicas: a industrialização de base, representada pelas siderúrgicas, e a produção de alimentos para o abastecimento local. Nesses últimos 30 anos, o parque industrial de Betim cresceu e se diversificou. Além de polo petroquímico e automotivo, a cidade também abriga importantes empresas no setores de metalurgia, alumínio, mecânica, serviços e logística.

Secretaria de Saúde de Betim

Esta secretaria tem por finalidade formular e coordenar a política municipal de saúde e desenvolver planos e programas em sua área de competência. É de sua responsabilidade gerir e avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Betim, além de coordenar ações e serviços de vigilâncias epidemiológica, sanitária, de alimentação, nutrição e saúde do trabalhador.

Novo certame Saúde Betim MG deve ter oferta semelhante ao da última seleção

A Prefeitura de Betim teria autorizado em maio de 2019 a criação da Lei nº 6.498, que altera o número de cargos existentes para provimento efetivo na Secretaria de Saúde. Conforme consta na lei, foram criados 77 novos cargos, todos para médicos.

As oportunidades eram para diferentes especialidades. Sendo elas: Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Medicina do Trabalho, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Infectologia, Médico intensivista, Mastologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neuropediatria, Pneumologia, Psiquiatria (adulto e infantil) e Médico Ultrassonografista.

As possíveis vagas para o novo certame ainda não foram anunciadas. Ainda em 2019, foi autorizada a realização de um processo seletivo  , contemplando 487 vagas temporárias para médicos de várias especialidades.

A seleção tinha o objetivo de suprir a necessidade da prefeitura, enquanto não era feito uma seleção para a contratação de efetivos.

Dessa maneira, a expectativa é que o novo edital traga uma oferta de vagas semelhante a do processo seletivo.

O processo seletivo tinha como intenção, atender a situação de calamidade pública gerada pelo atual déficit de profissionais médicos no quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Betim.

Último certame para diversos cargos

Publicado em agosto de 2019, o último edital ofertou 278 vagas, distribuídas entre cargos de nível médio e superior, dos setores Administrativo, Assistência Social e Educação da Prefeitura. As provas objetivas e discursivas ocorreram no dia 1º de março, em dois turnos. A banca organizadora foi o Instituto AOCP.

As oportunidades foram para os seguintes cargos:

Nível Médio: Auxiliar Administrativo de Centro Infantil Municipal (5), Educador Social (4), Oficial de Administração (28), Técnico de Biblioteca (8), Técnico de Informática (4), Técnico de Secretaria (21), Tradutor e Intérprete de Sinais (2);

Nível Superior: Analista de Recursos Financeiros, Orçamentários, Contratos e Convênios (2), Analista de Sistemas (2), Analista Jurídico (2), Assistente Social (16), Bibliotecônomo (3), Contador (1), Geógrafo (1), Pedagogo (14), Professor da Educação Infantil (14), Professor de Arte (5), Professor de Ciências (17), Professor de Educação Física (7), Professor de Ensino Religioso (3), Professor de Geografia (10), Professor de História (10), Professor de Inglês (7), Professor de Língua Portuguesa (21), Professor de Matemática (14), Professor PI-L (42), Psicólogo (9), Sociólogo (1).

O conteúdo programático da prova consistiu nas seguintes disciplinas:

Nível Médio

– Língua Portuguesa: 10 questões;

– Legislação Municipal: 10 questões;

– Conhecimentos Específicos: 30 questões.

Nível Superior (Exceto Professor de Língua Portuguesa)

– Língua Portuguesa: 10 questões;

– Legislação Municipal: 10 questões;

– Conhecimentos Específicos: 30 questões.

Nível Superior (Professor de Língua Portuguesa)

– Legislações Municipais: 10 questões;

– Conhecimentos Específicos: 40 questões.

 

Histórico de Notícias

26/11/2020

Concurso Prefeitura de Betim – MG: Edital para área da Saúde é previsto!

A Secretaria Municipal de Saúde de Betim presume a publicação de um novo edital de certame para os próximos meses. Confira!

Continuar lendo
20/08/2019

Concurso Prefeitura de Betim – MG: Edital para área da Saúde até dezembro!

Será liberado um novo edital do Concurso de Betim e ele deve ser publicado em dezembro deste ano. O novo edital traz vagas para a Secretária de Saúde.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais