Pesquisar no blog

Câmara dos Deputados: TCU pede suspensão dos resultados do certame!

icone calendario 26 mar 2024

Urgente! O subprocurador do Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha Furtado, pediu a suspensão dos resultados do concurso Câmara dos Deputados para o cargo de Técnica Legislativa.

Segundo o requerimento de medida cautelar, foram observados diversos desvios nas avaliações que estão incompatíveis com as regras estabelecidas no edital do certame. Saiba quais foram as ocorrências observadas!

TCU pede suspensão dos resultados do concurso público

O Tribunal de Contas da União observou as seguintes ocorrências:

  • incompatibilidade entre o comando da questão discursiva e o respetivo espelho de correção haja vista que o enunciado da questão requeria, aparentemente de maneira taxativa, a dissertação sobre quatro aspectos afetos a dado tema, mas o espelho de correção exigia, para que se alcançasse a pontuação máxima, a dissertação sobre doze quesitos;
  • fora estabelecido limite máximo de 30 linhas para a resposta da questão discursiva, porém o próprio espelho de correção não pôde ser manuscrito em menos de 38 linhas; e
  • as provas subjetivas não foram devidamente “desidentificadas”, vale dizer, a folha de respostas que foi entregue a cada candidato não possuía o corte para que o fiscal procedesse ao destaque do cabeçalho identificador na presença dos candidatos, abrindo margem para que, no momento da correção, houvesse a identificação individual do candidato que escreveu cada uma das redações e, com isso, sua avaliação subjetiva e até a manifestação de preferências pessoais por parte da banca avaliadora.

Diante disso, apenas 42 inscritos no cargo de Analista Legislativo, na especialidade de Técnica Legislativa, conquistaram a aprovação na prova discursiva.

Com isso, os resultados do concurso público seguirão suspensos até que as irregularidades acima sejam resolvidas.

Até o momento, a Câmara dos Deputados e a Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora, não se manifestaram sobre as apurações.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Câmara dos Deputados teve provas em dezembro

A aplicação das provas do concurso Câmara dos Deputados aconteceu no dia 10 de dezembro de 2023. Os candidatos disputaram por uma das 749 vagas que estão sendo ofertadas.

Os aprovados em cadastro reserva poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

As vagas estão distribuídas entre as especialidades de Assistente Social, Consultor Legislativo, Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Informática Legislativa, Médico, Técnico Legislativo e Técnico em Material e Patrimônio.

As oportunidades exigem o diploma de nível superior e oferecem salários iniciais de R$ 26.196,30, para jornadas de trabalho de 30 ou 40 horas.

Conheça os concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Saiba mais sobre o Concurso Câmara dos Deputados: Editais publicados. 749 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais