Concurso SEFAZ CE: EDITAL irá ofertar 100 vagas para cargos de nível superior!

Foi afirmado pela secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, que o edital do novo concurso SEFAZ CE (Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará) ofertará 100 vagas e será divulgado em 2021. O objetivo da realização do concurso SEFAZ CE, é suprir o deficit de servidores por aposentadoria durante o ano de 2019. De acordo com a se...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

Foi afirmado pela secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, que o edital do novo concurso SEFAZ CE (Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará) ofertará 100 vagas e será divulgado em 2021.

O objetivo da realização do concurso SEFAZ CE, é suprir o deficit de servidores por aposentadoria durante o ano de 2019. De acordo com a secretária, no entanto, a reposição não seria completa, para não sobrecarregar os gatos estaduais durante a pandemia.

Edital do novo concurso SEFAZ CE

Mediante seu último certame ter sido realizado no ano de 2006, a Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará deve ter um novo concurso SEFAZ CE divulgado em 2021. A informação foi confirmada pela secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba.

De acordo com informações da secretária, o novo concurso SEFAZ CE irá ofertar 100 vagas em caráter imediato, sem formação de cadastro reserva. Isso porque, a intenção é que os candidatos aprovados sejam nomeados o mais rápido possível.

As oportunidades da seleção serão distribuídas entre cargos de nível superior, sendo eles:

  • Auditor Fiscal;
  • Auditor em Tecnologia da Informação;
  • Auditor Contábil;
  • Auditor Jurídico.

“Atualmente a maior carência na Sefaz CE é na área do tesouro, não na área da arrecadação. Hoje, principalmente com a migração de diversas atividades para o mundo virtual, os cargos na área de tecnologia são bastante demandados. Além disso, a área de contabilidade e demais especialidades da área jurídica são extremamente importantes, atualmente estão carecendo de pessoal”, disse Fernanda Pacobahyba.

Vale ressaltar, que a publicação do edital do concurso SEFAZ CE estava prevista, inicialmente, para sair ainda em 2020. Porém, em virtude da pandemia de Covid-19 e pela dificuldade em fechar o contrato com a banca organizadora, segundo Fernanda, “é baixa a possibilidade de isso acontecer em 2020”.

Ainda foi ressaltado pela secretária, a importância da realização de um novo concurso SEFAZ CE para suprir a vacância no quadro de servidores.

Além disso, foi enfatizado pela secretária as possíveis etapas e conteúdo do novo edital, ressaltando que não há previsão de curso de formação, como no último edital. De acordo com Fernanda, serão aplicadas Provas Objetivas e Prova Discursiva, a Prova de Títulos foi descartada.

“Os candidatos interessados em ingressar na Sefaz CE podem usar o último edital como base para os estudos. Teremos algumas alterações nas etapas, como o curso de formação que não será mais realizado. No entanto, as provas dissertativas seguem previstas. As disciplinas e conteúdo programático vamos definir próximo à contratação da empresa organizadora”.

Comissão organizadora do concurso SEFAZ CE

A Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará, deu os primeiros passos para a realização do novo concurso SEFAZ CE. Foi formada a comissão organizadora que ficará responsável pelos preparativos do certame.

A comissão organizadora é formada pelos seguintes auditores ficais do estado:

  • Dulce Ane Pitombeira de Lucena Capistrano;
  • Roberta de Alencar Pita;
  • Edlourdes Pires Moura Coelho;
  • Thiago Alves Paiva;
  • Marcio Cardeal Queiroz da Silva;
  • Takeshi Cardoso Koshima;
  • Marcus Augusto Silva Ferreira;
  • Francisco Ferreira Chagas Junior;
  • Luciana Nunes Coutinho;
  • Anna Isabelle Gomes Pereira Santos.

Mediante a formação da comissão organizadora, os próximos passos serão a elaboração e conclusão do estudo do número de vagas e cargos, que serão ofertados, assim como o processo de escolha da banca organizadora.

Somente após o processo de definição da banca organizadora concluído, com a contratação da instituição que ficará responsável pela seleção , o edital do concurso SEFAZ CE será publicado.

O documento está previsto para o primeiro semestre de 2021, sendo assim, até o mês de junho de 2021. A previsão é da secretária da Fazenda do Ceará, Fenanda Pocabahyba e foi passada em outubro deste ano.

Nova-SEFAZ-CE

Governador afirma o compromisso de realizar o concurso SEFAZ CE

Além disso, há previsão na Lei Orçamentária Anual (LOA) para um novo certame . Esperado inicialmente para 2019, a seleção foi adiada devido à suspensão temporária de concursos no Ceará.

Com a publicação da LOA, a expectativa para que o novo concurso SEFAZ CE seja realizado só aumenta. Vale lembrar, que no ano passado, o SINTAF requereu a abertura de pelo menos 100 vagas.

Em reunião com sindicatos no Palácio da Abolição, realizada no mês de março de 2019, o governador Camilo Santana reafirmou seu compromisso com os servidores. Na ocasião, foi informado pelo governador que a Secretaria de Fazenda do Estado do Ceará estava autorizada a realizar estudos para definir questões do próximo certame , como o quantitativo de vagas. De acordo com o governador Camilo Santana, o canal de diálogo está aberto:

“Vocês podem participar dessa discussão com a Sefaz”.

Com isso, a medida procura atender a uma demanda da própria secretaria e de organizações dos trabalhadores, tendo em vista o grande número de aposentadorias. Somente no ano de 2016, mais de 150 servidores foram desligados por esse motivo, reafirmando a necessidade de um novo concurso SEFAZ CE.

Após a autorização do governador, o Sindicato dos Fazendários do Ceará (SINTAF), juntamente com a secretária de Estado da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, se reuniram para discutir os pleitos da categoria. O requerimento pela abertura de, pelo menos, 100 vagas foi encaminhado ao governador do Estado.

Nova-SEFAZ

Atribuições do cargo

É esperado que o novo concurso SEFAZ-CE oferta vagas para diversos cargos, entre o mais esperado está o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, que tem as seguintes atribuições:

Tem a atribuição de efetuar levantamento e análise de dados econômico-fiscais e cadastrais na SEFAZ e/ou no contribuinte; preparar relatórios e/ou processos e/ou informações específicos de sua área de atuação; participar de elaboração de planos operacionais de sua área de atuação e responder por sua execução; oferecer suporte operacional e/ou instrumental para a elaboração de procedimentos e/ou processos da sua área de atuação; realizar diligências fiscais; constituir crédito tributário com competência plena em procedimentos de fiscalização referentes a todos os tributos estaduais e regimes de recolhimento quanto às obrigações tributárias principais e acessórias; elaborar representação fiscal para fins penais nos crimes contra a ordem tributária.

Sobre a SEFAZ-CE

A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará é uma das mais antigas instituições públicas da administração estadual, considerando a sua criação por meio da Lei nº 58, de 26 de setembro de 1836, quando José Martiniano de Alencar, o pai do escritor cearense José de Alencar, era o Presidente da Província do Ceará. Inicialmente o órgão recebeu a denominação de Tesouraria Provincial, em cujo Art. 1º da lei consta a seguinte constituição: “Art. 1: Haverá um inspetor, um contador, um tesoureiro, um primeiro escriturário, dos segundos, um porteiro e um continuo, que formarão a repartição, por onde se arrecadará a receita, e se fará a despesa da província.”

Desde então são decorridos 182 anos de uma história institucional que se confunde com a do próprio Estado do Ceará, de incontáveis serviços em defesa dos reais interesses dos cearenses, haja vista que muitos “cobradores de impostos e taxas”, como são chamados os agentes do fisco, perderam a vida no cumprimento do dever.

Em 1993 foi comemorado o “Centenário da SEFAZ”, na gestão do então Secretário João de Castro Silva, período marcado por uma série de eventos institucionais que abrangeram a capital e o interior do Estado, procurando integrar os fazendários do passado e do presente, aproximando ainda mais a organização do cidadão contribuinte. Referido marco histórico-temporal aludia às mudanças político-administrativas decorrentes da Proclamação da República (15 de novembro de 1889).

Com a Constituição Política do Ceará em 1891, o órgão arrecadador do Estado teve seu nome alterado para Secretaria dos Negócios da Fazenda, ocorrendo a sua instalação em 28 de setembro de 1891. Esta mudança ocorrida há 124 anos foi tão significativa que a feição institucional da SEFAZ de hoje, a despeito das sucessivas atualizações de gestão do fisco estadual ao longo dos decênios, deu-se a partir de um novo país que emergia com o fim da Monarquia, com a destituição do Imperador D. Pedro II.

Nova-sefaz-ce

Missão

Captar e gerir recursos financeiros para o desenvolvimento sustentável do Estado e promover a cidadania fiscal.

Visão

Alcançar a excelência no desempenho da administração fazendária, com a satisfação dos clientes, gestão participativa e inovadora e a prática da responsabilidade fiscal e social.

Valores

I – Manter o corpo funcional autoconfiante e coeso, com visão compartilhada onde prevaleça o senso de equipe; II – desenvolver o trabalho com respeito pela coisa público, pautado pela honestidade e ética; III – manter servidores competentes, motivados e comprometidos com a Instituição; IV – realizar o trabalho com base na justiça, transparência e princípios humanitários.

Competência

I – auxiliar direta e indiretamente o Governador na formulação da política econômico-tributária, financeira, contábil e orçamentária do Estado; II – realizar a administração de sua Fazendária Pública; III – dirigir, superintender, orientar e coordenar as atividades de tributação, arrecadação, fiscalização e controle dos tributos e demais rendas do Erário; IV – elaborar, em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Gestão e a Controladoria e Ouvidoria Geral, o planejamento financeiro do Estado; V – administrar o fluxo de caixa de todos os recursos do Estado e desembolso dos pagamentos; VI – gerenciar o sistema de execução orçamentária financeira e contábil-patrimonial dos Órgãos e Entidades da Administração Estadual; VII – superintender e coordenar a execução de atividades correlatas na Administração Direta e Indireta do Estado; VIII – exercer outras atribuições inerentes às suas atividades, nos termos deste Regulamento.

Último concurso SEFAZ-CE

O último concurso SEFAZ-CE teve seu edital publicado no ano de 2006, na ocasião foram ofertadas 270 vagas, sendo 150 vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, 40 vagas para Analista Contábil Financeiro, 20 vagas para Analista Jurídico e 60 vagas para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação.

A banca organizadora responsável pela execução do certame foi a ESAF (Escola de Administração Fazendária).

A avaliação dos candidatos foi mediante 3 (três) provas objetivas de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados.

O conteúdo programático da prova objetiva para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual foi composto pelas seguintes disciplinas:

Conhecimentos Gerais

– Língua portuguesa: 15 questões;

– Matemática Financeira: 05 questões;

– Informática: 05 questões;

– Ética na Administração Pública: 05 questões.

Nova-SEFAZ-CE

Conhecimentos Específicos

– Direito Administrativo: 05 questões;

– Direito Constitucional: 05 questões;

– Direito Tributário: 15 questões;

– Contabilidade Geral, de Custos e Societária: 20 questões.

Conhecimentos Especializados

– Legislação Tributária: 30 questões;

– Processo Administrativo-Tributário: 15 questões;

– Auditoria e Perícia: 15 questões.

Foram registrados no total, 13.141 candidatos inscritos. Só para o cargo de Auditor Fiscal, foram 8.412, o que representa 64% do total de inscrições.

Já para os outros cargos o quantitativo de candidatos inscritos foram:

♦ Analista Contábil-Financeiro: 1.771 (aproximadamente 44 candidatos por vaga);

♦ Analista de Tecnologia da Informação: 1.405 (aproximadamente 23 candidatos por vaga);

♦ Analista Jurídico: 1.553 (aproximadamente 77 candidatos por vaga);

♦ Auditor-Fiscal da Receita Estadual: 8.412 (aproximadamente 56 candidatos por vaga).

Histórico de Notícias

19/11/2020

Concurso SEFAZ CE: Governador afirma publicação de novo edital!

Camilo Santana, governador do Ceará, afirma que o concurso Sefaz CE está previsto para 2021 e dá indícios que irá autorizar a seleção.

Continuar lendo
16/11/2020

Concurso SEFAZ CE: Comissão organizadora é formada; edital com 100 vagas!

Está formada a comissão organizadora do concurso SEFAZ CE, edital ofertará 100 vagas e está previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2021.

Continuar lendo
23/09/2020

Concurso SEFAZ CE: Secretária da Fazenda diz que edital com 100 vagas sairá em 2021!

Foi afirmado pela secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, que o edital do novo concurso SEFAZ CE ofertará 100 vagas e será divulgado em 2021.

Continuar lendo
23/06/2020

Concurso SEFAZ CE: Edital pode ser divulgado ainda em 2020!

O edital do novo concurso SEFAZ CE (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará) pode ser divulgado neste ano, contratações dos servidores ficariam para 2021.

Continuar lendo
28/01/2020

Concurso SEFAZ-CE: Edital irá englobar todos os cargos!

Em reunião com a Diretoria, diversos pontos relacionados à realização do concurso SEFAZ-CE foram abordados, entre eles oferta de vagas para todos os cargos.

Continuar lendo
17/10/2019

Concurso SEFAZ CE: Edital do certame está previsto no PLOA 2020!

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2020, prevê a publicação do edital do concurso SEFAZ CE. O certame já está autorizado!

Continuar lendo
26/06/2019

Concurso SEFAZ-CE: Edital será divulgado em 2020!

Olá concurseiros cearenses! O concurso SEFAZ-CE (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará) terá seu edital publicado no ano de 2020.

Continuar lendo
10/06/2019

Concurso SEFAZ-CE: EDITAL CONFIRMADO para o segundo semestre!

O concurso SEFAZ-CE (Secretaria de Fazenda do Estado do Ceará) teve seu edital confirmado para ser publicado no segundo semestre de 2019.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais