Concurso TCE BA: Edital poderá ofertar 70 vagas no segundo semestre de 2020!

O novo concurso TCE BA (Tribunal de Contas do Estado da Bahia) tem 70 vagas previstas na LOA 2020 (Lei Orçamentária Anual). Dessa maneira, a expectativa é que o certame publique o edital de abertura ainda neste ano de 2020! O órgão também garantiu recursos para a contratação da banca que será responsável pela execução da seleção, como ...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

O novo concurso TCE BA (Tribunal de Contas do Estado da Bahia) tem 70 vagas previstas na LOA 2020 (Lei Orçamentária Anual). Dessa maneira, a expectativa é que o certame publique o edital de abertura ainda neste ano de 2020!

O órgão também garantiu recursos para a contratação da banca que será responsável pela execução da seleção, como por exemplo, aplicação das provas e homologação do certame.

Concurso TCE BA consta na LOA 2020

A LOA (Lei Orçamentária Anual) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia, são aguardadas cerca de 70 novas admissões de um possível novo concurso.

Além da confirmação na LOA, outro fator que favorece a abertura do certame é o quantitativo de cargos vagos. Segundo os dados do Portal da Transparência do TCE BA, com última atualização constando do dia 18 de março, no momento existem 123 cargos vagos. A previsão é que o certame realize provas apenas para os cargos de Auditor Estadual de Controle Externo e Auditor Estadual e Infraestrutura.

  • Auditor Estadual de Controle Externo: 93 cargos vagos;
  • Auditor de Infraestrutura: 30 cargos vagos.

De acordo com a reestruturação do órgão, a carreira de Auditor, que hoje possui 21 cargos ocupados, a medida em que for possuindo cargos vagos, estes serão transferidos para o cargo de Auditor Estadual de Controle Externo.

Conforme o Portal da Transparência, existem cargos vagos para as demais áreas de apoio. Contudo, a previsão de necessidade de um concurso TCE BA é necessariamente para as atividades controladoras, nas quais foram citadas acima. Ainda assim, confira quais cargos estão vagos:

– Analista de Sistema: 3 cargos vagos;

– Analista de Suporte: 1 cargo vago;

– Analista de Gestão Pública: 1 cargo vago;

– Bibliotecário: 2 cargos vagos;

– Dentista: 3 cargos vagos;

– Jornalista: 2 cargos vagos;

– Médico Perito: 1 cargo vago.

Salários do concurso TCE BA

Os cargos de Auditor Estadual de Controle Externo e Auditor de Infraestrutura, possuem a mesma remuneração.

Segundo informações do Portal da Transparência, ambas as carreiras têm salário inicial de R$ 9.546,36. A última atualização é referente ao 4º trimestre de 2019. O vencimento é composto por uma parcela fixa, uma remuneração variável (denominada Parcela Variável pelo Exercício do Controle Externo), relativa ao desempenho anual do servidor. Em média, equivale a 67% da parcela fixa.

Além disso, os servidores aprovados têm direito aos seguintes benefícios:

– Adicional de tempo de serviço (corresponde a 1% por ano trabalhado);

– Estabilidade econômica (para servidores efetivos que ingressaram no serviço público estadual até a data da publicação da Lei nº 13.471/2015 e que tenham exercidos cargos em comissão, por mais de 10 anos na administração pública);

– Gratificação por condições especiais de trabalho (CET);

– Abono permanência (para servidores que cumpriram os requisitos legais para requerer a aposentadoria, porém, fizeram opção de continuarem na ativa);

– Auxílio alimentação.

Requisitos e Atribuições dos cargos no concurso TCE BA

Auditor Estadual de Controle Externo

Requisito: são requisitos para o ingresso no cargo os diplomas de conclusão nas seguintes áreas: Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação e Informática, Direito, Economia, Engenharia, Arquitetura ou Estatística.

Atribuições: as atribuições do cargo, englobam coordenação, supervisão e execução de serviços de auditoria, bem como elaboração de estudos, pesquisas e informações de caráter transdisciplinar e emissão de pareceres e relatórios conjuntos nas áreas jurídica, contábil, financeira, econômica, administrativa, de engenharia, de tecnologia da informação e de planejamento.

Auditor de Infraestrutura

Requisito: é requisito de escolaridade para ingresso no cargo o diploma de conclusão de curso superior em Engenharia ou Arquitetura.

Atribuições: o cargo possui como atribuições atividades auditoriais de nível superior, englobando também coordenação, supervisão e execução de serviços de auditoria na área de infraestrutura, bem como elaboração de estudos, pesquisas e informações de caráter transdisciplinar e emissão de pareceres e relatórios conjuntos, nas áreas de engenharia e de arquitetura.

Último concurso TCE BA

O último concurso TCE BA teve seu edital publicado no ano de 2013. Na ocasião, foram ofertadas 25 vagas para o cargo de Analista de Controle Externo e 20 vagas para a carreira de Agente Público. A banca organizadora responsável pela execução do certame, foi a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

A avaliação dos candidatos foi por meio de prova objetiva e prova discursiva, que foram aplicadas no dia 17 de novembro de 2013.

O exame objetivo foi composto pela seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (15 questões), Raciocínio Lógico-Matemático (10 questões), Administração Pública (5 questões), Direito Constitucional (5 questões), Direito Administrativo (5 questões), Direito Civil e Processual Civil (6 questões), Direito Penal (4 questões), Contabilidade (8 questões), Auditoria Governamental (7 questões) e Controle Externo (5 questões).

Já a prova discursiva, valeu 100 pontos, sendo constituída por uma redação, sobre tema atual, com o valor total de 40 pontos e uma questão de natureza técnica acerca de conhecimentos específicos, com o valor total de 60 pontos.

Acompanhe nossas

redes sociais