Compartilhar:

Estrategias de estudo eficientes

icone calendario 20 maio 2015

Quer aprender a aproveitar melhor seu tempo de estudos? Pois confira duas técnicas diferenciadas que os professores da Nova Concursos prepararam para você!

Se seguidas corretamente, elas podem beneficiar seu planejamento.

ESTRATÉGIA 1: Quando sai o edital


O que é? Também chamada de Decomposição, é uma excelente ferramenta que lhe serve de parâmetro para o acompanhamento de seus estudos e, principalmente, para regrá-los.

O que fazer:

modelo-tabela-estudoModelo de tabela por decomposição

-Pegue o edital e separe todos os tópicos em uma folha, um a um. Logo em seguida, crie uma tabela ( pode ser no Word ou no próprio Excel) com 4 colunas + quantidade de linhas de acordo com o numero de tópicos.

-A primeira coluna deverá ser o nome do assunto (que é referente ao conteúdo que você irá que estudar).

-A segunda coluna deverá se chamar “Onde encontrar”: a mais importante. Seu objetivo é descrever onde esta localizado o determinado material referente aquele tópico. Livros, apostilas, materiais de apoio, sites, blogs, vídeos, enfim, tudo que você encontrar que te auxilie no estudo desse conteúdo.

-A terceira leva o nome de “Data”: aqui você deve colocar a dia em que pretende se dedicar aquele tópico, importantíssimo ser seguido com Disciplina (palavra chave). Quem não tem dias muito livres, pode colocar mais de uma disciplina no dia, contanto que coloque pelo menos 50 minutos de dedicação integral para cada disciplina.

-E a ultima coluna chamada de “Pronto”, é quando você conclui um tópico e pode escrever um OK bem grande indicando que essa etapa foi finalizada com êxito.

ESTRATÉGIA 2: Para ajudar na memória

O que é? Esta é a famosa técnica de Memória referencial. Quando se trabalha com essa ela, você não só entende (o que pode fazer uma grande diferença) como passa a estar preparado para ganhar questões que abordam a tão presente decoreba.

O que fazer:

estrategia-de-estudo-Escreva sempre em cadernos e registre tudo à mão. Detalhes como este e outros conselhos, tanto para os iniciantes, quanto para os veteranos podem ser a chave para repensar a forma de estudar.

-Depois, leia quantas vezes for necessário, até conseguir entender para, logo em seguida, realizar resumos, destacando os pontos mais relevantes de um texto.

– Ao repassar para a sua versão resumida, você pode usar a criatividade e rescrever de uma forma diferente. Por exemplo: memorize um nome de um processo que cuja as suas siglas sejam fáceis de serem decoradas. Afinal, é muito mais fácil quando associamos pessoas e coisas que fazem parte do nosso dia a dia.

– Na internet é possível encontrar muitas fórmulas desse estilo mais decoreba. Faça acrósticos, jingles e outros sistemas simples que ajudam você a ter uma referência sempre que ler determinada palavra. Esses truques enganam bem ao cérebro e auxiliam seu desempenho.

– Quando você se organiza e registra tudo, além de ser útil para uma próxima prova é como se tivesse cada vez mais carregado de munições para um novo combate.

Agora é com você! Bons estudos!

banner_nova_468_60_arrumado

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos e compre apostilas direto com a Editora Nova! Não deixe de seguir nosso Google Plus e confira nosso Canal no Youtube!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais