ENCCEJA 2020: Conquiste seu certificado! SAIBA COMO!

ENCCEJA 2020: Confira como conquistar seu certificado!

É a sua vez de prestar o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA)?! Confira todas as informações necessárias para realizar uma boa prova e garantir seu certificado de conclusão de curso!10 O ENCCEJA permite que jovens a partir de 18 anos possam tentar a certificação do ensino médio e adolescentes a ...

Status do concurso: Previsto

Materiais disponíveis

BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

É a sua vez de prestar o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA)?! Confira todas as informações necessárias para realizar uma boa prova e garantir seu certificado de conclusão de curso!10

O ENCCEJA permite que jovens a partir de 18 anos possam tentar a certificação do ensino médio e adolescentes a partir de 15 anos tentar o diploma de conclusão do ensino fundamental. 

Como fazer a inscrição no ENCCEJA 2020?

As inscrições podem ser realizadas no site do INEP. As datas de inscrição para a edição 2020 ainda não foram divulgadas. Não há cobrança de taxa de participação.

Importante: o participante poderá optar pela matéria que deseja participar, lembrando que para receber seu certificado você deverá estar aprovado em todas as matérias.

O que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) tem como principal objetivo garantir o diploma do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos. Desde 2009, era preciso prestar o ENEM para conseguir a certificação, a partir de 2017 essa responsabilidade passou a ser do ENCCEJA.

O exame visa construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

O exame é aplicado também para brasileiros que residem em outros países, como também para os que se encontram presos.

Quem pode prestar o ENCCEJA?

O exame é voltado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. A idade mínima é de 15 anos para tentar o certificado de nível fundamental e de 18 anos para ensino médio.

Segundo o MEC, em 2017 1,5 milhão de pessoas realizaram as inscrições e 600 mil compareceram e fizeram a prova.

Qual a finalidade do ENCCEJA?

  • Construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar;
  • Estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do Exame;
  • Oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
  • Construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no processo de certificação;
  • Construir parâmetros para autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho;
  • Possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre educação brasileira.

Como será a Prova?

As provas são compostas por 120 questões, divididas em 4 áreas, sendo 30 questões para cada área de conhecimento. Haverá também uma redação.

As disciplinas cobradas na prova serão:

Ensino Fundamental

Turno matutino: 9h às 13h

– Prova I: Ciências Naturais;
– Prova II: Matemática.

Turno vespertino: 15h30min às 20h30min

– Prova III: Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; Redação;
-Prova IV: História e Geografia.

Ensino Médio

Turno matutino: 9h às 13h

– Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– Prova II: Matemática e suas Tecnologias.

Turno vespertino: 15h30min às 20h30min

– Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
– Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Critérios de aprovação

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de redação.

Certificado do ENCCEJA

Os resultados do ENCCEJA permitem a emissão de dois documentos, confira!

– Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:

Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação;

– Declaração Parcial de Proficiência:

Para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

Atenção

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do ENCCEJA, mas não emite certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa é das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação parceiros do Inep. Durante a inscrição você precisa escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.

Histórico de Notícias

21/05/2019

ENCCEJA: Tire todas as suas dúvidas aqui!

O ENCCEJA está aí e os estudantes estão com muitas dúvidas. A Nova Concursos elaborou um texto especial respondendo as principais questões. Confira!

Continuar lendo
21/05/2019

Como concluir o Ensino Médio ou Fundamental através de uma prova, o ENCCEJA!

Quer terminar o ensino fundamental e médio sem precisar frequentar salas de aula todos os dias, saiba como fazendo apenas com uma prova, o ENCCEJA!

Continuar lendo
07/03/2019

Passo a passo para participar do ENCCEJA

O Inep é responsável pela elaboração e gestão (aplicação e correção) das provas do ENCCEJA 2018. Conheça o passo a passo e não perca esta oportunidade!

Continuar lendo
03/05/2018

ENCCEJA 2018: Mais de 1 milhão e 600 mil inscritos! Prepare-se!

ENCCEJA 2018: Mais de 1 milhão e 600 mil inscritos! As provas do ENCCEJA 2018 estão previstas para o dia 05 de agosto de 2018. Prepare-se!

Continuar lendo
27/12/2017

ENCCEJA 2018: Saiba como será!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais