O concurso Sefaz MT é o nova seleção da Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso para o provimento de vagas no cargo de Fiscal de Tributos Estaduais (FTE), carreira de nível superior aberta a formados em qualquer área. Os profissionais aprovados irão atuar na fiscalização tributária, análise de processos, auditorias fiscais e atividades voltadas à arrecadação estadual.
Resumo Edital
Continue a leitura e confira tudo o que se sabe sobre o concurso Sefaz MT, incluindo histórico de vagas, cargos oferecidos e salários atrativos!
Índice
Cronograma do concurso Sefaz MT
Confira o calendário do concurso Sefaz MT com as principais datas:
- Período de inscrições: 5 a 27 de janeiro de 2026
- Período para solicitação de isenção da taxa de inscrição: 5 a 9 de janeiro de 2026
- Prazo final para pagamento da taxa de inscrição: 28 de janeiro de 2026
- Aplicação da prova objetiva: 5 de março de 2026
Como fazer a inscrição no concurso Sefaz MT?
As inscrições do concurso Sefaz MT serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site da banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC). O período de inscrição terá início às 10h do dia 5 de janeiro de 2026 e se encerrará às 23h59 do dia 27 de janeiro de 2026, considerando o horário oficial de Brasília (DF).
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o Portal do Candidato no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br, localizar os links referentes ao concurso público da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso e seguir os procedimentos indicados.
Será necessário ler e aceitar o Requerimento de Inscrição, preencher corretamente o Formulário de Inscrição on-line e transmitir os dados pela internet, além de encaminhar via upload uma fotografia individual recente, conforme as orientações disponíveis no próprio sistema.
Após a conclusão do preenchimento do formulário, o sistema disponibilizará o boleto bancário, que deverá ser gerado exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas. O candidato poderá gerar o boleto até às 22h do dia 28 de janeiro de 2026, sendo que o pagamento deverá ser efetuado, impreterivelmente, até o dia 28 de janeiro de 2026.
Valor da taxa de inscrição
O valor da taxa de inscrição do concurso Sefaz MT é de R$ 250,00, para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais (FTE).
Isenção da taxa de inscrição
Haverá possibilidade de isenção do pagamento da taxa de inscrição para os candidatos que se enquadrarem nas seguintes condições:
- Voluntários da Justiça Eleitoral e jurados que tenham atuado no Tribunal do Júri no Estado de Mato Grosso, nos termos da Lei Estadual nº 11.238/2020, mediante comprovação de participação em, no mínimo, dois eventos eleitorais ou sessões de júri;
- Candidatos desempregados ou que percebam até um salário mínimo e meio, conforme a Lei Estadual nº 6.156/1992, alterada pela Lei nº 8.795/2008, mediante apresentação da documentação exigida;
- Doadores regulares de sangue, nos termos da Lei Estadual nº 7.713/2002, que comprovem ao menos três doações realizadas antes da publicação do edital.
O pedido de isenção deverá ser realizado exclusivamente pela internet, no site da banca FCC, no período das 10h do dia 5 de janeiro de 2026 às 23h59 do dia 9 de janeiro de 2026.
Vagas e salários
O novo concurso Sefaz MT oferta 30 vagas para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais (FTE), que exige nível superior e integra o Grupo TAF – Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Secretaria da Fazenda de Mato Grosso.
As oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira:
- Ampla concorrência: 21 vagas
- Candidatos com deficiência: 3 vagas
- Candidatos negros: 6 vagas
O regime de trabalho será de 40 horas semanais, com remuneração inicial de R$ 32.971,87.
Cargos vagos
Atualmente, existem 110 cargos vagos na carreira de Fiscal de Tributos Estaduais na Sefaz MT, ao mesmo tempo em que 218 servidores já reúnem condições para aposentadoria ou estão muito próximos de atingir esse marco. Essa combinação acende um alerta para o risco real de redução significativa do quadro de pessoal nos próximos anos.
O contexto se torna ainda mais crítico diante das mudanças trazidas pela Reforma Tributária (EC 132/2023). A nova legislação determina que os fiscos estaduais convivam, por um período de transição, com dois sistemas de tributação: o modelo vigente do ICMS e a implantação gradual do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Isso exige equipes mais robustas e altamente qualificadas para garantir continuidade operacional, readequação de processos e padronização das novas rotinas fiscais.
Requisitos do concurso Sefaz MT
Para concorrer ao cargo de Fiscal de Tributos Estaduais, será necessário atender ao seguinte requisito básico:
- Formação acadêmica de nível superior, em qualquer área, comprovada por diploma devidamente registrado e expedido por instituição oficial de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Esse critério garante que o candidato esteja habilitado para exercer funções técnicas e complexas relacionadas à área tributária do Estado.
Além disso, os candidatos devem possuir as seguintes exigências básicas:
- Ser aprovado neste concurso público;
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Estar em pleno gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por inspeção médica oficial designada pela Junta Médica Oficial do Estado de Mato Grosso;
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício das atribuições legais do respectivo cargo,
- Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse
- Cumprir as determinações dos editais do concurso público.
- Ter obtido parecer favorável da Corregedoria Fazendária da Secretaria de Estado de Fazenda quando da realização da Sindicância de Vida Pregressa prevista nos §§ 3º, 4º e 5º do Artigo 5ª da Lei Complementar nº 98, de 17 de dezembro de 2001, alterada pela Lei Complementar nº 145, de 22 de dezembro de 2003 e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 2.938, de 23 de abril de 2004, observadas as alterações posteriores, caso ocorram.
Atribuições
Compete aos Fiscais de Tributos Estaduais:
- Homologar e constituir, mediante lançamento, o crédito tributário sobre tributos de competência do Estado;
- Manifestar-se em Processo Administrativo Tributário – PAT;
- Participar como membro dos Órgãos de Julgamento de Processos Administrativos Tributários – PAT;
- Controlar, acompanhar e proferir parecer em processos tributários;
- Executar quaisquer procedimentos fiscais para verificar o cumprimento das obrigações tributárias pelo sujeito passivo, podendo apreender mercadorias, livros, documentos e quaisquer bens móveis que comprovem indícios de sonegação ou ilícitos fiscais;
- Executar plantão nas Unidades Operativas de Fiscalização, de Atendimento ao Contribuinte e/ou em outros Órgãos da Administração Pública, que atuem em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda;
- Elaborar, executar, monitorar e avaliar os projetos e programas de fiscalização e controle da situação cadastral ou econômico-fiscal, facilitando a aplicação dos métodos de gerenciamento das diretrizes e da rotina;
- Gerir informações econômico-tributárias;
- Prestar e/ou participar de equipes de consultoria e assessoramento técnico à administração fazendária;
- Formular, planejar e monitorar a implementação de políticas públicas na administração fazendária;
- Representar a Secretaria de Estado de Fazenda junto a Órgãos ou grupos de estudo no âmbito nacional ou internacional, relacionados à administração financeira e/ou tributária.
Etapas do concurso Sefaz MT
Os candidatos serão avaliados da seguinte forma:
- Prova Objetiva (P1), composta por questões de conhecimentos gerais e básicos, de caráter habilitatório e classificatório; e
- Prova Objetiva (P2), composta por questões de conhecimentos específicos, de caráter habilitatório e classificatório.
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Cuiabá/MT com previsão de aplicação para o dia 15 de março de 2026, nos seguintes períodos:
- Manhã: Prova objetiva 1
- Tarde: Prova objetiva 2
Estrutura da prova Sefaz MT
As provas objetivas do concurso Sefaz MT serão compostas por 80 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, sendo apenas uma correta. As avaliações serão divididas em duas provas, ambas com duração de 4 horas, conforme a distribuição a seguir.
Prova Objetiva – P1
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Raciocínio Lógico: 10 questões
- Geografia e História Política de Mato Grosso: 10 questões
- Conhecimentos Básicos
- Direito Tributário: 15 questões
- Economia e Finanças Públicas: 5 questões
- Auditoria: 10 questões
- Estatística: 7 questões
- Noções de Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Empresarial e Penal: 8 questões
- Inglês: 3 questões
- Princípios da Ética e Filosofia: 2 questões
Prova Objetiva – P2
- Conhecimentos Específicos
- Tecnologia da Informação: 45 questões
- Legislação Tributária Estadual: 15 questões
- Contabilidade Geral e de Custos: 10 questões
- Matemática Financeira: 10 questões
Critérios de avaliação
As Provas Objetivas 1 e 2 terão caráter habilitatório e classificatório. A nota final dessa etapa será calculada por meio da média ponderada das pontuações obtidas em cada prova, sendo atribuído peso 1 à Prova Objetiva 1, de Conhecimentos Gerais e Básicos, com 80 pontos, e peso 2 à Prova Objetiva 2, de Conhecimentos Específicos, com 160 pontos.
Será considerado habilitado o candidato que atender, simultaneamente, aos seguintes critérios:
- obter mínimo de 60% de acertos na Prova Objetiva 1;
- obter mínimo de 60% de acertos na Prova Objetiva 2;
- alcançar pelo menos 70% de acertos no conjunto das duas provas;
- não zerar nas disciplinas de Direito Tributário, Auditoria, Tecnologia da Informação, Legislação Tributária Estadual e Contabilidade Geral e de Custos.
O que cai na prova do concurso Sefaz MT?
De acordo com o edital para Fiscal de Tributos Estaduais, as disciplinas gerais cobradas são:
Língua Portuguesa
- Ortografia e acentuação.
- Emprego do sinal indicativo de crase.
- Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
- Relação do texto com seu contexto histórico.
- Denotação e conotação.
- Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
- Intertextualidade.
- Figuras de linguagem.
- Morfossintaxe.
- Elementos estruturais e processos de formação de palavras.
- Sinonímia e antonímia.
- Pontuação.
- Pronomes.
- Concordância nominal e concordância verbal.
- Flexão nominal e flexão verbal.
- Vozes do verbo.
- Correlação de tempos e modos verbais.
- Regência nominal e regência verbal.
- Coordenação e subordinação.
- Conectivos.
- Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas; organização e reorganização de orações e períodos; equivalência e transformação de estruturas).
Raciocínio Lógico
- Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.
- Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.
- Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
História e Geografia do Mato Grosso
- História do Estado de Mato Grosso.
- Dados geográficos: clima, vegetação, relevo e solos.
- Aspectos étnico e demográficos.
- Aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais do Estado de Mato Grosso.
- Referências turísticas e de lazer.
- O Estado de Mato Grosso no contexto brasileiro.
Materias preparatórios
Para conquistar sua aprovação no concurso Sefaz MT, é fundamental contar com materiais de estudo completos e uma rotina organizada e disciplinada.
Na Nova Concursos, você encontra a melhor preparação para alcançar sua vaga, comprovada por mais de 100 mil aprovados em concursos em todo o país! Nossa metodologia exclusiva oferece conteúdos claros e objetivos, estruturados especialmente para tornar seu estudo mais eficiente e assertivo.
Descubra agora os materiais que vão acelerar sua preparação e fique mais perto de conquistar seu cargo na Sefaz MT!
Assinatura Nova Concursos
Na Nova Concursos, você encontra uma metodologia eficiente, direta ao ponto e feita para quem quer passar sem perder tempo com conteúdos irrelevantes. Com nosso exclusivo Plano do Especialista, você segue uma trilha personalizada, com ciclos de estudo que te levam até a aprovação como se tivesse um coach ao lado.
Aqui, você também conta com atendimento humanizado e tutores prontos para te ajudar em cada etapa da jornada. Assine agora e descubra como é estudar com quem entende de aprovação!
Último concurso Sefaz MT
O último concurso Sefaz MT ocorreu em 2023 e ofertou 30 vagas imediatas para Fiscal de Tributos Estaduais (FTE). Do total, três vagas foram reservadas a pessoas com deficiência (PcDs) e seis vagas a candidatos negros.
Os selecionados fizeram jus a salário inicial de R$ 30.063,76 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para concorrer, foi necessário ter nível superior de escolaridade.
Etapas de seleção
Os candidatos do concurso Sefaz MT foram avaliados por meio de duas etapas de seleção: provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Prova Objetiva
A prova objetiva foi estruturada em duas etapas distintas, cada uma com duração total de 4 horas. Ao todo, os candidatos responderam a 120 questões, sendo 30 voltadas para conhecimentos gerais e 90 para conhecimentos específicos. Todas as questões eram de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta.
A aplicação da avaliação ocorreu em dois turnos: a prova P1 foi realizada no período da manhã, das 8h às 12h, enquanto a prova P2, juntamente com a redação/discursiva, aconteceu no período da tarde, das 14h30 às 18h30.
Confira a estrutura das provas:


Prova Discursiva
A prova discursiva, por sua vez, que, conforme o quadro acima, consistiu em duas questões dissertativas, deveria ser escrita em até 30 linhas (cada questão).
Somente tiveram seus exames discursivos corrigidos os candidatos aprovados na avaliação objetiva dentro do limite estabelecido pelo edital.