Pesquisar no blog

ANP confirma que enviará novo pedido de autorização para realizar concurso!

Iago Almeida

icone calendario 28 fev 2024

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis quer publicar um novo edital ANP em 2024, para cargos efetivos. O pedido de autorização estará novamente enviado

Além disso, a autarquia confirmou ainda que o pedido estará enviado dentro do prazo estipulado, ou seja, até 31 de maio. Com isso, o edital pode sair ainda neste ano.

Quer saber mais detalhes do pedido enviado pela ANP e também da última seleção da agência? Venha comigo nesta matéria e não perca nenhuma informação!

Concurso ANP terá edital em 2024?

Ao que tudo indica, um edital poderá ser publicado até o fim do ano para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Entretanto, para isso é preciso autorização. E, buscando esse aval, a ANP enviará um pedido para autorização até o dia 31 de maio de 2024.

Em 2023, lembrando, chegou a estar enviado um pedido ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), mas que foi negado.

Sendo assim, o quantitativo de vagas que estará solicitado em 2024 não foi revelado . Se levar em consideração o pedido enviado em 2023, estiveram 128 cargos solicitados; veja:

  • 58 vagas de especialista em regulação de petróleo e derivados e gás natural;
  • 21 vagas de especialista em geologia e geofísica do petróleo e gás natural;
  • 13 vagas de técnico em regulação de petróleo e derivados e gás natural;
  • 25 vagas de analista administrativo; e
  • 11 vagas de técnico administrativo

Lembrando que para as carreiras de Técnico Administrativo e em Regulação de Petróleo é necessário possuir ensino médio. Já para Especialistas e Analistas, a cobrança é de formação de nível superior.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

ANP tem orçamento para contratar banca organizadora

Ainda em 2023, a agência chegou a iniciar a organização para contratação da banca organizadora do novo concurso. Isso mesmo ainda sem autorização!

Além disso, a autarquia colocou a despesa no Orçamento 2024. Dessa forma, o orçamento para a contratação da banca ficou reservado para este ano.

“No entanto, tendo em vista que o concurso público da ANP para recomposição do quadro efetivo ainda não foi aprovado pelo Governo Federal, nossa expectativa é que os eventuais desembolsos com contratação de banca ocorram apenas em 2024, considerando que mesmo que haja aprovação ainda esse ano, não haverá tempo hábil para que os desembolsos ocorram ainda em 2023”, disse a agência.

Vale destacar ainda que a ANP ficou entre as agências reguladoras que não estiveram contempladas nos concursos autorizados este ano pelo Governo Federal.

Somente receberam aval a ANA, Anatel, ANTT, Aneel, ANS, Antaq, Anac e Anvisa. Por isso, a ANP cita que a falta do concurso gera falta de reposição e impacto nas atividades.

“Embora esta agência tenha buscado alternativas para compor sua força de trabalho, bem como investido constantemente no aprimoramento de suas ferramentas de gestão para aumentar cada vez mais sua produtividade, encontra-se em situação crítica de escassez de pessoal”, alegou a ANP.

Como foi o último concurso ANP?

Posteriormente, o último concurso ANP ocorreu em 2015, quando estiveram oferecidas 34 vagas para técnicos administrativo e regulação.

Ademais, na época, os inscritos estiveram avaliados por 60 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 20 questões Específicos.

Na parte geral, estiveram cobradas as disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, noções de informática, conhecimentos gerais de direito administrativo, Constituição da República Federativa do Brasil, estrutura da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e noções de estrutura e regulação da indústria petrolífera.

Além disso, a seleção contou com uma redação. Por fim, destacamos que o concurso esteve organizado pela Fundação Cesgranrio.

Saiba mais sobre o Concurso ANP: Edital publicado. Salário de R$ 6,1 mil!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais