Como estudar atualidades para concursos?

icone calendario 20 ago 2015

Uma dúvida comum a muitos candidatos é o que estudar em atualidades para concursos públicos, uma vez que o tema atualidades remete-se a todos os assuntos relevantes no mundo – de guerras a eventos de grande porte como a Copa do Mundo, por exemplo.

A Nova Concursos te dá agora algumas dicas para guiar melhor seus estudos de atualidades!

1 – Acompanhe noticiários

Seja o telejornal, o jornal impresso, revistas semanais, rádios, portais ou mesmo páginas de veículos de imprensa (oficiais, por favor) no seu feed de redes sociais. O recomendado é que você acompanhe pelo menos 2 noticiários de mídias diferentes (como televisão e portal na internet, por exemplo. Ou rádio e revistas). Assim, você tem diferentes análises sobre o mesmo assunto, uma vez que a pauta é similar – o que é notícia para um, é notícia para todos!

2 – Conheça os macrotemas

Cada carreira pública tem seu próprio nicho de notícias e isso é bastante explorado também na prova de concursos. Carreiras jurídicas e em tribunais, por exemplo, focam-se em política porque é de onde as leis são criadas e modificadas. Já carreiras em planejamento social focam-se mais em meio ambiente e sociedade. Conheça os nichos da carreira escolhida no seu concurso.

3 – Assuntos do momento

O que o Brasil ganhou e perdeu com os protestos de junho de 2013? Quais os saldos da Copa do Mundo na política e Economia Brasileiras? Qual a causa da animosidade entre os governos do Brasil e de Israel? Saber o que acontece não só no Brasil, mas no mundo em “tempo real” já é uma boa preparação para provas de concursos públicos. As chances de perguntas sobre a Guerra na Faixa de Gaza esse ano tem mais chances de cair numa prova que perguntas sobre os 50 anos do Golpe Militar de 1964. Mas…

4 – Estude história

Entender o passado do Brasil e do mundo te ajudam a entender melhor o presente. Alguns movimentos são cíclicos. Algumas guerras tiveram início anos antes, com diferentes focos, como é o caso de Iraque e Estados Unidos, por exemplo.

5 – Conheça a banca examinadora do seu concurso

Essa dica é importante para traçar todo seu mapa de estudo, não só a área de atualidades. Quando você conhece a banca examinadora, é mais fácil saber que tipo de questões são elaboradas e quais são os temas mais importantes a ser estudados.

Gostou? Conte para a gente sua rotina de estudos!

Não se esqueça – para se preparar melhor para suas provas de concursos e para o ENEM, conte com a gente!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais