Pesquisar no blog

ENCCEJA 2022: Edital publicado. Prova 28 de agosto!

Foi publicado o edital do ENCCEJA 2022 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), de maneira que as inscrições para o exame anual de grande importância acontecerão em breve.

Além disso, vale recordar que o exame é destinado aos jovens e adultos que não puderam concluir os seus estudos de ensino fundamental ou médio na idade adequada.

Sendo assim, confira a seguir maiores detalhes sobre o exame!

 

ENCCEJA 2022: inscrições

Portanto, foi publicado nesta segunda-feira, 16 de maio, o edital do ENCCEJA 2022. Nesse sentido, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 24 de maio e 04 de junho no site do INEP (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Além disso, vale recordar que se trata de um exame gratuito, ou seja, não serão cobradas taxas de inscrição.

É igualmente importante mencionar que normalmente aqueles que se inscrevera no exame do ano anterior e não compareceram precisam pagar uma taxa de ressarcimento para participar de um novo edital, além da justificativa de ausência.

Entretanto, este ano não será necessário tal pagamento ou justificativa referente ao ano passado, visto que o último exame ocorreu em meio à pandemia do Covid-19.

No entanto, os inscritos no ENCCEJA 2022 que não realizarem a prova este ano e desejarem se inscrever no próximo ano deverão justificar sua ausência.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

O que é o ENCCEJA?

Sendo assim, é essencial compreender que Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é destinado aos jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

Nesse sentido, trata-se de um exame anual que permite que tais pessoas avaliem os seus conhecimentos e, a depender de seus resultados, obtenham até mesmo uma certificação.

Dessa forma, se o inscrito no exame conquistar a pontuação mínima definida pelos critérios poderá receber tal certificação, que equivale ao diploma de ensino fundamental ou médio.

É igualmente importante mencionar que a certificação de ensino médio é essencial, pois permite que o jovem ou adulto realize o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e tenha a possibilidade de garantir, assim, uma vaga em uma universidade federal.

ENCCEJA 2022: quem pode participar?

Além disso, é essencial que os interessados no ENCCEJA 2022 conheçam os critérios para a participação no exame. Nesse sentido, para o ensino fundamental é preciso que o participante tenha, pelo menos, 15 anos completos.

Por outro lado, para ensino médio o jovem/adulto deve possuir, no mínimo, 18 anos completos para realizar o exame que pode garantir a certificação que permite a realização do ENEM, porta de entrada para o ensino superior.

Ademais, brasileiros que residem em outros países também podem participar do exame, bem como as pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, sendo elas no Brasil ou no exterior.

Nesse sentido, são divulgados todos os anos 04 diferentes editais, sendo eles:

  • Encceja Nacional: para residentes no Brasil;
  • Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • Exterior: para brasileiros residentes em outros países; e
  • Exterior PPL: para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

 

Como serão as provas do ENCCEJA 2022?

Por fim, é de suma importância que os interessados no ENCCEJA 2022 saibam que serão avaliados por meio de 04 provas objetivas, cada uma contendo 30 questões, além de uma redação.

Além disso, todas provas objetivas ocorrem no mesmo dia, sendo duas delas na parte da manhã e duas na parte da tarde, de maneira que este ano a aplicação está prevista para o dia 28 de agosto de 2022.

Sendo assim, confira as áreas do conhecimento a serem cobradas, bem como os turnos em que serão aplicadas:

Ensino Fundamental

Manhã

  • Ciências Naturais;
  • Matemática.

 

Tarde

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

 

Ensino Médio

Manhã

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

 

Tarde

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

Nesse sentido, no turno da manhã as provas ocorrerão das 09h00 às 13h00, e no turno da tarde das 15h30 às 20h30. Vale destacar que a aplicação das avaliações ocorrerá em todos os estados do país.

Ademais, de acordo com a publicação de janeiro, o cronograma de provas dos demais editais será o seguinte:

  • Exterior: 18 de setembro de 2022;
  • Exterior PPL (para pessoas privadas de liberdade): 19 e 30 de setembro de 2022;
  • PPL (pessoas privadas de liberdade): previstas para os dias 11 e 12 de outubro de 2022.

 

Sobre o ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.

O Encceja é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

São finalidades do Encceja: construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do Exame; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar; construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho; possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre educação brasileira.

Histórico de Notícias

01/06/2022

ENCCEJA: Tire todas as suas dúvidas aqui!

O ENCCEJA está aí e os estudantes estão com muitas dúvidas. A Nova Concursos elaborou um texto especial respondendo as principais questões. Confira!

Continuar lendo
17/03/2022

ENCCEJA 2022: Tudo o que você precisa saber!

O ENCCEJA 2022 deve contar com edital publicado ainda este mês. Saiba tudo sobre o exame que fornece certificação de níveis fundamental e médio!

Continuar lendo
24/08/2021

ENCCEJA 2021: Provas serão aplicadas neste domingo (29)!

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) terá as provas aplicadas neste fim de semana. Saiba mais!

Continuar lendo
11/08/2021

ENCCEJA 2021: Confira os locais de prova!

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já tem os locais de aplicação de provas definidos! Confira!

Continuar lendo
21/06/2021

ENCCEJA 2021: Provas serão aplicadas em agosto!

A aplicação do Encceja 2021 foi adiada para Agosto, dessa forma os participantes terão mais tempo de preparo. Veja mais informações sobre o Exame e provas.

Continuar lendo
18/06/2021

Como concluir o Ensino Médio ou Fundamental através de uma prova, o ENCCEJA!

Quer terminar o ensino fundamental e médio sem precisar frequentar salas de aula todos os dias, saiba como, fazendo apenas uma prova, o ENCCEJA!

Continuar lendo
07/03/2019

Passo a passo para participar do ENCCEJA

O Inep é responsável pela elaboração e gestão (aplicação e correção) das provas do ENCCEJA 2018. Conheça o passo a passo e não perca esta oportunidade!

Continuar lendo
03/05/2018

ENCCEJA 2018: Mais de 1 milhão e 600 mil inscritos! Prepare-se!

ENCCEJA 2018: Mais de 1 milhão e 600 mil inscritos! As provas do ENCCEJA 2018 estão previstas para o dia 05 de agosto de 2018. Prepare-se!

Continuar lendo
27/12/2017

ENCCEJA 2018: Saiba como será!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais