Concurso SEFAZ CE: Edital irá ofertar 100 vagas I Nova Concursos

Concurso SEFAZ CE: Edital ofertará 100 vagas para nível superior!

Foi afirmado pela secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, que o edital do novo concurso SEFAZ CE (Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará) ofertará 100 vagas e será divulgado até o final de Março. O objetivo da realização do concurso SEFAZ CE, é suprir o deficit de servidores por aposentadoria durante o ano de 2019. De ac...

Status do concurso: Previsto
BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

Foi afirmado pela secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, que o edital do novo concurso SEFAZ CE (Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará) ofertará 100 vagas e será divulgado até o final de Março.

O objetivo da realização do concurso SEFAZ CE, é suprir o deficit de servidores por aposentadoria durante o ano de 2019. De acordo com a secretária, no entanto, a reposição não seria completa, para não sobrecarregar os gatos estaduais durante a pandemia.

 

 

 

 

 

Situação atual do concurso Sefaz CE

O edital da seleção Sefaz CE será encaminhado para publicação até o dia 31 de março. Sendo assim, poderá sair no Diário Oficial ainda este mês com 100 vagas para Auditores.

A secretária de Fazenda do Estado do Ceará  , Fernanda Pacobahyba, foi quem confirmou essa informação em declaração ao vivo nas suas redes sociais. Segundo Fernanda, o órgão está ajustando os últimos detalhes para a abertura do certame, pois existe uma grande necessidade de realizar novas contratações.

“Estamos encaminhando o edital da Sefaz, já está sendo gestado. O prazo que me deram lá na Sefaz para a gente terminar e encaminhar para publicação é dia 31 de março.”

Edital do novo concurso Sefaz CE

No dia 22 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Ceará, aprovou a LOA 2021 (Lei Orçamentária Anual). O documento traz as prioridades e os gastos governamentais para o próximo ano e confirma diversos certames, entre eles o concurso SEFAZ CE.

De acordo com o orçamento, R$ 100.000,00 estão destinados à realização da seleção da Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará. Dessa maneira, o concurso SEFAZ CE tem mais um indicativo que irá ser realizado em 2021.

O edital estava previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2021, sendo assim, até o mês de junho deste ano. Entretanto, após a contratação da banca organizadora, o concurso Sefaz CE pode ser aberto ainda neste mês de março. Em ambos os casos, a previsão de edital até junho, dada pela secretária da Fazenda, Fernanda Pocabahyba, deve se concretizar, mas com a publicação ocorrendo antes disso.

De acordo com informações da secretária, o novo concurso SEFAZ CE irá ofertar 100 vagas em caráter imediato, sem formação de cadastro reserva. Isso porque, a intenção é que os candidatos aprovados sejam nomeados o mais rápido possível.

As oportunidades da seleção serão distribuídas entre cargos de nível superior, sendo eles:

 

  • Auditor Fiscal;
  • Auditor em Tecnologia da Informação;
  • Auditor Contábil;
  • Auditor Jurídico.

 

“Atualmente a maior carência na Sefaz CE é na área do tesouro, não na área da arrecadação. Hoje, principalmente com a migração de diversas atividades para o mundo virtual, os cargos na área de tecnologia são bastante demandados. Além disso, a área de contabilidade e demais especialidades da área jurídica são extremamente importantes, atualmente estão carecendo de pessoal”, disse Fernanda Pacobahyba.

Além disso, foi enfatizado pela secretária as possíveis etapas e conteúdo do novo edital, ressaltando que não há previsão de curso de formação, como no último edital. De acordo com Fernanda, serão aplicadas Provas Objetivas e Prova Discursiva, a Prova de Títulos foi descartada.

“Os candidatos interessados em ingressar na Sefaz CE podem usar o último edital como base para os estudos. Teremos algumas alterações nas etapas, como o curso de formação que não será mais realizado. No entanto, as provas dissertativas seguem previstas. As disciplinas e conteúdo programático vamos definir próximo à contratação da empresa organizadora”.

Banca organizadora

Um dos últimos trâmites para a publicação do edital do concurso Sefaz CE foi concluído no início de fevereiro com a divulgação do extrato de contrato entre o Cebraspe e a Secretaria da Fazenda do Ceará.

Normalmente, a partir da contratação da banca, é alinhado o cronograma para a publicação do edital. Esse período pode levar até 30 dias.

Sendo assim, o concurso Sefaz CE poderá ser aberto a qualquer momento.

Comissão organizadora

A Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará, deu os primeiros passos para a realização do novo concurso SEFAZ CE. Foi formada a comissão organizadora que ficará responsável pelos preparativos do certame.

A comissão organizadora é formada pelos seguintes auditores ficais do estado:

 

  • Dulce Ane Pitombeira de Lucena Capistrano;
  • Roberta de Alencar Pita;
  • Edlourdes Pires Moura Coelho;
  • Thiago Alves Paiva;
  • Marcio Cardeal Queiroz da Silva;
  • Takeshi Cardoso Koshima;
  • Marcus Augusto Silva Ferreira;
  • Francisco Ferreira Chagas Junior;
  • Luciana Nunes Coutinho;
  • Anna Isabelle Gomes Pereira Santos.

 

Mediante a formação da comissão organizadora, os próximos passos serão a elaboração e conclusão do estudo do número de vagas e cargos, que serão ofertados, assim como o processo de escolha da banca organizadora.

Somente após o processo de definição da banca organizadora concluído, com a contratação da instituição que ficará responsável pela seleção, o edital do concurso SEFAZ CE será publicado.

Concurso Sefaz CE: Cargo

Atribuições

É esperado que o novo concurso SEFAZ-CE oferta vagas para diversos cargos, entre o mais esperado está o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, que tem as seguintes atribuições:

Tem a atribuição de efetuar levantamento e análise de dados econômico-fiscais e cadastrais na SEFAZ e/ou no contribuinte; preparar relatórios e/ou processos e/ou informações específicos de sua área de atuação; participar de elaboração de planos operacionais de sua área de atuação e responder por sua execução; oferecer suporte operacional e/ou instrumental para a elaboração de procedimentos e/ou processos da sua área de atuação; realizar diligências fiscais; constituir crédito tributário com competência plena em procedimentos de fiscalização referentes a todos os tributos estaduais e regimes de recolhimento quanto às obrigações tributárias principais e acessórias; elaborar representação fiscal para fins penais nos crimes contra a ordem tributária.

Remuneração e vagas

O edital da seleção Sefaz CE vai ofertar 100 vagas para as seguintes carreiras:

 

  • Auditor Fiscal da Receita estadual;
  • Auditor Fiscal Contábil-financeiro;
  • Auditor Fiscal Jurídico; e
  • Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação.

 

Para concorrer, será necessário ter o nível superior, sendo qualquer área para o Auditor Fiscal da receita estadual e na área específica para os demais cargos.

O ganho mínimo, conforme dados de janeiro de 2020, pode chegar a R$ 16.045,30. Nesse valor estão incluidas as gratificações e prêmios por desempenho fiscal.

A jornada de trabalho para os aprovados será de 40 horas semanais e o regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade. Já as vagas serão imediatas e sem previsão de cadastro reserva.

Etapas do concurso Sefaz CE

Conforme consta no projeto básico do concurso Sefaz CE, os candidatos serão avaliados em até três etapas:

 

  • prova objetiva
  • prova discursiva
  • análise de títulos

 

As provas serão realizados na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará  , em um domingo, nos turnos da manhã e tarde. A primeira será a prova objetiva, que será composta por 160 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos.

A avaliação seguirá o modelo tradicional do Cebraspe, no qual o candidato deve julgar os itens como “certo” ou “errado”. Já as provas discursivas serão compostas por duas questões, com até 20 linhas cada, e um estudo de caso, com até 45 linhas.

Serão corrigidas apenas as avaliações dos candidatos aprovados na objetiva classificados em até três vezes a quantidade de vagas ofertadas para cada cargo.

“Em um total de 300 correções, respeitados os empates na última posição”, diz o projeto básico.

Por fim, a terceira e última etapa será a prova de títulos, que será aplicada aos candidatos aprovados nas fases anteriores.

Último concurso Sefaz CE

O último concurso SEFAZ-CE teve seu edital publicado no ano de 2006, na ocasião foram ofertadas 270 vagas, sendo 150 vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, 40 vagas para Analista Contábil Financeiro, 20 vagas para Analista Jurídico e 60 vagas para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação.

A banca organizadora responsável pela execução do certame foi a ESAF (Escola de Administração Fazendária).

A avaliação dos candidatos foi mediante 3 (três) provas objetivas de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados.

O conteúdo programático da prova objetiva para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual foi composto pelas seguintes disciplinas:

Conhecimentos Gerais

– Língua portuguesa: 15 questões;

– Matemática Financeira: 05 questões;

– Informática: 05 questões;

– Ética na Administração Pública: 05 questões.

Conhecimentos Específicos

– Direito Administrativo: 05 questões;

– Direito Constitucional: 05 questões;

– Direito Tributário: 15 questões;

– Contabilidade Geral, de Custos e Societária: 20 questões.

Conhecimentos Especializados

– Legislação Tributária: 30 questões;

– Processo Administrativo-Tributário: 15 questões;

– Auditoria e Perícia: 15 questões.

Foram registrados no total, 13.141 candidatos inscritos. Só para o cargo de Auditor Fiscal, foram 8.412, o que representa 64% do total de inscrições.

Já para os outros cargos o quantitativo de candidatos inscritos foram:

  • Analista Contábil-Financeiro: 1.771 (aproximadamente 44 candidatos por vaga);
  • Analista de Tecnologia da Informação: 1.405 (aproximadamente 23 candidatos por vaga);
  • Analista Jurídico: 1.553 (aproximadamente 77 candidatos por vaga);
  • Auditor-Fiscal da Receita Estadual: 8.412 (aproximadamente 56 candidatos por vaga).

Histórico de Notícias

26/03/2021

Concurso Sefaz CE: Edital sai até 15 de abril!

Atenção, concurseiros! O edital do concurso Sefaz CE ganhou novo prazo de publicação. Após atraso na formação da comissão, será lançado até 15 de abril

Continuar lendo
04/03/2021

Concurso Sefaz CE: Edital está confirmado até 31/03!

O Concurso Sefaz CE poderá ter edital publicado até o final deste mês de março. A seleção ofertará 100 vagas para o cargo de Auditor Fiscal. Confira!

Continuar lendo
16/02/2021

Concurso Sefaz CE: Contrato com banca assinado!

O novo concurso Sefaz CE já confirmou o Cebraspe como banca organizadora. Conheça mais detalhes sobre como será realizada a avaliação dos candidatos.

Continuar lendo
28/01/2020

Concurso SEFAZ-CE: Edital irá englobar todos os cargos!

Em reunião com a Diretoria, diversos pontos relacionados à realização do concurso SEFAZ-CE foram abordados, entre eles oferta de vagas para todos os cargos.

Continuar lendo
17/10/2019

Concurso SEFAZ CE: Edital do certame está previsto no PLOA 2020!

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2020, prevê a publicação do edital do concurso SEFAZ CE. O certame já está autorizado!

Continuar lendo
10/06/2019

Concurso SEFAZ-CE: EDITAL CONFIRMADO para o segundo semestre!

O concurso SEFAZ-CE (Secretaria de Fazenda do Estado do Ceará) teve seu edital confirmado para ser publicado no segundo semestre de 2019.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais