Além da FUVEST, USP também receberá aprovados através do ENEM

icone calendario 05 abr 2016

enem-250X250

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU) foram aderidos parcialmente pela Universidade de São Paulo (USP) em decisão tomada nesta terça-feira (23). A proposta foi aprovada em reunião no Conselho Universitário e prevê que, no próximo ano, 1.499 vagas das mais de 11 mil serão oriundas da nota do ENEM de 2015. Para a Universidade, a proposta é considerada histórica, mas também experimental.

Até o resultado ser definido, o projeto passou por diversas etapas antes de chegar ao último estágio de escolha – o Conselho Universitário. A votação não foi acirrada, com 90 conselheiros a favor, dez sendo contra e apenas uma abstenção. Agora, as Faculdades devem escolher quantas oportunidades serão destinadas aos candidatos selecionados através da classificação do Exame Nacional.

Apesar da mudança, algumas opções não serão alteradas. No documento, cursos como os das Faculdades de Medicina e de Engenharia de São Paulo não aderiram às transformações. Enquanto o de direito no Largo São Francisco e a medicina de Ribeirão Preto passarão a oferecer vagas através do SISU.

Ao definir a quantidade de vagas do SISU, também foi escolhida a parte destinada para a grande concorrência, que conta com diversas alternativas. Entre elas, estão: estudantes de escola pública; candidatos de baixa renda; e os que se declaram negros, pardos ou indígenas. Do total de oportunidades, a grande maioria será reservada aos alunos da rede pública.

enem-590x73

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais