Falta de concentração nos estudos

icone calendario 20 Maio 2015

falta-de-concentracaoVocê tem problemas na hora de se concentrar nos estudos? Siga as dicas da Nova Concursos para não se atrapalhar na sua preparação!

A falta de concentração pode ser um grande problema para concurseiros, pois se trata de um projeto de médio/longo prazo que requer muita disciplina.

Um dos grandes problemas é que existe a dificuldade de afastar o pensamento de outras tarefas do dia a dia, ou seja, convencer o cérebro de qual é a prioridade do momento. Veja abaixo o que você pode fazer para manter o foco:

1- monotonia

Quem se limita a ler anotações ou livros tem como grande vilão o sono ou pensamentos que atrapalham o processo de aprendizado.

O que fazer? O estudo torna-se bem mais interessante e produtivo quando se adota uma postura ativa diante da tarefa. A leitura da teoria seguida – a cada novo ponto – da resolução de exercícios didáticos com consulta àquele assunto facilita a compreensão e a fixação gradativa dos conteúdos, por causa do manuseio das informações.

2- Como saber o que vale colocar no papel

Fazer resumos é uma arte. Nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros, pois isso só fara você se sentir mais perdido e reforçará sua falta de concentração nos estudos!

O que fazer? Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.

3- Evite o acúmulo de matérias

Deixar para depois só faz aumentar não só a ansiedade como também o medo de não dar conta de tudo.

O que fazer?Revise a matéria no mesmo dia. Estudar o conteúdo visto fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

4- Desligue todos os aparelhos eletrônicos

Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por “dois minutinhos”. Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração.

O que fazer? Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.

5- Música? Só em línguas que você não entenda

Não é proibido estudar ouvindo música – há quem precise dela para se concentrar. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda – isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.

6- Respeite seu tempo

Sua concentração não está surtindo efeito de jeito nenhum? Então fique atento e descubra suas horas mais produtivas.

Como fazer? Se você é mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental – e a frequência vai depender do seu ritmo.

E lembre-se: Tenha uma programação organizada, mas seja flexível. Use uma agenda ou quadro branco para organizar suas tarefas e respeite-a! Fazer cronogramas realistas para que você não desanime é o ideal para manter o foco e concentração.

Bons estudos!

banner_nova_468_60_arrumado

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais