Como melhorar a concentração ao estudar?

icone calendario 20 Maio 2015

Estudar por conta exige rotina e disciplina, como bem sabemos. A concentração, portanto, nada mais é que um exercício de disciplina. Algumas dicas, porém são bastante eficazes para te ajudar a criar a rotina de se concentrar. Vamos a elas:

1 – Disposição: sono atrapalha seu foco. Fome também. Dores e quaisquer outros tipos de mal estar físico certamente vão afetar seu desempenho durante qualquer atividade que exija foco. Seja estudar, assistir a um filme, ler um livro, dirigir e assim por diante. Então, para todas as atividades que exigem foco e concentração exclusivos, esteja acordado e  bem disposto.

2 – Hidratação: segundo um estudo londrino, beber água antes e durante uma tarefa que exige concentração, aumenta em até 14% o desempenho do cérebro. Assim, sempre que for estudar, mantenha por perto uma garrafa de água e dê pequenos goles sempre que achar que precisa de um intervalo. Esse tempo vai ajudar seu cérebro a funcionar melhor e mais rápido.

3 – Ambiente: um ambiente tranquilo, bem iluminado, com temperatura adequada e algum conforto são ideais para ajudar você a se concentrar nos estudos. Se você faz questão de música ambiente, o melhor tipo de música para ajudar na concentração é música clássica. Mas atenção ao volume – a melodia deve soar bem de leve, como um plano de fundo, senão o efeito é contrário.

4 – Meditação: se você é muito ansioso, é ideal aprender a se tranquilizar como ponto de partida. A meditação deve ser praticada também nas mesmas condições dispostas anteriormente. Desta forma, o que seu cérebro precisa de um descanso e de um alerta de que você vai iniciar sua rotina. Além disso, há estudos sobre os benefícios da meditação no corpo e na mente.

5 – Exercícios físicos: uma rotina de exercícios físicos – dos mais leves aos mais trabalhosos – exige e desperta a concentração, além de outros talentos que você tem escondido.

concentracao

6 – Exercícios psicológicos: assim como os exercícios físicos, os exercícios psicológicos como palavras cruzadas, sudoku, ilusões de óptica e quebra-cabeças além de deixá-lo mais atento para questões de raciocínio lógico, também te auxiliam a desenvolver suas capacidades de concentração.

7 – Bem estar emocional: se você está nervoso, ansioso, estressado ou fora do seu bem estar emocional por qualquer outro motivo, procure se acalmar. Uma atividade relaxante como um banho ou uma soneca já são suficientes. Quando alguma coisa fica martelando na nossa cabeça, é difícil concentrar em outra.

8 – Rotina: todas as tarefas que executamos exigem algum nível de concentração. Algumas como dirigir e responder emails, por exemplo, de tão comuns na nossa rotina, parecem que são mecânicas. Então crie pequenas rotinas. Determine horários de estudo, por exemplo, e siga eles a risca. Assim o cérebro entende que concentrar naquela tarefa é uma rotina daquele horário e estudar entra também para o rol de atividades que necessitam da nossa concentração com menor esforço.

9 – Faça pausas: quando você fica parado muito tempo olhando para o mesmo ponto da parede, é um exercício de concentração. Você normalmente não está pensando em nada. Mas, quando você fica olhando para o mesmo parágrafo, frase ou palavra de um texto, por exemplo, é um sinal de que você esgotou aquele período de capacidade de concentração do seu cérebro e ele está te pedindo uma pausa. Vá ao banheiro, faça um lanche, levante, mexa-se. Assim, ao agitar outras partes do seu cérebro, ele entende que é hora de absorver o que foi estudado. Essas pausas ajudam você a aprender melhor.

10 – Comece tudo de novo: quanto mais você repete esses exercícios, mais fácil eles ficam!

Gostou? Conte para a gente o que funciona para te ajudar na concentração!

não se esqueça – para se preparar melhor para suas provas de concursos e para o ENEM, conte com a gente!

banner_nova_468_60_arrumado

Fique por dentro das últimas novidades! Curta a página da  Nova Concursos no Facebook  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Curtiu conhecer um pouco mais sobre a carreira de Escrevente Judiciário? Então não esqueça de dar a sua nota aqui!

avalie-a-nova

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais