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Concurso SESI SP

Saiu o edital do novo concurso SESI SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo)! As oportunidades são destinadas para cargos de Professores, com salários de até R$ 5 mil.

Como fazer a inscrição no concurso SESI SP?

Os interessados deverão se inscrever do dia 22 de outubro até o dia 5 de novembro de 2019, por meio do site da banca organizadora, CKM Serviços . A taxa de inscrição tem o valor de R$ 30,00.

Quem pode fazer o concurso SESI SP?

As oportunidades são destinadas ao cargo de:

  • Professor de Educação Básica I (PEB I): Auxiliar Docente, Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Educação Infantil, Programa de Alfabetização Intensiva (PAI);
  • Professor de Educação Básica II (PEB II): Ensino Fundamental 6º ao 9º ano: Ciências;
  • PEB I, PEB II e Professor de Educação Básica III (PEB III): Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio: Arte;
  • PEB II e PEB III: Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio: Geografia;
  • PEB II e PEB III: Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio: História;
  • PEB II e PEB III: Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio: Língua Portuguesa;
  • PEB I, PEB II e PEB III: Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio: Língua Inglesa;
  • PEB I, PEB II e PEB III: Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio: Educação Física;
  • PEB II e PEB III: Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio: Matemática;
  • PEB III: Ensino Médio: Biologia;
  • PEB III: Ensino Médio: Física;
  • PEB III: Ensino Médio: Química;
  • PEB III: Ensino Médio: Filosofia;
  • PEB III: Ensino Médio: Sociologia.

Os salários são os seguintes:

  • Professor de Educação Básica I: R$ 5.058,69;
  • Professor de Educação Básica II: R$ 31,77 por hora/aula;
  • Professor de Educação Básica III: R$ 38,76 hora/aula.

Quais as atribuições dos cargos ofertados pelo concurso SESI SP?

Auxiliar Docente: Participar da elaboração da Proposta Pedagógica e da avaliação da Unidade Escolar; Concretizar, por meio de ações didáticas, projetos institucionais; Participar das reuniões de Conselho de Classe; Participar de reuniões pedagógicas e reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Desenvolver, coordenar e executar projetos educacionais voltados à qualidade de vida – Programa Cidadania e Qualidade de Vida – CQV. Elaborar plano de trabalho docente, de acordo com as orientações da Gerência de Educação; Incentivar e acompanhar os alunos na utilização dos recursos do laboratório de informática educacional e da biblioteca escolar; Prestar pronto atendimento aos alunos, quando da ocorrência de acidentes nas dependências da Unidade Escolar, ou instituição parceira; Manter-se atualizado com as inovações didáticopedagógicas, visitando exposições e feiras culturais, participando de congressos, conferências, simpósios, palestras e workshops, consultando revistas e publicações especializadas, Internet e livrarias, objetivando a aquisição de novos conhecimentos e informações de sua área de atuação, que possibilitarão a melhoria de performance profissional; Atender aos alunos com necessidades educacionais especiais e manter os registros sobre os avanços demonstrados na aprendizagem; Substituir, quando da ausência de professores titulares, ministrando aulas para os alunos da Educação Básica; Participar do Programa de Desenvolvimento de Pessoal – PDP – promovido pela Gerência de Educação, visando o aperfeiçoamento profissional; Organizar e participar de eventos, festividades, comemorações, excursões e outras atividades extracurriculares promovidas pela Unidade Escolar.

PEB I 1º ao 5º ano: Ministrar aulas aos alunos do 1º ao 5º ano, em conformidade com a metodologia proposta nos Referenciais Curriculares de Educação Básica do SESI-SP; Participar da elaboração da Proposta Pedagógica e da avaliação da Unidade Escolar; Concretizar, por meio de ações didáticas, projetos institucionais; Zelar pelo correto preenchimento do Diário de Classe, bem como outros documentos escolares sob sua responsabilidade, de acordo com as orientações da Gerência de Educação; Participar das reuniões de Conselho de Classe; Atender, individualmente, pais ou responsáveis pelos alunos quando necessário; Participar de reuniões pedagógicas e reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Elaborar plano de trabalho docente, de acordo com as orientações da Gerência de Educação; Elaborar relatório descritivo sobre os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, nos termos da legislação vigente; Incentivar e acompanhar os alunos na utilização dos recursos do laboratório de informática educacional e da biblioteca escolar; Elaborar e encaminhar relatório de acompanhamento de alunos à Coordenação Pedagógica, se necessário; Acompanhar as refeições das crianças, observando e orientando-as quanto à importância de hábitos alimentares saudáveis; Orientar as crianças no tocante a questões de higiene e saúde, zelando pelos corretos procedimentos. Prestar pronto atendimento aos alunos, quando da ocorrência de acidentes nas dependências da Unidade Escolar, ou instituição parceira; Sistematizar registros de avaliação de desenvolvimento dos alunos ao longo do processo de ensino e aprendizagem; Manter-se atualizado com as inovações didático-pedagógicas, visitando exposições e feiras culturais, participando de congressos, conferências, simpósios, palestras e workshops, consultando revistas e publicações especializadas, Internet e livrarias, objetivando a aquisição de novos conhecimentos e informações de sua área de atuação, que possibilitarão a melhoria de performance profissional; Atender aos alunos com necessidades educacionais especiais e manter os registros sobre os avanços demonstrados na aprendizagem; Identificar os casos de alunos com problemas de frequência e os possíveis motivos, comunicando ao Administrador Escolar da Unidade; Participar do Programa de Desenvolvimento de Pessoal – PDP – promovido pela Gerência de Educação, visando o aperfeiçoamento profissional; Organizar e participar de eventos, festividades, comemorações, excursões e outras atividades extracurriculares promovidas pela Unidade Escolar.

PEB I – Programa de Alfabetização Intensiva: Participar da elaboração da Proposta Pedagógica e da avaliação da Unidade Escolar; Concretizar, por meio de ações didáticas, projetos institucionais; Zelar pelo correto preenchimento do Diário de Classe, bem como outros documentos escolares sob sua responsabilidade, de acordo com as orientações da Gerência de Educação; Participar das reuniões de Conselho de Classe; Atender, individualmente, pais ou responsáveis pelos alunos quando necessário; Elaborar plano de trabalho docente, de acordo com as orientações da Gerência de Educação; Incentivar e acompanhar os alunos na utilização dos recursos do laboratório de informática educacional e da biblioteca escolar; Prestar pronto atendimento aos alunos, quando da ocorrência de acidentes nas dependências da Unidade Escolar, ou instituição parceira Promover o aprendizado dos alunos do Programa de Alfabetização Intensiva, desenvolvendo conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática; Manter-se atualizado com as inovações didático-pedagógicas, visitando exposições e feiras culturais, participando de congressos, conferências, simpósios, palestras e workshops, consultando revistas e publicações especializadas, Internet e livrarias, objetivando a aquisição de novos conhecimentos e informações de sua área de atuação, que possibilitarão a melhoria de performance profissional; Atender aos alunos com necessidades educacionais especiais e manter os registros sobre os avanços demonstrados na aprendizagem; Identificar os casos de alunos com problemas de frequência e os possíveis motivos, comunicando ao Administrador Escolar da Unidade; Colaborar com a Unidade Escolar visando à ampliação e/ou manutenção do número de alunos; Participar do Programa de Desenvolvimento de Pessoal – PDP – promovido pela Gerência de Educação, visando o aperfeiçoamento profissional; Organizar e participar de eventos, festividades, comemorações, excursões e outras atividades extracurriculares promovidas pela Unidade Escolar.

PEB I – Educação Infantil: Participar da elaboração da Proposta Pedagógica e da avaliação da Unidade Escolar; Concretizar, por meio de ações didáticas, projetos institucionais; Zelar pelo correto preenchimento do Diário de Classe, bem como outros documentos escolares sob sua responsabilidade, de acordo com as orientações da Gerência de Educação; Atender, individualmente, pais ou responsáveis pelos alunos quando necessário; Participar de reuniões pedagógicas e reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Elaborar plano de trabalho docente, de acordo com as orientações da Gerência de Educação; Elaborar relatório descritivo sobre os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, nos termos da legislação vigente; Incentivar e acompanhar os alunos na utilização dosrecursos do laboratório de informática educacional e da biblioteca escolar; Elaborar e encaminhar relatório de acompanhamento de alunos à Coordenação Pedagógica, se necessário; Ministrar aulas aos alunos da Educação Infantil em conformidade com a metodologia proposta nos Referenciais Curriculares de Educação Básica do SESI-SP; Acompanhar as refeições das crianças, observando e orientando-as quanto à importância de hábitos alimentares saudáveis; Orientar as crianças no tocante a questões de higiene e saúde, zelando pelos corretos procedimentos. Prestar pronto atendimento aos alunos, quando da ocorrência de acidentes nas dependências da Unidade Escolar, ou instituição parceira; Sistematizar registros de avaliação de desenvolvimento dos alunos ao longo do processo de ensino e aprendizagem; Manter-se atualizado com as inovações didático-pedagógicas, visitando exposições e feiras culturais, participando de congressos, conferências, simpósios, palestras e workshops, consultando revistas e publicações especializadas, Internet e livrarias, objetivando a aquisição de novos conhecimentos e informações de sua área de atuação, que possibilitarão a melhoria de performance profissional; Atender aos alunos com necessidades educacionais especiais e manter os registros sobre os avanços demonstrados na aprendizagem; Identificar os casos de alunos com problemas de frequência e os possíveis motivos, comunicando ao Administrador Escolar da Unidade; Participar do Programa de Desenvolvimento de Pessoal – PDP – promovido pela Gerência de Educação, visando o aperfeiçoamento profissional; Organizar e participar de eventos, festividades, comemorações, excursões e outras atividades extracurriculares promovidas pela Unidade Escolar.

PEB II: Ministrar aulas aos alunos do 6.º ao 9.º ano, em conformidade com a metodologia proposta nos Referenciais Curriculares de Educação Básica do SESI-SP; Concretizar, por meio de ações didáticas, projetos institucionais; Zelar pelo correto preenchimento e atualização do Diário de Classe bem como outros documentos escolares sob sua responsabilidade, de acordo com as orientações da Gerência de Educação; Participar de reuniões pedagógicas e reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Elaborar plano de trabalho docente, de acordo com as orientações da Gerência de Educação ; Elaborar relatório descritivo sobre os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, nos termos da legislação vigente; Manter-se atualizado com as inovações didático-pedagógicas, visitando exposições e feiras culturais, participando de congressos, conferências, simpósios, palestras e workshops, consultando revistas e publicações especializadas, Internet e livrarias, objetivando a aquisição de novos conhecimentos e informações de sua área de atuação, que possibilitarão a melhoria de performance profissional; Prestar pronto atendimento aos alunos, quando da ocorrência de acidentes nas dependências da Unidade Escolar; Elaborar e encaminhar relatório de acompanhamento de alunos à Coordenação Pedagógica, se necessário; Sistematizar registros de avaliação de desenvolvimento dos alunos ao longo do processo de ensino e aprendizagem; Identificar os casos de alunos com problemas de frequência e os possíveis motivos, comunicando ao Administrador Escolar da Unidade.

PEB III: Ministrar aulas aos alunos do Ensino Médio, em conformidade com a metodologia proposta nos Referenciais Curriculares de Educação Básica do SESI-SP; Participar da elaboração da Proposta Pedagógica e da avaliação da Unidade Escolar; Concretizar, por meio de ações didáticas, projetos institucionais; Participar de reuniões de Conselho de Classe; Participar de reuniões pedagógicas e reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Participar do Programa de Desenvolvimento de Pessoal – PDP – promovido pela Gerência de Educação; Organizar e participar de eventos, festividades, comemorações, excursões e outras atividades extracurriculares promovidas pela Unidade Escolar; Elaborar relatório descritivo sobre os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, nos termos da legislação vigente; Manter-se atualizado com as inovações didático-pedagógicas, visitando exposições e feiras culturais, participando de congressos, conferências, simpósios, palestras e workshops, consultando revistas e publicações especializadas, Internet e livrarias, objetivando a aquisição de novos conhecimentos e informações de sua área de atuação, que possibilitarão a melhoria de performance profissional; Prestar pronto atendimento aos alunos, quando da ocorrência de acidentes nas dependências da Unidade Escolar; Oportunizar, incentivar e acompanhar os alunos na utilização dos recursos do laboratório de Informática Educacional e da biblioteca escolar; Elaborar e encaminhar relatório de acompanhamento de alunos à Coordenação Pedagógica, se necessário; Sistematizar registros de avaliação de desenvolvimento dos alunos ao longo do processo de ensino e aprendizagem; Identificar os casos de alunos com problemas de frequência e os possíveis motivos, comunicando ao Administrador Escolar da Unidade.

Quais são os requisitos para contratação do concurso SESI SP?

  • Possuir os requisitos de escolaridade exigidos para o cargo pretendido, de acordo com a qualificação estipulada dos requisitos de escolaridade;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos na data da contratação;
  • Ser eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações militares (se do sexo masculino);
  • Gozar de saúde física e mental compatíveis com o exercício das funções que competem ao cargo a que concorre;
  • Ser julgado apto em exame de sanidade física e mental, a critério do Médico do Trabalho do SESI/SP;
  • Se candidato ao cargo de PEB – Educação Física, estar em dia com as obrigações do Conselho Regional de Educação Física.

Como será a prova do concurso SESI SP?

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, previstas para serem realizadas no dia 15 de dezembro de 2019.

As provas serão aplicadas nas cidades de São Paulo, Americana, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Barretos, Bauru, Bebedouro, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Cruzeiro, Franca, Itapetininga, Itu, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Matão, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sertãozinho, Sorocaba, Tambaú, Tatuí, Taubaté, e Votuporanga.

A prova será composta de 50 questões, com pontuação máxima de 100 pontos. Sua estrutura é a seguinte: Língua Portuguesa (10 questões), Conhecimentos Pedagógicos (20), Conhecimentos Específicos (20 questões).

Confira o conteúdo programático:

  • Língua Portuguesa: Interpretação e diferenciação de gêneros textuais: As questões de Língua Portuguesa têm por objetivo verificar, entre outras questões, a capacidade de leitura, compreensão e interpretação de texto, bem como, a habilidade de usar a linguagem como meio para produzir, expressar e comunicar ideias em diferentes situações.
  • Conhecimentos Pedagógicos: Parceria escola e família; LDB; competências socioemocionais; 10 competências da BNCC; Temas contemporâneos- BNCC; conceito de educação integral; igualdade, diversidade e equidade; questões que contemplem situações reais de sala de aula; avaliação mediadora; estudante como protagonista da aprendizagem; professor mediador; como o aluno aprende? (aprendizagem significativa).
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