Concurso PCDF: Autorizado para Agente e Delegado | Nova Concursos

Concurso PCDF: Novo certame Autorizado para Agente e Delegado!

Atenção concurseiros! Foi autorizado um novo concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) para os cargos de Delegado e Agente de Custódia que terá a oferta de 300 vagas, sendo 150 oportunidades para cada carreira. A autorização foi divulgada na terça, 24 de agosto, pela Secretaria de Economia do DF e segundo a corporação, serão of...

Status do concurso: Previsto

Atenção concurseiros! Foi autorizado um novo concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) para os cargos de Delegado e Agente de Custódia que terá a oferta de 300 vagas, sendo 150 oportunidades para cada carreira.

A autorização foi divulgada na terça, 24 de agosto, pela Secretaria de Economia do DF e segundo a corporação, serão ofertadas 50 vagas imediatas e 100 para formação de cadastro reserva para cada cargo.

“A Polícia Civil do Distrito Federal agradece ao governador Ibaneis Rocha, ao secretário de economia André Clemente e ao secretário de segurança pública Júlio Danilo pelo apoio a esse importante pleito para a recomposição do nosso quadro de pessoal”.

Agente de Custódia antes Agente Penitenciário

O próximo edital será o primeiro com a oferta de vagas para o cargo de Agente de Custódia que teve sua nomenclatura alterada, lembrando que antes era conhecido como Agente Penitenciário.

Essa alteração do nome foi realizada por meio da Lei 13.064/2014.

Como foi o último concurso PCDF Agente de Custódia?

O último concurso para o cargo de Agente Policial de Custódio (antigo Agente Penitenciário) foi realizado no ano de 2004 e contou com 66 vagas, sendo organizado pela banca UFRJ.

Para participação neste certame o candidato deveria possuir diploma de ensino médio completo. A remuneração na época era de R$ 4.223,73 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A avaliação dos candidatos se deram por meio de cinco fases, sendo elas:

  • 1ª fase: Prova objetiva e redação;
  • 2ª fase: Exames biométricos e avaliação médica;
  • 3ª fase: Prova de capacidade física;
  • 4ª fase: Avaliação psicológica;
  • 5ª fase: Sindicância de vida pregressa e investigação social.

 

Além disso, houve uma segunda etapa que constou no Curso de Formação Profissional. As provas objetivas foram compostas por 100 questões de múltipla escolha versando pelas disciplinas de:

– Língua Portuguesa – 30 questões
– Noções básicas de Direito Constitucional – 12 questões
– Noções básicas de Direito Administrativo – 12 questões
– Noções básicas de Direito Penal – 12 questões
– Noções básicas de Direito Civil – 12 questões
– Noções básicas de Direito Processual Penal – 12 questões
– Noções básicas de Informática – 10 questões

A redação consistiu na apuração da coerência, coesão, clareza e objetividade, bem como a utilização correta do vocabulário e das normas gramaticais.

> Edital concurso Agente de Custódia PCDF 2004

O que faz um Agente Policial de Custódia?

São atribuições desse cargo:

  • Executar atividades de atendimento, serviço de vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas na Divisão de Controle e Custódia de Presos, do Departamento de Polícia Especializada, da Polícia Civil do Distrito Federal, ou que estejam nas demais unidades policiais da Polícia Civil do Distrito Federal aguardando recolhimento àquela Divisão;
  • Desempenhar atividades de custódia e guarda provisória de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Executar escoltas judiciais;
  • Executar a escolta de presos em ambientes hospitalares; (concurso PCDF);
  • Executar a escolta de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal para apresentação ao Instituto de Medicinal Legal, ao Instituto de Criminalística e ao Instituto de Identificação, bem como para apresentação desses presos a outras instituições congêneres;
  • Executar a escolta de viaturas no transporte de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Atuar nas atividades de inteligência voltadas para segurança da custódia de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Atuar na recaptura de foragidos da Justiça;
  • Efetuar o recambiamento de presos de outros estados da federação;
  • Escoltar e conduzir adolescentes infratores a delegacias e demais órgãos especializados, nos termos da lei;
  • Participar de operações policiais;
  • Desempenhar outras atividades que se enquadrem no âmbito de suas atribuições, inclusive executar operações e ações de natureza policial ou de interesse da Segurança Pública, ou determinadas por superior hierárquico e inerentes à atividade policial. (Redação dada pelo Decreto no 35.082, de 16/01/2014).

 

Como foi o último concurso PCDF Delegado?

Para o cargo de Delegado o último concurso ocorreu no ano de 2014 e contou com a oferta de 100 vagas, sendo organizado pela banca Fundação Universa.

A remuneração para Delegado no último edital foi de R$ 18.177,32, além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-creche e plano de saúde.

A validade desse certame findou em 2018, portanto para o contrato de novos servidores se faz necessário um novo concurso.

Os candidatos ao cargo de Delegado devem ter formação de nível superior em Direito, além de três anos de prática jurídica e/ou atividade policial. A jornada de trabalho compreende 40 horas semanais.

Eles foram avaliados pelas seguintes etapas:

  • Prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva de conhecimentos jurídicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Perícia para os candidatos com deficiência, de caráter unicamente eliminatório;
  • Exames biométricos e avaliação médica, de caráter unicamente eliminatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter unicamente eliminatório;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório;
  • Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório; e
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

 

 

Histórico de Notícias

03/09/2021

Concurso PC DF: PLOA 2022 traz autorização para 500 vagas!

O PLOA 2022 apresentou a autorização para preenchimento de 500 vagas no concurso PC DF, tanto em novos editais, quanto para nomeações de aprovados. Entenda!

Continuar lendo
27/08/2021

Concurso PCDF: Governador confirma autorização de novos editais!

Atenção concurseiros! Novas informações do governador confirmam o concurso PC DF para os cargos de Agente de Custódia e Delegado. Serão 300 vagas!

Continuar lendo
26/08/2021

Concurso PCDF Delegado: É autorizado e terá 150 vagas!

Um novo concurso PCDF para os cargos de Delegado e Agente de Custódia foi autorizado! Ao todo, serão 150 vagas para cada carreira. Confira mais detalhes!

Continuar lendo
26/08/2021

Concurso PCDF: Edital com 300 vagas pode ter banca em setembro!

O concurso PCDF para Delegados e Agentes foi autorizado e os trâmites para escolha de uma banca organizadora já podem estar sendo iniciados. Saiba mais!

Continuar lendo
26/08/2021

Concurso PCDF Delegado: O que cai na prova?

O concurso PCDF para contratar Delegados está previsto para ser iniciado ainda em 2021. Saiba o que pode cair nas provas do certame!

Continuar lendo
25/08/2021

Concurso PCDF: Como foi o último concurso para Agente de Custódia?

Um novo concurso PCDF deverá acontecer em breve, oferecendo vagas para Delegado e Agente de Custódia. Saiba como foi o último concurso para Agente!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais