ENEM 2018: Como escolher em qual faculdade estudar?

icone calendario 04 Maio 2018

Você, estudante que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2018, já sabe qual o procedimento para escolher em qual faculdade estudar?

Saiba que a escolha é também um desafio, uma vez que as notas de corte para cada curso são atualizadas frequentemente para consulta e só serão consolidadas ao final do período de inscrições.

Sem mencionar que trata-se do seu futuro profissional, o que exige muita prudência e sabedoria no momento da escolha.

Conheça algumas dicas que poderão ajudar no momento de escolher seu curso superior!

» Prepare-se com a Apostila ENEM 2018 + Curso Redação (GRÁTIS) «

Como escolher a faculdade?

Após a divulgação das notas do ENEM , o estudante deverá se candidatar através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deverá abrir inscrições no final de 2018 ou início de 2019.

O Sisu é responsável pela seleção dos estudantes para instituições públicas de educação superior com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Vale lembrar que é obrigatório ter participado do exame e não ter tirado zero na prova de redação.

No sistema do Sisu é possível selecionar até duas opções de curso, que podem ser trocadas até o encerramento das inscrições.

Como é feita a seleção?

A seleção é realizada com base nas notas de corte. Por exemplo, se a sua nota do ENEM está bem acima da nota de corte e o curso é o de sua preferência, você tem grandes chances de ser aceito no curso. Mas, se a sua nota estiver abaixo, é preciso analisar certos fatores, especialmente o número de vagas oferecidas. A lista de classificação de um curso com poucas vagas tem pouca alteração, enquanto a de um com mais vagas pode mudar bastante.

Veja onde mais é possível usar as notas do ENEM » aqui «

Cuidado na escolha dos cursos

Como mencionado acima, você poderá escolher dois cursos , na mesma faculdade ou em faculdades diferentes. A dica é: Escolha um curso que você realmente gostaria de fazer, evite se inscrever para uma vaga qualquer só porque a nota de corte é baixa.

Lembre-se que não vale a pena começar um curso se há grandes chances de você abandoná-lo depois. Isso vale também para a escolha da segunda opção, o ideal é escolher um curso que ache bacana e no qual tenha chance de passar.

Escolha de cursos em outra cidade

Muitos estudantes esperam ansiosamente para ingressar na universidade visando liberdade e principalmente sair da casa dos pais. Mas é importante avaliar com cuidado a situação .

Leve em consideração, antes de se inscrever para uma vaga em outra cidade, as dificuldades implícitas, como adaptação à cidade e questões financeiras. Se não há opções em sua cidade, busque por cursos semelhantes mais perto de casa ou aguarde mais um ano ou semestre para tentar novamente na instituição que você quer.

Veja como montar seu próprio cronograma de estudos » aqui «

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Prepare-se com a Apostila ENEM 2018 + Curso Redação (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Edital ENEM 2020

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais