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Concurso SEC BA: Edital com 2.113 vagas. Inicial R$ 5 mil!

Boas notícias para os concurseiros! Foi publicado o edital do concurso SEC BA (Secretaria de Educação do Estado da Bahia)!

Em suma, são ofertadas 2.113 vagas de nível superior.

Além disso, os cargos contemplados são os de Professor e Coordenador Pedagógico, com salário inicial de R$ 5 mil.

Se você se interessa pelo certame, confira todos os detalhes a seguir!

Concurso SEC BA: Situação atual

O edital do novo concurso SEC BA , que foi publicado em 1º de agosto de 2022, oferta mais de 2.000 vagas e conta com remunerações de R$ 5 mil.

É importante lembrar que a seleção foi anunciada pelo governador da Bahia, Rui Costa, no dia 1º de fevereiro, quando foi informado que as oportunidades seriam destinadas principalmente às cidades menores e mais distantes.

Por fim, a banca escolhida para receber as inscrições dos candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção é a FCC (Fundação Carlos Chagas).

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Vagas, cargos e salários

Em síntese, o novo concurso da Secretaria de Educação do Estado da Bahia ofertará 2.113 oportunidades.

As vagas serão divididas da seguinte forma:

  • Professor: 1.086 vagas
  • Coordenador Pedagógico: 307 vagas

 

O cargo de Professor contará com oportunidades nas seguintes áreas:

  • Arte
  • Biologia
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Inglês
  • Português
  • Química
  • Sociologia

 

Ademais, os salários dos aprovados serão os seguintes:

  • Professor: R$ 5.050,43
  • Coordenador Pedagógico: R$ 5.187,88

 

Todavia, ao salário são acrescidas as seguintes gratificações:

  • Estímulo às Atividades de Classe (Professor)
  • Condições Especiais de Trabalho (Coordenador)

 

Por fim, os aprovados cumprirão jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Como fazer a inscrição no concurso SEC BA

Fique atento! As inscrições para o certame estão abertas até as 14 horas do dia 30 de agosto de 2022.

Ademais, a inscrição deverá ser efetuada por meio do site da FCC , banca organizadora.

A taxa de inscrição é de R$ 140.

Além disso, terão direito à isenção de taxa os candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e membros de família de baixa renda.

Requisitos

Em síntese, entre os requisitos básicos para a investidura nos cargos estão os seguintes:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar em
    • pleno gozo e exercício dos direitos políticos;
    • dia com as obrigações eleitorais;
    • dia com os deveres do Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino, exceto candidatos amparados pelo art. 5º da Lei federal nº 4.375, de 17 de agosto de 1964;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos; e
  • Possuir idoneidade moral, comprovada pela inexistência de antecedentes criminais, atestados por certidões negativas expedidas por órgãos policiais e judiciais, estaduais e federais.

 

Em suma, os requisitos específicos para o cargo de Professor são os seguintes, divididos de acordo com cada área de atuação:

  • Arte
    • Diploma de licenciatura em
      • Arte;
      • Cultura Artística;
      • Educação Artística;
      • Artes Visuais;
      • Linguagens e Códigos;
      • Dança;
      • Música;
      • Teatro;
      • Cinema e Audiovisual;
      • Educação Musical;
      • Artes Plásticas; e/ou
      • Artes Cênicas.

 

  •  Biologia
    • Diploma de licenciatura em
      • Ciências Biológicas; e/ou
      • Ciências Naturais.

 

  • Educação Física
    • Diploma de licenciatura em
      • Educação Física.

 

  • Filosofia
    • Diploma de licenciatura em
      • Filosofia; e/ou
      • Ciências Sociais.

 

  • Física
    • Diploma de licenciatura em
      • Física; e/ou
      • Ciências Naturais.

 

  •  Geografia
    • Diploma de licenciatura em
      • Geografia.

 

  • História
    • Diploma de licenciatura em
      • História.

 

  • Inglês
    • Diploma de licenciatura em
      • Letras – Inglês.

 

  • Português
    • Diploma de licenciatura em
      • Letras – Português;
      • Língua e Literatura Portuguesa; e/ou
      • Códigos e Linguagens.

 

  •  Matemática
    • Diploma de licenciatura em
      • Matemática;
      • Ciências Naturais e Matemática; e/ou
    • Diploma de licenciatura interdisciplinar em
      • Matemática e Computação e suas Tecnologias.

 

  • Química
    • Diploma de licenciatura em
      • Química;
      • Ciências Naturais; e/ou
    • Diploma de licenciatura interdisciplinar em
      • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

  • Sociologia
    • Diploma de licenciatura em
      • Ciências Sociais; e/ou
    • Diploma de licenciatura interdisciplinar em
      • Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias.

 

Por fim, os requisitos para o cargo de Coordenador são os seguintes, conforme a área de atuação:

  • Coordenador Pedagógico
    • Diploma de graduação de ensino superior em Pedagogia.

 

  • Coordenador Pedagógico para Escolas Indígenas
    • Diploma de graduação de curso superior em Pedagogia;
    • Ser indígena e pertencer, prioritariamente, à etnia da aldeia onde deverá exercer as suas atividades, comprovada mediante autodeclaração de sua identidade étnica indígena e declaração de reconhecimento dessa identidade por parte do grupo de origem, expedida por líderes da comunidade (Caciques e Conselheiros da Aldeia) onde funciona a Unidade Escolar na qual deverá exercer as suas atividades;
    • Possuir conhecimento dos processos de produção e dos processos econômicos próprios da comunidade, bem como dos métodos de ensino-aprendizagem, comprovado mediante declaração expedida pelo líder da comunidade (Cacique da Aldeia) onde funciona a Unidade Escolar na qual deverá exercer as suas atividades.

 

Etapas

Ademais, o certame contará com as seguintes etapas de seleção:

  • Prova
    • Objetiva
    • Discursiva
    • de Títulos

 

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 06 de novembro de 2022.

Além disso, os municípios nos quais haverá aplicação de provas são:

  • Irecê
  • Bom Jesus da Lapa
  • Seabra
  • Serrinha
  • Itabuna
  • Valença
  • Teixeira de Freitas
  • Itapetininga
  • Amargosa
  • Juazeiro
  • Barreiras
  • Macaúbas
  • Caetité
  • Itaberaba
  • Ipirá
  • Jacobina
  • Ribeira do Pombal
  • Alagoinhas
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Santo Antônio de Jesus
  • Jequié
  • Santa Maria da Vitória
  • Paulo Afonso
  • Senhor do Bonfim
  • Salvador
  • Eunápolis

Provas

Em síntese, tanto a prova objetiva quanto a prova discursiva se dividirão, para todos os cargos, em Conhecimentos Gerais e Específicos.

Além disso, as provas para Professor também contarão, por fim, com conteúdos de Conhecimentos Interdisciplinares.

Por fim, todos os candidatos terão 5 horas para a realização de cada uma das provas.

Professor

As provas objetivas para o cargo de Professor contarão com 50 questões.

Confira os conteúdos de Conhecimentos Gerais cobrados nas provas:

  • Educação Brasileira: Temas educacionais e pedagógicos
  • Noções de igualdade racial e de gênero

 

Ademais, entre os Conhecimentos Específicos de cada área estão os seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa
    • Literatura Brasileira e Baiana
    • Linguagem e interação
    • Leitura
    • Produção de textos
    • Análise linguística

 

  • Arte
    • Fundamentos da Arte-educação
    • O ensino da Arte na formação artística, estética e cultural
    • Interculturalidade e multiculturalidade no ensino da Arte

 

  • Educação Física
    • A Educação Física e o paradigma da linguagem
    • Atividade física e saúde
    • Aspectos socio-históricos da Educação Física

 

  • Língua Inglesa
    • Interpretação e compreensão dos diversos aspectos textuais
    • Reconhecimento de informações específicas
    • Inferência e predição

 

  • Biologia
    • Teoria de Lamarck e teoria de Darwin
    • Biodiversidade no planeta, bem como no Brasil e na Bahia
    • Espécies ameaçadas

 

  • Física
    • Estudos convencionais sobre as leis descritivas do movimento
    • Leis de Newton e suas aplicações
    • Energia, conservação e suas transformações

 

  • Química
    • Teoria da ligação de valência e a sobreposição de orbitais
    • Orbitais híbridos e moleculares
    • Sólidos, líquidos e gases no universo da Química

 

  • Filosofia
    • Origem da Filosofia
    • Atitude Filosófica
    • Principais momentos históricos da organização do conhecimento filosófico

 

  • Sociologia
    • Contexto histórico do surgimento da Sociologia
    • Indivíduo e sociedade
    • Novo mundo do trabalho

 

  • História
    • Bahia: primeiros grupamentos humanos e sítios arqueológicos
    • A questão da identidade nacional na Historiografia brasileira
    • Absolutismo monárquico

 

  • Geografia
    • Domínios morfoclimáticos
    • Relações campo-cidade e cidade-campo
    • O ensino de Geografia e de Cartografia no ensino básico

 

  • Matemática
    • Operações e representações com números racionais
    • Operações com irracionais e aproximações por racionais
    • Reta real

 

Por sua vez, os Conhecimentos Interdisciplinares exigidos serão os seguintes:

  • O nexo entre formação técnica e profissional e a esfera econômica dos processos produtivos e sua especificidades: relações de causa e efeito
  • As conexões entre conhecimento formal e prática do trabalho: a ciência como base do processo de produção – entre o domínio de técnicas e adestramento para funções em postos de trabalho
  • A tradução do princípio da LDB especificado como “domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho moderno” na formação para o trabalho
  • O trabalho como princípio educativo: pressuposto filosófico e pedagógico

 

Coordenador Pedagógico

Por outro lado, as avaliações destinadas ao cargo de Coordenador terão 40 questões.

Entre os Conhecimentos Específicos cobrados estarão os seguintes:

  • O Projeto Político Pedagógico como guia para a participação, assim como para a gestão colegiada e para o ambiente das representações da democracia escolar
  • O Projeto Político Pedagógico como dispositivo institucional a favor da interação e da integração e da (re)invenção das práticas pedagógicas
  • A interdisciplinaridade e a perspectiva de um novo paradigma para o trabalho docente em sala de aula

 

Por fim, entre os seguintes Conhecimentos Específicos estão os exigidos nos exames para Coordenador Pedagógico para Escolas Indígenas:

  • A língua materna das comunidades indígenas como foco de preservação da realidade sociolinguística de cada povo
  • A educação indígena intercultural e bilíngue: pressupostos para a valorização dos registros linguísticos
  • Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012

 

Atribuições

Ademais, as atribuições para o cargo de Professor consistem em:

  • Participar da elaboração da proposta pedagógica e do plano de desenvolvimento do estabelecimento de ensino;
  • Elaborar e cumprir plano de trabalho e de aula, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
  • Zelar pela aprendizagem dos alunos;
  • Estabelecer estratégias de aprendizagem, assim como de recuperação para os alunos de menor rendimento;
  • Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos e participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e com a comunidade;
  • Atuar em projetos pedagógicos especiais desenvolvidos e aprovados pela Secretaria da Educação; e
  • Exercer outras atribuições correlatas e afins.

 

Por sua vez, as principais atribuições do Coordenador Pedagógico são:

  • Coordenar o planejamento e a execução, das ações pedagógicas nas Unidades Escolares e/ou NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional);
  • Articular a elaboração participativa do Projeto Pedagógico da Escola;
  • Acompanhar o processo de implantação das diretrizes da Secretaria relativas à avaliação da aprendizagem, assim como dos currículos, orientando e intervindo junto aos professores e alunos quando solicitado e/ou necessário;
  • Avaliar os resultados obtidos na operacionalização das ações pedagógicas, visando a sua reorientação;
  • Coordenar e acompanhar as atividades dos horários de Atividade Complementar em Unidades Escolares, viabilizando a atualização pedagógica em serviço; e
  • Estimular e apoiar a criação de Associações de Pais, de Grêmios Estudantis e de outras organizações que contribuam para o desenvolvimento e para a qualidade da educação.

 

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