Como escrever uma boa redação

icone calendario 02 out 2015

Aprenda o passo a passo para começar a escrever uma redação com a Nova concursos !

Matéria de maior peso em muitas provas, vestibulares e concursos públicos, a redação é uma importante parte de estudo e prática de estudantes e concurseiros. Se você tem dúvidas de como iniciá-la, então siga nossas dicas.

Compre aqui: Curso Online Essencial para Concursos-Redação

Uma redação contém a Introdução, o desenvolvimento e o desfecho.

INTRODUÇÃO

Comece o texto com uma afirmação, pergunta,  declaração ou descrição que delimite o assunto e chame a atenção com um problema ou situação do tema proposto.

Quantas linhas utilizar? Utilize no máximo 1 parágrafo de 6 linhas para a introdução, ou 20% do texto.

 ATENÇÃO!

– Evite chavões, gírias, provérbios e citações. Como diz Confúcio:”Quem cita os outros não tem idéias”.

– Comece com uma ideia geral que tenha sempre ligação com a segunda parte do texto.

– O segredo é sempre apontar limitações e problemas do tema proposto. Desta forma, você consegue mostrar uma redação interessante e estruturada.

– Evite achismos. Uma boa redação possui afirmações que devem ser defendidas por quem as escreveu.

Desenvolvimento 

É a parte mais encorpada do texto. Nela, você colocará o começo de seu ponto de vista sobre o tema, reforçado com dados, estatísticas e informações que ajudem a a prová-lo como sendo um ponto de vista coerente e consciso.

Quantas linhas utilizar? O desenvolvimento deve conter 2 parágrafos de 6 linhas cada, ou 60% do texto.

ATENÇÃO!

– Nada de palavras rebuscadas: Definitivamente, não use palavras que sejam de difícil conhecimento. Seja simples, escreva de forma clara. A pessoa mais culta não necessariamente é a que passa na prova.

– EVITE a voz passiva. Use a ativa, ela deixa o texto mais conciso e de fácil compreensão. A passiva deixa sem graça, cansativo.

– Não use doutrinas religiosas ou pensamentos políticos. Ex: O ser humano está descrente da política, para melhorar o Brasil precisa ter fé em Deus e nos ensinamentos cristãos.

Essas são questões que levam a uma opinião pessoal que muitas vezes não tem ligação com o tema.

Conclusão

Na conclusão são propostas soluções para os problemas ou tópicos apontados, tendo o seu ponto de vista com maior destaque.

Quantas linhas utilizar? A conclusão deve ter, assim como o início, 1 parágrafo de 6 linhas, ou 20% de um texto.

ATENÇÃO!

–  Releia o Texto. As frases ficaram boas? Sem parecer estranhas ou sem sentidos? Começou bem e terminou o texto? Lembrou-se das dicas anteriores? Então a vaga é sua!

– Evite avisar seu desfecho. Isso enfraquece o texto com expressões como “em suma”, “Concluindo”. Prefira utilizar “Assim”, “portanto” e equivalentes para manter um encerramento mais fluido e interessante.

Agora é com você! Boa escrita 🙂

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais