8 vilões da produtividade

icone calendario 20 Maio 2015

distracao-estudos Descubra os grande vilões que podem distrair seus estudos para concursos públicos e vestibulares com a Nova Concursos!

O verdadeiro desafio é focar naquilo que não é tão fascinante assim. Você sabe do que estamos falando: certamente já tentou estudar para uma prova, mas simplesmente não conseguiu. Nosso cérebro foi moldado para ser rápido demais e atento a tudo o que acontece à volta.

maiores vilões da distração

1) Acesso às redes sociais;
2) TV e rádio;
3) Conversas telefônicas com amigos e parentes;
4) Organização de encontros com amigos;
5) Acesso a e-mails pessoais;
6) Barulho alto;
7) Ansiedade excessiva;
8) Fome excessiva.

Como evitar distrações nos estudos?

Baixar o fluxo dos pensamentos a um nível parecido com a meditação. Para isso, foque na respiração. Preste realmente atenção no ar que entra e sai, na quantidade e intensidade. Assim você esvazia o cérebro.

Focar em algum ponto estático. Imagine a chama de uma vela e tente controlar o movimento com a mente. O desafio aqui é pensar em nada – o que é bem difícil. Nossa cabeça preenche espaços com pensamentos.

Procurar livros e exercícios que exijam o limite das suas habilidades. Quanto mais difícil, mais você terá que se concentrar e seu cérebro permitirá menos brechas para a distração.

Transformar estudos chatos em jogos com etapas a serem vencidas. Acumule pontos e aí se dê prêmios, como descansos ou pausas para o cafezinho.

Estabelecer uma rotina. Não misture tarefas. Tome café na hora do café, fique com seus filhos na hora determinada para isso e só trabalhe quando chegar a hora.

Fazer um diário com o que você faz o dia inteiro e perceber o que distrai você. Ao escrever você se distraiu mais do que quando estava cozinhando?

Realizar uma lista com tudo o que precisa cumprir. A cada tarefa riscada da lista, você ganha um ponto – e, se o trabalho for grande, dois pontos. Com 5 pontos, você pode se conceder algo como um chocolate ou um cafezinho. Com 10, ganha meia hora de descanso.

Transformar aquela leitura em um tipo de jogo, focando em uma fase de cada vez. Ultrapassar etapas, uma a uma, pode deixar o processo todo mais interessante.

Agora é com você! Conte para a gente o que te faz ficar distraído 😉

banner_nova_468_60_arrumado

(Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos )

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais