Atenção, concurseiro! O concurso SEDF (Secretaria de Educação do Distrito Federal) segue avançando nos preparativos e acaba de formar sua comissão organizadora, passo essencial antes da escolha da banca responsável. O novo edital ofertará 10.604 oportunidades para cargos de Professor, Pedagogo e carreiras especializadas em educação, entre vagas imediatas e cadastro reserva, com a publicação do edital prevista para abril de 2026.
Enquanto o novo edital não é publicado, a Secretaria de Educação mantém em andamento o processo seletivo temporário organizado pelo Instituto Quadrix, destinado à formação de cadastro reserva para cargos de nível superior. A remuneração inicial é de R$ 6.427,71, garantindo a continuidade das atividades nas escolas até a chegada dos novos servidores efetivos.
Com a confirmação da previsão de data, cresce a expectativa entre os concurseiros, que já podem iniciar a preparação antecipada para garantir uma das vagas no concurso SEDF, que promete grande impacto na carreira pública do magistério. Se interessou? Continue comigo e confira todos os detalhes e atualizações sobre o concurso SEDF.
Índice
Concurso SEDF: situação atual
Excelente notícia para quem aguardava o novo concurso SEDF: o certame acaba de avançar mais uma etapa importante. A comissão organizadora foi oficialmente formada, conforme publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) do dia 5 de novembro.

Com a comissão instituída, os próximos passos incluem a escolha e divulgação da banca organizadora, que será responsável por elaborar e publicar o edital, além de aplicar as provas e conduzir as demais etapas de avaliação.
O edital do concurso SEDF está previsto para ser divulgado no primeiro semestre de 2026, no mês de abril. Vale lembrar que a autorização oficial do concurso foi publicada no DODF de 14 de outubro, confirmando a oferta de 10.604 vagas, sendo 2.650 para provimento imediato e 7.954 para cadastro de reserva.
De acordo com o documento, as oportunidades contemplarão diversos cargos da área educacional, abrangendo tanto funções docentes quanto administrativas, em diferentes especialidades e níveis de escolaridade.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da nova seleção, afirmando que o concurso representa a continuidade do compromisso do governo em valorizar o magistério e assegurar uma educação pública de qualidade.
Ao todo, as oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:
- Professor de Educação Básica – 1.879 vagas imediatas e 5.638 para cadastro de reserva;
- Pedagogo-Orientador Educacional – 50 vagas imediatas e 150 de cadastro de reserva;
- Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional – 171 vagas imediatas e 516 de cadastro de reserva;
- Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional – 300 vagas imediatas e 900 de cadastro de reserva;
- Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional – Especialidade Monitor – 250 vagas imediatas e 750 de cadastro de reserva.
Segundo a autorização, 10% das vagas deverão ser preenchidas em até 12 meses após a homologação, enquanto o restante será convocado gradualmente ao longo do prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Cargos vagos
De acordo com informações do Portal da Transparência, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) possui atualmente aproximadamente 16.744 cargos vagos. Confira o detalhamento:
- Professor de Educação Básica (40h): 13.239 cargos vagos
- Pedagogo-Orientador (40h): 121 cargos vagos
- Gestor de Políticas Públicas e Gestão Educacional (40h): 504 cargos vagos
- Analista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (40h): 2.880 cargos vagos
Os dados referentes ao cargo de Analista de Políticas Públicas e Gestão Educacional – Monitor não estão disponíveis.
Salários e benefícios do concurso SEDF 2026
Os salários iniciais variam conforme o cargo e a titulação do candidato aprovado. Atualmente, a remuneração dos professores e pedagogos-orientadores é de R$ 6.106,11, valor que pode aumentar conforme a formação acadêmica, com acréscimos para especialização, mestrado ou doutorado.
Para o cargo de Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional, o salário inicial é de R$ 5.749,21, também com possibilidade de reajuste conforme a titulação. Já os Analistas em Políticas Públicas e Gestão Educacional têm vencimentos que variam de R$ 3.245,02 a R$ 5.066,27, dependendo da especialidade e do nível exigido (fundamental, médio ou superior).
Com milhares de vagas, boa remuneração e oportunidades em diferentes áreas, o concurso SEDF 2026 desponta como uma excelente chance para quem busca estabilidade e carreira sólida no serviço público educacional.
Concurso SEDF: Edital em andamento
Tem um edital do concurso SEDF para contratação temporária de professores em andamento e oferecerá oportunidades em diversas áreas do conhecimento, com distribuição de vagas entre disciplinas da educação básica e cursos técnicos, sempre exigindo formação superior compatível com a área de atuação.
Essas vagas serão destinadas à formação de cadastro reserva, ou seja, os candidatos aprovados poderão ser convocados conforme a necessidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Confira as especialidades previstas no edital do concurso SEDF:
- Administração
- Arquitetura
- Artes
- Biologia
- Biomedicina
- Ciências Naturais
- Construção Civil
- Contabilidade
- Direito
- Educação Física
- Eletrônica
- Eletrotécnica
- Enfermagem
- Farmácia
- Filosofia
- Física
- Fisioterapia
- Gastronomia
- Geografia
- História
- Informática
- LEM – Alemão
- LEM – Espanhol
- LEM – Francês
- LEM – Inglês
- LEM – Japonês
- Letras Libras
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Música
- Nutrição
- Odontologia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química
- Radiologia
- Sociologia
- Telecomunicações
A remuneração prevista é de R$ 6.427,71, correspondente à jornada de trabalho definida no edital.
Requisitos do concurso SEDF
De acordo com o edital, para participar do concurso SEDF é necessário atender a alguns requisitos gerais:
- ser brasileiro ou gozar das prerrogativas legais;
- ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação;
- estar em dia com a Justiça Eleitoral;
- estar quite com o serviço militar (no caso de candidatos do sexo masculino);
- apresentar atestado que comprove aptidão física e mental;
- não ter sofrido penalidade incompatível no exercício de função pública;
- não ser aposentado por invalidez;
- não possuir restrições para atuar em sala de aula;
- não estar cumprindo sanção de inidoneidade aplicada por órgão público;
- apresentar certidão negativa em ação criminal.
Requisitos específicos
Além dos requisitos básicos, cada área exige formação superior compatível. Em geral, é necessário possuir licenciatura na área pretendida. Porém, para graduados não licenciados, é aceita a formação de bacharelado ou tecnólogo acrescido de curso de Formação Pedagógica, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC.
Alguns exemplos:
- Administração: bacharelado em Administração + curso de Formação Pedagógica.
- Arquitetura: bacharelado em Arquitetura e Urbanismo + curso de Formação Pedagógica.
- Artes: licenciatura em Artes Cênicas, Dança, Música, Artes Plásticas/Visuais ou Educação Artística com habilitação correspondente. Também é aceita graduação em bacharelado nessas áreas, desde que acompanhada de Formação Pedagógica.
- Biologia e Ciências Naturais: licenciatura na área ou bacharelado em Biologia com Formação Pedagógica.
- Educação Física: licenciatura em Educação Física, ou bacharelado com Formação Pedagógica. É exigido registro no CREF.
- Enfermagem: licenciatura ou bacharelado em Enfermagem com Formação Pedagógica, além de registro válido no COREN.
- Direito, Contabilidade, Engenharia, Psicologia, Sociologia, Informática, Letras (diversas habilitações): bacharelado + Formação Pedagógica ou licenciatura direta na área.
- Música: licenciatura ou bacharelado em Música (ou Artes/Música) + Formação Pedagógica. Além disso, é obrigatória a aprovação em prova prática no instrumento/especialidade escolhida.
- Odontologia: bacharelado em Odontologia + Formação Pedagógica, com registro válido no CRO.
- Pedagogia: licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior.
- Demais áreas técnicas (Radiologia, Telecomunicações, Construção Civil, Gastronomia, Produção Cultural etc.): tecnólogo ou bacharelado na área + Formação Pedagógica.
Locais de atuação
Os profissionais aprovados no concurso da Secretaria de Educação do DF serão lotados de acordo com os bancos regionais vinculados às Coordenações Regionais de Ensino (CREs), distribuídas pelas seguintes regiões administrativas:
- Brazlândia
- Ceilândia
- Gama
- Guará
- Núcleo Bandeirante
- Paranoá
- Planaltina
- Plano Piloto
- Recanto das Emas
- Samambaia
- Santa Maria
- São Sebastião
- Sobradinho
- Taguatinga
Os candidatos do concurso SEDF classificados poderão escolher sua área de interesse e local de atuação conforme as regras estabelecidas no edital, que deve ser publicado em breve.
Etapas de seleção do concurso SEDF
O concurso SEDF contará com duas fases principais:
- Prova objetiva, obrigatória para todos os candidatos.
- Prova prática, aplicada apenas para os inscritos na área de Música.
Prova objetiva
A prova objetiva será aplicada no dia 19 de outubro e terá turnos diferentes conforme a área:
- manhã: todas as áreas de formação, exceto Pedagogia;
- tarde: somente para os candidatos da área de Pedagogia.
O concurso SEDF seguirá o modelo “certo” ou “errado”, com 120 itens, distribuídos da seguinte forma:
- 30 de Conhecimentos Básicos;
- 40 de Conhecimentos Complementares;
- 50 de Conhecimentos Específicos.
Sistema de pontuação
- cada item correto vale 1 ponto;
- cada item errado gera a perda de 0,5 ponto.
Critérios de eliminação
Será eliminado do concurso SEDF o candidato que:
- obtiver 3 pontos ou menos em Conhecimentos Básicos;
- obtiver 4 pontos ou menos em Conhecimentos Complementares;
- obtiver 5 pontos ou menos em Conhecimentos Específicos;
- obtiver nota final inferior a 36 pontos no total da prova objetiva.
O que cai na prova do concurso SEDF?
A prova do concurso SEDF será composta por questões de Conhecimentos Básicos, Complementares e Específicos. Confira, a seguir:
Conhecimentos básicos
Língua Portuguesa e Redação Oficial
- Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados
- Reconhecimento de tipos e gêneros textuais
- Domínio da ortografia oficial
- Domínio dos mecanismos de coesão textual:
- Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação
- Emprego de tempos e modos verbais
- Domínio da estrutura morfossintática do período:
- Emprego das classes de palavras
- Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração
- Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração
- Emprego dos sinais de pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Regência verbal e nominal
- Emprego do sinal indicativo de crase
- Colocação dos pronomes átonos
- Reescrita de frases e parágrafos do texto:
- Significação das palavras
- Substituição de palavras ou trechos de texto
- Reorganização da estrutura de orações e períodos
- Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade
- Figuras de linguagem
Conhecimentos acerca do Distrito Federal
- Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da RIDE (Lei Complementar nº 94/1998 e alterações)
Legislação
- Constituição Federal de 1988 (Título VIII, Capítulo III – Da Educação, Seção I – Da Educação)
- Lei Complementar nº 840/2011 e alterações (Disposições preliminares, deveres, regime disciplinar e processos de apuração)
- Lei nº 9.394/1996 – LDB (Da Educação até Disposições Transitórias)
- Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990 (disposições preliminares, direitos fundamentais, medidas a pais/responsáveis, Conselho Tutelar)
- Lei Orgânica do DF (Fundamentos, Organização do DF e dos Poderes, Educação e Cultura)
- Resolução CEDF nº 2/2023 (Normas da Educação Básica no DF)
- II Plano Distrital de Política para Mulheres 2020-2023
- Decreto nº 44.918/2023 (Valorização das mulheres e combate ao machismo na SEEDF)
- Plano Distrital de Educação – PDE 2015-2024
- Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
- Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
- Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos teóricos
- Diretrizes de Avaliação Educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala
Temas Educacionais e Pedagógicos
- Planejamento e organização do trabalho pedagógico
- Processo de planejamento (concepção, importância, dimensões e níveis)
- Planejamento participativo (construção, acompanhamento e avaliação)
- Planejamento escolar (planos da escola, do ensino e da aula)
- Currículo: do proposto à prática
- Tecnologias da informação e comunicação na educação
- Educação integral
- Educação do campo
- Educação de Jovens e Adultos
- Educação ambiental
- Educação e sociedade na prática escolar
- Tendências pedagógicas na prática escolar
- Didática e prática histórico-cultural
- A didática na formação do professor
- Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas
- Processos de ensino e aprendizagem
- Relação professor/aluno
- Compromisso social e ético do professor
- Componentes do processo de ensino: objetivos, conteúdos, métodos, estratégias e meios
- Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento
- Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas
- Papel político-pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar
- Função histórico-cultural da escola
- Comunidade escolar e contextos institucionais e socioculturais
- Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores
- Políticas públicas para a Educação Básica
- Gestão democrática
Conhecimentos complementares
Educação Inclusiva
- Legislação e Documentos Normativos
- Declaração de Salamanca (1994)
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)
- Resolução CNE/CEB nº 4/2009
- Lei Federal nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana – TEA)
- Lei Federal nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência)
- Parecer CNE/CEB nº 50/2023
- Resolução CEDF nº 3/2023
- Documentos Orientadores da SEEDF
- Currículo em Movimento da Educação Especial
- Orientação Pedagógica da Educação Especial
- Caderno de Orientação Pedagógica da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva 2025
- Fundamentos Pedagógicos e Prática Docente
- Histórico das políticas da Educação Especial na perspectiva inclusiva
- Atendimento Educacional Especializado (plano, adequação curricular, aspectos sociais, legais e pedagógicos)
- Tecnologias assistivas e recursos pedagógicos
- Diferença entre dificuldades e transtornos de aprendizagem, com estratégias de intervenção
- Papel do professor: formulação, aplicação, revisão e avaliação da adequação curricular
- Papel do professor na aprendizagem inclusiva, no estudo de caso e no assessoramento da adequação curricular
- Parâmetros globais do estudo de caso
- Práticas pedagógicas inclusivas com foco na diversidade
- Capacitismo: conceito e enfrentamento nas práticas educativas
- Noções Fundamentais sobre Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação
- Noções gerais sobre TEA, Deficiência Intelectual, Deficiências Múltiplas e Altas Habilidades/Superdotação
- Conceitos, características e classificações segundo a CID-11
- Reconhecimento de sinais e características no contexto escolar
- Implicações pedagógicas e necessidades específicas de cada condição
- Estratégias pedagógicas diferenciadas (cognitivas, sociais, emocionais e comportamentais)
- Adequações curriculares e metodológicas para garantir acesso, participação e aprendizagem
- Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
- Princípios e fundamentos da EJA na perspectiva da inclusão
- Necessidades específicas dos estudantes com deficiência intelectual
- Estratégias pedagógicas para aprendizagem significativa, autonomia e cidadania
- Planejamento e adequações curriculares focados na funcionalidade e realidade sociocultural
- Uso de metodologias ativas e recursos acessíveis
- Preparação para o mundo do trabalho (qualificação, habilidades socioemocionais, inserção produtiva e projetos de vida)
- Integração com políticas de educação profissional e geração de renda
- Tipos de Turmas para Estudantes com Deficiência/TEA
- Fundamentação pedagógica e legal conforme documentos da SEEDF
- Objetivos específicos de cada modalidade de turma
- Implementação e critérios da Estratégia de Matrícula vigente
- Contribuição para a cultura inclusiva nas escolas
- Normativos para a Promoção da Equidade, Diversidade e Direitos Humanos
- Lei Distrital nº 6.367/2019 (noções da Lei Maria da Penha no currículo escolar)
- Lei Distrital nº 4.374/2009 (Dia de combate à homofobia no DF)
- Lei Distrital nº 7.395/2024 (Política Distrital de Proteção e Matrícula de Crianças Migrantes, Refugiadas, Apátridas e Solicitantes de Refúgio)
- Portaria SEEDF nº 279/2018 (Acolhimento e atendimento de estudantes indígenas)
- Lei Distrital nº 5.816/2017 (Prioridade para matrícula de crianças indígenas)
- Resolução CNE/CP nº 1/2012 (Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos)
- Portaria MEC nº 470/2024 (Política Nacional de Equidade e Educação Escolar Quilombola)
- Plano Nacional de Implementação das Diretrizes para Educação das Relações Étnico-Raciais (2013)
- Diretrizes Operacionais e Pedagógicas para Escolarização da População em Situação de Rua (PEPOP/SEEDF)
Conhecimentos Específicos
No concurso da SEDF, os conteúdos de Conhecimentos Específicos não são iguais para todos os candidatos.
Eles variam conforme o cargo escolhido e estão diretamente ligados à área de formação exigida. Por exemplo, quem se inscreve para professor de Biologia terá conteúdos diferentes de quem concorre para professor de Matemática ou Direito.
Esses conteúdos são detalhados no edital do concurso SEDF, onde cada disciplina ou área de formação conta com um programa próprio. Por isso, é fundamental que o candidato confira no edital oficial quais são os temas cobrados para o cargo pretendido e organize seus estudos de acordo com essas orientações.
Materiais preparatórios para o concurso SEDF
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Último concurso SEDF
O último concurso SEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) foi publicado em 2022 e organizado pelo Instituto Quadrix, oferecendo mais de 4 mil vagas para profissionais de nível superior em diversas áreas da Educação.
O certame contemplou vagas imediatas e formação de cadastro reserva, com salários atrativos e etapas bem definidas.
As oportunidades foram divididas entre três cargos principais. Veja como ficou a distribuição:
Professor de Educação Básica
- 776 vagas imediatas
- 3.104 vagas para cadastro reserva
Pedagogo – Orientador Educacional
- 20 vagas imediatas
- 80 para cadastro reserva
Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional
- 16 vagas imediatas
- 258 para cadastro reserva
Os salários variaram conforme o cargo, com composição por vencimento básico e gratificações. Confira os valores ofertados:
- Professor de Educação Básica: R$ 5.497,13
(Remuneração base de R$ 4.228,56 + GAPED* de R$ 1.268,57) - Pedagogo – Orientador Educacional: R$ 5.497,13
(Remuneração base de R$ 4.228,56 + GAPED* de R$ 1.268,57) - Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional: R$ 4.223,76
(Remuneração base de R$ 3.016,97 + GIC** de R$ 1.206,79)
Etapas de seleção
O último concurso SEDF foi composto por três etapas distintas, de acordo com o cargo:
- Prova objetiva – eliminatória e classificatória
- Prova discursiva – eliminatória
- Avaliação de títulos – classificatória
Prova Objetiva
A prova objetiva foi composta por 120 questões, distribuídas entre três blocos de conhecimento:
- Conhecimentos Básicos – 40 questões
- Conhecimentos Complementares – 30 questões
- Conhecimentos Específicos – 50 questões
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Informática Básica e Tecnologias na Educação
- Noções de Direito Administrativo
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Conhecimentos Complementares
- Legislação Educacional
- Temas pedagógicos e educacionais (exclusivos para o magistério)
Prova Discursiva
A prova discursiva do concurso SEDF consistiu na elaboração de um texto dissertativo com tema relacionado aos conhecimentos básicos (especialmente atualidades). A extensão exigida foi de 20 a 30 linhas, e a pontuação máxima foi de 30 pontos.
Avaliação de Títulos
A etapa de títulos considerou a formação acadêmica e a experiência profissional. Confira os títulos aceitos e seus respectivos valores:
Para todos os cargos:
| Título | Valor unitário | Valor máximo |
|---|---|---|
| Doutorado | 1,76 | 1,76 |
| Mestrado | 0,88 | 0,88 |
| Pós-graduação lato sensu | 0,44 | 0,88 |
| Aprovação em concurso público na área do cargo | 0,24 | 0,48 |
Específico para professores de Música, Alemão, Francês e Japonês:
| Título | Valor por ano completo | Valor máximo |
|---|---|---|
| Exercício profissional ou atividade autônoma | 0,40 | 4,00 |