Compartilhar:

Como estudar matemática no Enem?

icone calendario 05 abr 2016

enem-250X250Vai prestar o Enem 2014?  saiba como estudar matemática e matérias de exatas para a prova com a Nova Concursos!

Eis algumas dicas de estudos para a disciplina de matemática para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Sabemos bem que ela é uma das disciplinas com maior grau de dificuldade, mas com um estudo correto e um cronograma para as matérias fica mais fácil para o aluno se sair bem durante a prova e conseguir realizar as 45 questões exigidas somente para a matéria de matemática. É um teste de fogo, mas nada complicado se você souber utilizar as principais dicas e macetes para a prova.

Ter um bom raciocínio lógico e ser crítico são alguns dos requisitos que o ENEM procura nos candidatos. Matemática é sem dúvida uma das matérias mais importantes para a aprovação no exame. Quando for estudar os conteúdos, procure sempre realizar as provas passadas e fazer muitos exercícios, sempre aliando com o conteúdo e as regras de cada item.

Essa é a forma do aluno se sentir mais confortável durante a realização da prova e não ficar ansioso por não conseguir resolver as questões propostas. Por isso, refaça os exercícios e estude todo o conteúdo do ensino fundamental e médio.

Conhecimentos numéricos, geométricos, estatística e probabilidade, algébricos e geométricos são as matérias chaves da prova.  Portanto, o estudante precisa saber utilizar a situação-problema assimilando os conceitos com atividades do cotidiano, recentemente muitos enunciados têm abordado esse lado.

Assim, o candidato precisa organizar as ideais, saber interpretar os dados e informações de diferentes contextualizações. O formato das provas está mudando, cada vez mais é exigido conhecimento de outras matérias com temáticas diferentes das exigidas nas disciplinas.

Por exemplo: mesmo sendo a prova de matemática, é importante que o candidato tenha conhecimento de assuntos gerais, principalmente, aqueles relacionados aos temas principais e relevantes do dia a dia. Portanto, leia jornais, revistas e assista aos principais telejornais para ficar por dentro dos principais acontecimentos do Brasil e do Mundo.

Uma característica que é fundamental para resolver as questões é saber interpretar os textos, as tabelas e os gráficos. Normalmente, as questões mais complexas costumam cair pouco, portanto o aluno que possui um bom conhecimento das fórmulas e sabe interpretar o que está sendo pedido ganha tempo durante a prova.

E num exame com 45 questões de matemática, ganhar tempo é muito importante para o decorrer da prova e garantir a aprovação.  Outro ponto relevante é saber separar as informações disponíveis nas questões, pois algumas não são necessárias, servindo apenas para confundir o candidato. A regra é: leia as questões com muita concentração.

Uma dica da Nova Concursos é começar a resolver as questões que o candidato tem mais facilidade e depois tentar as de grau mais elevados. Se perder tempo nas mais difíceis, deixará de garantir àquelas que têm mais facilidade para responder.

Questões de razões, proporções, regra de três, porcentagens e juros são assuntos que frequentemente são cobrados na prova do Enem, portanto, não caia nas pegadinhas e fiquem atentos as informações dos enunciados.

Outro tópico bastante explorado é geometria plana e espacial. Trigonometria, triângulos, áreas e volumes são itens que costumam estar presentes nos certames.

Para as disciplinas de analise combinatória, probabilidade e estatística fique atentos aos enunciados para captar os dados corretos. Saiba trabalhar os cálculos, moda, medias e desvio padrão.

Raciocínio lógico é um item que demanda boa parte das questões, portanto, fique muito bom e exercite itens como progressões aritméticas e geométricas. Plano Cartesiano, retas e circunferências, sistemas de equações também são matérias cobradas regularmente pelo ENEM.

Por fim, mais uma dica: tenha atenção nas questões de gráficos e tabelas, tenha foco nos fundamentos de geometria plana e espacial e revise sempre estatística.

enem-590x73

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais