O que cai na prova: COREN – RS 2015

icone calendario 09 jun 2015

coren-rs O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS) lançou edital para concurso público que visa preencher 12 oportunidade imediatas e formação de cadastro de reserva. Para quem ficou interessado no concurso, confira os detalhes da prova.

 

Conteúdo programático
Língua Portuguesa: Análise global do texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões.

Legislação: Dos Princípios Fundamentais. Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Dos Direitos Sociais; Da Nacionalidade; Dos Direitos Políticos; Dos Partidos Políticos. Da Organização do Estado: Da Organização Político-Administrativa; Da União; Dos Estados Federados; Dos Municípios. Da Administração Pública. Licitações e contratos da Administração Pública. Regulamentação da profissão. Código de Ètica da Enfermagem. Código de Processo Ético da Enfermagem. Legislação sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Legislação sobre o exercício da enfermagem e a regulamentação do exercício da enfermagem. Resolução COFEN 447/2013 e 448/2013. Legislação pertinente à área da Enfermagem e área da Saúde. Decisões COREN/RS. Regimento Interno do COREN/RS. Resoluções COFEN. Estatuto do Idoso. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto da Igualdade Racial.

Raciocínio Lógico: Problemas de raciocínio lógico envolvendo estruturas lógicas; lógica de argumentação; proposições; teoria dos conjuntos; análise combinatória; princípios de contagem, noções de estatística e probabilidade. Razão e proporção; noções de matemática financeira. Regra de três, Regra de três composta, porcentagem, juros simples, juros compostos.

 

Critérios de desempate
a) em primeiro lugar, o candidato de idade mais elevada, caso um dos empatados tenha mais de 60 anos, conforme a Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso), sendo considerada, para esse fim, a data de aplicação das provas objetivas;
b) em segundo lugar, o candidato com maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
c) em terceiro lugar, o candidato com maior nota na prova objetiva de Língua Portuguesa;
d) em quarto lugar, o candidato com maior nota na prova objetiva de Legislação;
f) em quinto lugar, a idade (valendo para esse fim, o de maior idade).

 

 


Apostila para esse concurso

Apostila Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS)
Apostila COREN

Por R$ 51,90ou 2x de R$ 25,95sem juros no cartão

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais