Concurso SEFAZ SP: Secretaria registra vacância superior a 2 mil cargos!

Mediante a falta de realização do concurso SEFAZ SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo), órgão registra mais de 2 mil cargos vagos. Novo edital é urgente! A maior carência é na carreira de Técnico de Fazenda Estadual, com 1.148 postos sem preenchimento. A função tem exigência que o candidato tenha apenas o nível médio de for...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

Mediante a falta de realização do concurso SEFAZ SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo), órgão registra mais de 2 mil cargos vagos. Novo edital é urgente!

A maior carência é na carreira de Técnico de Fazenda Estadual, com 1.148 postos sem preenchimento. A função tem exigência que o candidato tenha apenas o nível médio de formação.

Deficit de cargos na SEFAZ SP

Sem realizar um novo concurso SEFAZ SP há mais de sete anos, a Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento de São Paulo acumula 2.562 cargos vagos. A maior defasagem é no cargo de Técnico de Fazenda Estadual, com 1.148 postos sem preenchimento.

A carreira tem exigência do nível médio completo para ingresso. O salário inicial é no valor de R$ 3.135,47, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais. Do total de 2.000 servidores esperados para esse cargo, a pasta conta com somente 974 técnicos.

Faltam ainda 724 agentes fiscais de renda, 179 analistas em planejamento, orçamento e finanças públicas I e 129 especialista em políticas públicas.

Há também cargos vagos para: técnico de assistência à saúde (23), analista em planejamento, orçamento e finanças públicas I (149), analista sociocultural (1), cirurgião dentista (1), especialista contábil (55), executivo público (33).

Assim como: médico I (182), oficial administrativo (85), oficial operacional (11) e técnico de enfermagem (21).

Os dados são do último levantamento divulgado pelo Governo de São Paulo, no mês de dezembro de 2019. Por isso, é possível que número de vacâncias tenha aumentado nesse espaço de tempo.

Ao ser questionada sobre a realização do novo concurso SEFAZ SP, foi citado pela Assessoria de Imprensa do órgão o Decreto 64.937, publicado pelo governador João Doria, que suspende temporariamente novas contratações no Estado de São Paulo.

“O Decreto nº 64.937/2020 suspende, enquanto perdurar o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto nº 64.879, a abertura de novos concursos públicos no Estado de São Paulo. Cabe lembrar que a Lei Complementar nº 173/2020, que estabeleceu por parte da União o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, proíbe reajustes aos servidores e a realização de novos concursos públicos até dezembro de 2021, conforme versa o artigo 8º da norma”.

Concurso SEFAZ SP solicita vagas de Técnico

Foi encaminhado pela Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo, no ano de 2015, um pedido para autorização de novo concurso SEFAZ SP com 789 vagas de Técnico da Fazenda Estadual. A autorização dependia do então governador da época, Geraldo Alckmin.

A intenção era divulgar o edital em 2015, no entanto, em decorrência do ajuste orçamentário feito pelo governo no ano de 2016, a realização do concurso SEFAZ SP foi adiada. O planejamento da seleção de técnicos foi iniciado em 2013, quando expiraram os primeiros anos de validade do último edital.

Pelo grande número de remanescentes aprovados no certame em questão, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) ordenou a prorrogação da validade da seleção. Os técnicos da fazenda estadual atuam no apoio administrativo dentro da secretaria.

O servidor também dá suporte aos cargos de chefia e aos agentes fiscais de renda, como no atendimento ao público.

Sobre a SEFAZ SP

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo é responsável pela arrecadação dos tributos estaduais, entre eles o ICMS, IPVA e o ITCMD, pela gestão financeira e pelo planejamento e controle da execução orçamentária da administração estadual.

Alinhada aos mais modernos conceitos e práticas de gestão pública, busca permanentemente o aprimoramento da prestação de serviços de qualidade ao cidadão, seja de forma presencial ou oferecendo tecnologias de ponta em sistemas eletrônicos e serviços digitais online.

Além de utilizar métodos e processos avançados para promover eficácia e eficiência de suas ações, a Secretaria  sistematicamente também disponibiliza à sociedade extensa gama de informações para garantir a transparência pública; desenvolve periodicamente ações de combate à sonegação, fraude e inadimplência; e ainda estimula a cidadania e o despertar da consciência tributária do cidadão paulista.

A estrutura básica da Secretaria da Fazenda e Planejamento, bem como suas atribuições e competências, está regulamentada no Decreto nº 64152, de 22/03/2019, o qual determina sua responsabilidade político-administrativa nas áreas tributária, financeira e de controle interno do Governo do Estado de São Paulo.

Entre as atribuições e competências, cabe à Secretaria definir e estabelecer a política e administração tributária e financeira; o controle interno do Poder Executivo; a gestão de compras e serviços do Estado; o planejamento e a execução orçamentária; a administração da área previdenciária e de fomento do Estado.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, responsável pela maior arrecadação de ICMS entre os estados brasileiros, mantém sua sede na capital e atua em todo o território paulista, por meio de 18 unidades regionais tributárias, dezenas de postos fiscais, além de unidades administrativas e de atendimento que contemplam os 645 municípios do Estado.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo está integralmente comprometida com a ética e a defesa do interesse público, na afirmação permanente dos princípios institucionais e do respeito cotidiano aos valores da organização.

Preservação da História

Edificado no centro da capital paulista, o Palácio Clóvis Ribeiro – prédio sede da Secretaria da Fazenda e Planejamento – teve sua construção iniciada em 1940. Imponente na região, somente 20 anos mais tarde obteve a parte civil da construção concluída.

No quinto andar do Palácio Clóvis Ribeiro está instalado o Espaço Memória da instituição.  Trata-se de um acervo de objetos, materiais de escritório, máquinas e instrumentos utilizados pelos servidores da Pasta desde seus primórdios. Tem como objetivo valorizar a história da Secretaria, promovendo o resgate e preservação de seu patrimônio.

O catálogo em exposição é periodicamente atualizado com a doação de peças recebidas de todo o Estado.  Em parceria com a Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, a Pasta estuda implantar o Projeto Sefaz Memória, com o objetivo de revitalizar o local em benefício dos visitantes e servidores que frequentam o prédio sede.

Último concurso SEFAZ SP

O último concurso para Técnico da SEFAZ SP, ocorreu há dez anos. O edital trouxe a oferta de 550 vagas, para o total de 49.716 candidatos inscritos.

A Fundação Carlos Chagas foi a banca organizada. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. No total, foram cobradas 80 questões, sendo 40 questões de Conhecimentos Gerais e 40 questões de Conhecimentos Específicos.

A parte de Conhecimentos Gerais englobou as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Noções De Informática e Atualidades. Enquanto em Conhecimentos Específicos foram abordadas as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Tributário e Direito Civil.

Os cargos de Agente Fiscal de Rendas e Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas, por sua vez, tiveram editais do concurso SEFAZ SP publicados no ano de 2013.

Histórico de Notícias

14/10/2020

Concurso SEFAZ SP: Órgão registra 2 mil cargos vagos; novo edital é urgente!

Mediante a falta de realização do concurso SEFAZ SP, órgão registra mais de 2 mil cargos vagos. Novo edital é urgente para completar o quadro de pessoal!

Continuar lendo
09/09/2019

Concurso SEFAZ SP: Resolução para concursos de Promoção é aprovada!

Foi aprovada a nova Resolução do Concurso Sefaz SP. O documento foi assinado pelo secretário do órgão, que consta as instruções e critérios de promoção.

Continuar lendo
21/01/2018

Concurso Sefaz SP: Novo pedido de 849 vagas para nível médio!

Concurso SEFAZ SP realiza pedido de autorização de novo certame para o preenchimento de 849 postos para nível médio, com inicial de até R$ 2,8 mil!

Continuar lendo
29/09/2015

Decisão, foco, e claro, muito estudo

Confira a História de Sucesso do Emerson: depois de muito estudo, foi aprovado em 3 concursos públicos e hoje é Agente Fiscal de Rendas.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais