ENEM: Resultado da prova 2014 e inscrições no SISU 2015

icone calendario 05 abr 2016

enem-250X250 O MEC divulgou na última terça-feira (13) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. As notas podem ser verificadas através do site do INEP, o órgão responsável pela aplicação da prova.

Média nacional

A média nacional foi menor no ano de 2014 que no ano anterior, segundo divulgou o INEP. No geral, o desempenho dos candidatos foi 7,3% e 9,7% inferior ao ano anterior nas matérias de matemática e redação respectivamente.

Embora seja possível a prova de redação ser zerada, o INEP estipulou que a nota mínima do ENEM é 200 pontos – para casos de redação zerada e prova objetiva sem nenhum acerto.

250 mil candidatos, porém, zeraram a prova de redação. Este resultado influenciou a média geral do exame.

SISU, ProUni e FIES

Os resultados do ENEM são apenas o primeiro passo para seleções das universidades federais e as universidades particulares que trabalham com esses sistemas de bolsa e financiamento estudantil.

A partir da próxima segunda-feira, 19, os estudantes poderão se inscrever nas seleções do SISU. As inscrições do ProUni abrem em semana seguinte, no dia 26 de janeiro.

O programa

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 como uma forma do governo avaliar os níveis de ensino nos estados e reestruturar o ensino público. Até 2008, o exame gerava 1 ou 2 pontos extras nos vestibulares das universidades públicas de acordo com o desempenho do aluno. Foi a partir de 2009 que a prova foi reformulada e passou a ser dividida em dois dias e a valer como ingresso nas universidades federais.

À época, a medida foi polêmica. Entretanto, isso garantiu que mais alunos egressos da rede pública fossem capazes de ingressar numa universidade também pública.

enem-590x73

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais