Pesquisar no blog

Aprovada PEC que transforma Agente em Policial

icone calendario 28 jan 2021

Atenção concurseiros! Excelente notícia para quem planeja seguir carreira policial!  A nova carreira de servidores públicos de segurança está cada vez mais próxima! No dia 24 de outubro, o Senado aprovou em segundo turno, a criação das Polícias Penais federal, estaduais e distritais.

No dia 13 de setembro de 2017, o Senado já havia aprovado em primeiro turno, por unanimidade. No segundo turno não foi diferente, a provação também ocorreu de forma unânime, com 62 votos a favor.

Com isso, os Agentes Penitenciários passam a ter os direitos inerentes à carreira policial.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2016 segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com autor da PEC, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a intenção, além de igualar os direitos de agentes penitenciários e policiais, é liberar as polícias civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos.

O que muda para o Agente Penitenciário?

Entre as principais mudanças propostas pela PEC estão:

♦ A troca da expressão “polícia penitenciária” para “polícia penal”;

♦ Policiais que hoje fazem a custódia de presos, passarão a fazer o policiamento também nas ruas, atuando na proteção da população;

♦ Além de igualar os direitos de Agentes Penitenciários e Policiais, a medida liberará Policiais Civis e Militares das atividades de guarda e escolta de presos;

♦ Valorização dos Agentes Penitenciários, que, passarão a ter a aposentadoria especial dos policiais.

Previsão para aprovação?

A PEC 14/2016 foi aprovada por unanimidade na primeira e segunda rodadas de votação.

O texto seguirá para a Câmara dos Deputados, se aprovado o Distrito Federal e as outras 26 unidades da Federação poderão ganhar uma nova carreira de servidores públicos de segurança.

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais