Análise edital Polícia Militar

icone calendario 20 Maio 2015

Veja a análise do edital do concurso da Policial Militar do estado da Paraíba para a formação de soldados da polícia e do corpo de bombeiros do estado com a Nova Concursos!

pm-pb-curso-de-formacao-de-soldados Compre Agora

Edital: http://www.pm.pb.gov.br/downloads_concursos/142_06052014_093830.PDF
Cargo: Nível médio
Vagas: 520 para policial militar, sendo 494 (quatrocentos e noventa e quatro) para o sexo masculino e 26 (vinte e seis) vagas para o sexo feminino. Para o cargo de bombeiro, o concurso disponibiliza 60 vagas, dessas 72 (setenta e duas) para o sexo masculino e 08 (oito) para o sexo feminino.
Validade: 1 ano
Banca examinadora: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Site da banca: www.ibfc.org.br,
Remuneração: Varia de R$ 2.548,16 a R$ 2.548,16
Localidades: As vagas são destinadas para as cidades de João Pessoa, Patos e Campina Grande
Data provável da prova escrita: 27 de julho de 2014
Jornada de Trabalho: Regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Regime Jurídico: Estatutário – Lei Nº 3.909/77

Escolaridade: ensino médio completo ou equivalente

ETAPAS DO CONCURSO

PRIMEIRA: Exame Intelectual – Classificatório e Eliminatório
SEGUNDA: Exame Psicológico – Eliminatório
TERCEIRA: Exame de Saúde – Eliminatório
QUARTA: Exame de Aptidão Física – Eliminatório
QUINTA: Avaliação Social – Eliminatório

Exame Intelectual:

A PROVA:

Língua Portuguesa: 20 questões, 1,25 (valor das questões), 25 (total da pontuação) e 10 pontos (pontuação mínima

para classificar)

Raciocínio Lógico: 10 questões, 1,25 (valor das questões), 12,5 (total da pontuação) e 5 pontos (pontuação mínima para classificar)

Geografia da Paraíba: 10 questões, 1,25 (valor das questões), 12,5 (total da pontuação) e 5 pontos (pontuação mínima para classificar)

História da Paraíba: 10 questões, 1,25 (valor das questões), 12,5 (total da pontuação) e 5 pontos (pontuação mínima para classificar)

Noções de Direito e Sociologia: 30 questões, 1,25 (valor das questões), 37,5 (total da pontuação) e 15 pontos (pontuação mínima para classificar)

Conjunto total das provas: 80 questões

Esse é um concurso que exige várias etapas e diferentes habilidades do candidato. A primeira etapa é a avaliação intelectual, a banca exige que o futuro policial e bombeiro do estado tenha conhecimento da língua portuguesa, de raciocínio lógico, geografia e história da Paraíba e noções de direito e sociologia.

Um detalhe nesse concurso é a nota mínima para cada disciplina ofertada. A prova tem um teor de dificuldade maior por exigir a pontuação mínima para classificar, além de possuir um conteúdo relativamente extenso para o habitual de provas de concurso público para policiais militares.

Portanto, todas têm importância na hora dos estudos. Assim, não adianta ser expert em português e nos conhecimentos específicos e tópicos de legislação e não alcançar a pontuação exigida em história e geografia da Paraíba.

Boa parte da prova é relacionada com questões de humanas, portanto, esteja sempre com a mente descansada para realizar as leituras. A História e Geografia do Estado da Paraíba são matérias relacionadas a atualidades. Pesquise e faça a leitura dos principais acontecimentos do Estado e os programas do governo realizados na Paraíba.

Bons estudos!

banner_nova_468_60_arrumado Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais